segunda-feira, fevereiro 23, 2015

PNR NA MADEIRA EM DEFESA DO AMBIENTE

O cabeça-de-lista do PNR às Eleições Regionais da Madeira, Álvaro Araújo, defendeu na passada 6ª feira, nos Álamos, a instalação de sistemas de painéis solares nas infraestruturas públicas, como forma de poupança de recursos financeiros.
A iniciativa de pré-campanha eleitoral decorreu junto ao complexo de piscinas da Penteada, apontado como um exemplo de uma infraestrutura cuja eficácia energética fica muito aquém do ideal. “Estas piscinas, tal como outras que estão espalhadas pela Região Autónoma da Madeira, utilizam o gás para aquecimento da água, o que significa que estamos continuamente a comprar gás para aquecer a água. A nossa Região tem muitas horas de sol por ano, e com painéis solares poupar-se-iam milhões de euros todos os anos, além de se contribuir para um ambiente mais saudável”, referiu Álvaro Araújo.
No entender do candidato, o sistema de painéis solares é adaptável não só às piscinas como também às escolas, lares, hospitais, campos de futebol, pavilhões e outras instituições públicas ou subsidiadas pelo Estado.
O PNR apoia a aposta nas energias renováveis, visto que estas protegem o ambiente e que os outros recursos são escassos e findáveis. Defendemos mesmo que, nos centros de saber nas nossas Universidades, devem ser apoiados todos os estudos que visem melhorar a eficácia e a eficiência destas energias.
No particular dos painéis solares, existem estudos que apontam para uma redução média dos custos da energia a rondar os 70%, e que o financiamento é pago ao fim de um período de entre 4 e 7 anos, consoante as dimensões e a utilização dos equipamentos.
Como muito bem denunciou o nosso candidato, é neste tipo de medidas que se reduz os gastos e não a encerrar infraestruturas, a despedir assalariados ou a cortar nas comparticipações do Estado no preço dos medicamentos. 
Sabendo-se que os dinheiros de Estado são públicos, o PNR defende o máximo cuidado e rigor na aplicação dos mesmos.
*
Fonte: http://www.pnr.pt/noticias/nacional/madeira-pnr-em-defesa-ambiente/