sexta-feira, fevereiro 27, 2015

JIHADISTAS DO CALIFADO DA SÍRIA E DO IRAQUE DESTROEM DEZENAS DE ESTÁTUAS PAGÃS EM MOSSUL

O grupo Estado Islâmico divulgou hoje um vídeo em que se vêem jihadistas a destruir dezenas de estátuas do Museu da Civilização em Mossul, no Iraque, algumas das quais datadas do período assírio (VIII a VII a.C.).
O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.
Segundo arqueólogos citados pela agência EFE sob condição de anonimato, a destruição dos artefactos ocorreu na quarta-feira.
Um dos jihadistas que aparece no vídeo justifica o acto afirmando que os povos da antiguidade "adoravam ídolos em vez de Alá", o que é contrário ao monoteísmo, e que o profeta Maomé destruiu figuras de ídolos com as suas próprias mãos.
"Se o próprio profeta o fez, é fácil para nós, mesmo que valham milhares de milhões de dólares", disse o jihadista.
O Museu da Civilização de Mossul já tinha sido saqueado em 2003, durante a invasão do Iraque, perdendo algumas das principais peças da sua colecção.
Para evitar novos roubos, as peças expostas foram levadas temporariamente para Bagdad. Em 2009, depois de obras de renovação no museu, as peças regressaram a Mossul.
O Estado Islâmico tomou a cidade Mossul em meados do ano passado, lançando daí a ofensiva que lhes permitiu controlar vastas áreas do norte do Iraque.
*
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/mundo/353484/isis-continua-a-destruir-arte-milenar-no-iraque#/615/0 - página com vídeo incorporado - (artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa).

* * *

Nada de surpreendente para quem saiba o que é o Islão. Há anos que os islamófobos têm vindo a salientar o comportamento militantemente iconoclasta dos muçulmanos com poder nas mãos para cumprirem as leis do Islão. O caso da destruição das estátuas de Buda no Afeganistão, há já vários anos, foi disso um exemplo, porventura mal percebido pelos que, mui intelectual e se calhar sociologicamente, vieram a público dizer que aquilo foi uma «chamada de atenção» ou coisa parecida, como se os pobres revoltosos muçulmanos fossem uma espécie de petizes a vandalizar a porta do quarto de dormir para chamar a atenção dos paizinhos. Nem vi ninguém nos mé(r)dia a pura e simplesmente, mas pura e simplesmente referir que destruir ídolos pagãos é o que o Islão manda fazer. Só isso. Também no Mali houve recentemente muçulmanos a destruir túmulos de «santos» muçulmanos, túmulos estes que os jihadistas consideram «idólatras».
O mesmo só não acontece no resto do mundo muçulmano na medida em que a influência directa ou indirecta do poderio ocidental seja aí efectiva. Mas até no Egipto, por exemplo, mal a força islamista começou a arrebitar cachimbo começaram-se a ouvir vozes que prometiam destruir as pirâmides.

Nisso são uma vez coerentes com a sua doutrina, conforme se ouve da boca do jihadista que justifica o acto como uma imitação do «homem perfeito», Mafoma. Nisso mostram, mais uma vez, a comunidade de raiz espiritual com o Cristianismo, visto que a Cristandade sempre se orgulhou, até à época moderna, de destruir ídolos pagãos, chegando até a canonizar activistas cristãos por estes destruírem património pagão (templos, altares e/ou estátuas), como foi por exemplo o caso de «São» Martinho, que andou a deitar abaixo locais de culto politeístas na Gália. Outro exemplo é o do mártir Porfírio, aqui representado como um santo a deitar abaixo uma estátua de Deus antigo, tendo a seu lado outros cristãos a fazer o mesmo com outros ídolos pagãos:


Outro exemplo, mais gritante, foi a destruição de uma das sete maravilhas do mundo antigo, o templo de Ártemis em Éfeso, por parte de João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla. Outro ainda a destruição do templo de Serápis, no Egipto, por uma horda de cristãos, perdendo-se aí milhares de livros pagãos da biblioteca de Alexandria. E não se pense que a coisa ficou por aqui. No século VIII o evangelizador da Alemanha, Bonifácio, destruiu um carvalho consagrado a Tor ou Donar. Já Carlos Magno tinha destruído o Irminsul, árvore sagrada dos Saxões. Dois séculos mais tarde o evangelizador da Prússia, Adalberto de Praga, tentou imitar Bonifácio e pôs-se a deitar abaixo uma floresta de carvalhos, mas este pagou com a vida a blasfémia, dado que os autóctones, que já o tinham avisado que estivesse quieto com as suas merdas e voltasse para a sua terra, apanharam-no e abateram-no em 997. 

Adalberto de Praga prestes a esticar o pernil às mãos dos Prussianos, imagem do painel das Portas de Gniezno, obra de arte de 1175.
Para mais informações a respeito dos «santos» que destruíram imagens religiosas, ver aqui:
https://iconreader.wordpress.com/2012/08/19/saints-who-destroyed-religious-images/

O Estado Islâmico é simplesmente a concretização daquilo com que os muçulmanos sonham há séculos, o califado - e o que lá se faz é aplicar a charia ou lei islâmica à letra. Quanto menos poder tem a força político-militar ocidental em terra de muçulmanos, mais estes cumprem os preceitos do profeta, sejam estes quais forem.


8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No lugar de você escrever "a.C" antes de Cristo. Passe a escrever e também a mentalmente ler, exercitando assim a mente, "a. E. C" "antes da era comum".

27 de fevereiro de 2015 às 11:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

À procura de um futuro melhor longe da Hungria

http://pt.euronews.com/2015/02/27/a-procura-de-um-futuro-melhor-longe-da-hungria/

27 de fevereiro de 2015 às 11:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Putin continua a marcar golos aos EUA,União-Europeia e a NATO

"...Chipre e Rússia assinam acordo de cooperação militar....O Chipre e a Rússia anunciaram esta quarta-feira terem chegado a um acordo militar que vai permitir aos navios de Moscovo atracarem nos portos cipriotas. O reforço da cooperação militar entre os dois países pode criar mal-estar em Bruxelas...."

http://observador.pt/2015/02/25/chipre-e-russia-assinam-acordo-de-cooperacao-militar/

27 de fevereiro de 2015 às 12:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A extrema-esquerda está a conduzir a Grécia para a miséria total.Um povo que vota em partidos como o Siriza tem o que merece.


A Grécia está a ficar sem dinheiro


http://pt.euronews.com/2015/02/19/grecia-esta-a-ficar-sem-dinheiro/

27 de fevereiro de 2015 às 12:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Putin é muito bom e uma barreira aos ditames da UE e dos EUA mas é outro tirano e está-se completamente a cagar para ti.

28 de fevereiro de 2015 às 17:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Islão não representa perigo nenhum se o Ocidente estiver disposto a enfrentá-lo. A arrogância do cérebro muçulmano só é igualada pela sua insignificância.

28 de fevereiro de 2015 às 20:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Tudo isso também deve ter sido a mando da CIA...
Ainda ontem ouvi este pleno disparate: a maior parte dos integrantes do ISIS é estrangeira, como quem diz "brancos". A carneirada vê nos noticiários a juventude europeia a juntar-se ao E.I., ainda que essa juventude seja maioritariamente não-branca e degenerados de bairros da periferia, e pronto, fica-se assim com a sensação de que o ISIS é composto por branco (caguemos lá para se no Médio Oriente o que não falta é médio-orientais fanáticos) e culpa-se de novo o Ocidente de todos os males da Terra.

28 de fevereiro de 2015 às 22:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Depois foi só ouvir acusações do Branco a torto e a direito, as Cruzadas são sempre mencionadas para diabolizar o Ocidente (mais até do que diabolizar a Igreja Católica), como se fosse o único caso da História de derramamento de sangue supostamente em nome duma religião, como se o Islão não se tivesse propagado pela espada e como se ainda hoje não o fizesse, o Islamismo é pacífico e as maçãs podres, por maior que seja o seu número, nunca são exemplo dessa religião, o Corão não contém uma única frase de apelo ao ódio, à violência e à matança (apesar de quem dizer isto nunca ter lido sequer o livro), qualquer discordância ou desagrado com os costumes da dita religião e com os povos islâmicos é necessariamente islamofobia e, assim de repente, os muçulmanos é tudo gente boa e pacífica que só quer viver a sua vidinha sossegadinha.
E é assim a existência num mundo de anormais politicamente correctos.

28 de fevereiro de 2015 às 23:09:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home