terça-feira, janeiro 27, 2015

NO PAÍS IRMÃO - MAIS QUATRO «EUROPEUS» MOUROS ADEPTOS DA RELIGIÃO DA PAZ PREPARAVAM-SE PARA MASSACRAR NA EUROPA

Os quatro presumíveis jihadistas detidos ontem em Ceuta, dois pares de irmãos de nacionalidade espanhola, tinham "uma forte determinação em cometer atentados em Espanha", e têm um perfil "muito semelhante" aos autores dos atentados de Paris.
De acordo com o Ministério do Interior espanhol (Administração Interna), os quatro membros da célula "contavam com o treino, os meios e a predisposição necessárias para a execução de atentados terroristas em Espanha, seguindo a estratégia planeada para toda a Europa pela organização terrorista DAESH" (acrónimo para Estado Islâmico do Iraque e do Levante).
Numa nota oficial, o ministério explica que os detidos atingiram um "alto nível de radicalização", assumindo inclusivamente que "estariam prontos a morrer no decorrer da execução de um atentado terrorista".
Nas buscas da ação policial, denominada "Operação Chacal", a polícia espanhola apreendeu uma pistola automática de alto calibre, uniformes de combate, matrículas, catanas, material informático e documentação variada, que será agora alvo de análise pericial.
O Ministério do Interior salientou que os detidos formavam parte activa de uma célula às ordens do líder do Estado Islâmico, Abu Bker Al Baghdadi, que as transmitia através de uma campanha de comunicação nos fóruns e nas páginas jihadistas na Internet.
Entre as ordens inclui-se o recrutamento e envio de novos combatentes às zonas de conflito (Síria e Iraque), bem como a execução de atentados terroristas de grande repercussão mediática em qualquer país ocidental, sobretudo na Europa.
De acordo com fontes da luta contra o terrorismo citadas pela agência EFE, os quatro detidos são: Farid Mohammed Al Lal e o seu irmão e Mohammed, bem como Anwar Alli Amzal e o seu irmão Rodouan. Todos têm nacionalidade espanhola e são de ascendência marroquina, com idades entre os 20 e os 39 anos.
Numa declaração aos jornalistas à margem da Convenção Nacional do Partido Popular, que decorre em Madrid, o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, confirmou que existe um "grande paralelismo" entre esta célula desarticulada e os irmãos Kouachi, os dois terroristas que a 07 de Janeiro atacaram o semanário satírico Charlie Hebdo, durante o qual morreram 12 pessoas.
A polícia sublinha que todos "estavam treinados física e mentalmente para conduzir a 'jihad'" e tinham adoptado "numerosas e complicadas medidas de segurança" nas suas "movimentações e comunicações".
Por outro lado, realçou a polícia, tinham acesso a armas de fogo no mercado negro e já tinham feito treinos com elas.
A operação de detenção foi realizada pelo corpo nacional de polícia de Espanha, em colaboração com o serviço antiterrorista DGST do Reino de Marrocos e da Brigada Provincial de Informação de Ceuta.
*
Fonte: http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/494541-quatro-jihadistas-detidos-em-ceuta-estavam-prontos-a-cometer-atentados-em-e