terça-feira, abril 28, 2015

RÚSSIA INVESTE MAIS NA GUERRA DA INFORMAÇÃO DO OCIDENTE

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://br.sputniknews.com/mundo/20150427/869181.html#ixzz3YXdVxqwF
*
Apesar das críticas do governo da Finlândia em relação aos média russos, a agência de notícias Sputnik anunciou hoje a abertura de mais um site regional, o fi.sputniknews.com, com matérias, artigos e outros materiais em Finlandês, que permitirão aos falantes da língua a possibilidade de comparar diferentes perspectivas.
Com o objectivo de aumentar a disponibilidade de informações que promovam uma visão multipolar do mundo actual, o novo portal juntar-se-á aos inúmeros serviços já existentes da Sputnik, em outros idiomas. Actualmente, a agência mantém websites em Português, Inglês, Francês, Sérvio, Árabe, Hindi, Polaco, Italiano, Checo, Japonês, Vietnamita, Coreano, Farsi, Urdu, Dari, Pachto, Curdo, Sueco, Norueguês, Dinamarquês, Alemão, Espanhol, Chinês, Turco, Quirguiz e Abecásio. 
Entretanto, segundo o departamento de comunicações do governo finlandês, a Rússia, através dos seus órgãos de imprensa, está tentando travar uma verdadeira guerra de informações contra diversos países, incluindo a Finlândia. E, para se proteger desses supostos “ataques” russos, Helsinki decidiu formar um grupo de trabalho, envolvendo autoridades e especialistas de diversas áreas, que irá combater a chamada “propaganda russa”. De acordo com o chefe do departamento, Markku Mantila, a intenção final de Moscovo, com essa disseminação de “citações selectivas” de políticos finlandeses e outras estratégias mediáticas, é a de enfraquecer a União Europeia, da qual o seu país faz parte. 
Como parte da imprensa russa, a agência Sputnik vem tentando aumentar a sua presença ao redor do globo, oferecendo informações que, muitas vezes, não são disponibilizadas por outras organizações internacionais e locais. Dentro da própria Rússia, a população tem acesso a conteúdos produzidos por diferentes grupos, nacionais e estrangeiros, que, muitas vezes, reproduzem opiniões opostas sobre uma série de temas de grande interesse. Enquanto isso, em outros lugares, a divulgação de informações que divergem da orientação ocidental é vista, com frequência, como mera "propaganda". 
Além da Finlândia, outros países já demonstraram grande preocupação com as notícias provenientes de órgãos de média da Rússia. Recentemente, a agência governamental norte-americana conhecida como Broadcasting Board of Governors pediu a Washington a canalização de um fundo extra no valor de US$ 15,4 milhões para expandir a produção de conteúdos mediáticos em língua russa, ao mesmo tempo em que, a nível de comparação, o governo dos EUA destina apenas cerca de US$ 6 milhões para a campanha de combate aos terroristas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.