quarta-feira, janeiro 28, 2015

LISBOA VAI TER MAIS UMA MESQUITA - PAGA SOBRETUDO PELO CONTRIBUINTE

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://ocorvo.pt/2015/01/28/praca-da-mouraria-e-nova-mesquita-avancam-assim-que-terreno-esteja-livre/   (artigo originalmente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
A construção da Praça da Mouraria, que assegurará a abertura de um espaço público entre a Rua da Palma e a Rua do Benformoso, e da nova mesquita que nela será edificada estão confirmadas, faltando apenas resolver a questão da disponibilização dos terrenos onde as mesmas se situarão. Para isso acontecer, terão de ser libertados e demolidos os edifícios que actualmente ocupam aquele espaço. A confirmação foi dada ao Corvo, na semana passada, pelo gabinete do vereador que tem o pelouro do Urbanismo, Manuel Salgado.
A construção dos novos espaço público e templo, cujo custo total deverá rondar os três milhões de euros – na sua maioria custeados pelo orçamento municipal -, aguarda há já dois anos para avançar. Em 31 de Janeiro de 2013, foi celebrado um protocolo entre o Município de Lisboa e o Centro Islâmico do Bangladesh – Mesquita Baitul Mukarram, para o acordo dos termos em que será instalada a mesquita. Um ano antes, a 25 de Janeiro de 2012, fora aprovado por unanimidade em reunião de câmara o estudo prévio de arquitectura da Praça da Mouraria, da autoria de Inês Lobo. É dela o projecto que aqui se reproduz.
“Está em curso o processo de libertação do terreno para dar início à concretização do projecto”, diz ao Corvo o gabinete do vereador Manuel Salgado, depois de questionado sobre o andamento do processo. Por responder ficaram, porém, as questões relacionadas com o financiamento e com os motivos pelos quais o projecto se arrasta há já um par de anos. Dúvidas que também não puderam ser esclarecidas junto do Centro Islâmico do Bangladesh – Mesquita Baitul Mukarram, uma vez que não se encontra no país o responsável máximo do espaço de culto que agora funciona no Beco de São Marçal, junto à Rua do Terreirinho.
Será, aliás, este templo que vai ocupar o edifício a construir, o qual funcionará como um centro cívico e cultural da comunidade muçulmana, numa zona da cidade onde existe uma grande concentração de crentes desta religião. “Trata-se portanto do realojamento de um equipamento já existente, onde se acrescentam outras valências importantes para a respectiva integração social desta comunidade, numa zona cuja história remete para a manutenção da presença islâmica na cidade após a reconquista cristã”, lê-se na proposta redigida pela câmara a justificar a edificação do templo.
No mesmo documento, que fazia a introdução ao estudo prévio de arquitectura aprovado em Janeiro de 2013, mas que serviu igualmente de resposta às questões agora feitas pelo Corvo, lê-se que o projecto da Praça da Mouraria – surgido “no quadro da intervenção de requalificação do espaço público da Mouraria” – nasceu após ter sido “identificada a necessidade de uma maior acessibilidade viária e pedonal da Rua do Benformoso, não só física mas também visual”. 
“O projecto da Praça da Mouraria prevê a criação de um espaço público e a construção de três blocos para instalação de actividades que permitam a sua fruição pública, com funções polivalentes, e a transferência de um espaço de culto – mesquita – já existente na Mouraria”, lê-se na proposta. O espaço público e o edifício surgirão no espaço aberto pela demolição do edificado entre os números 248 e 264 da Rua da Palma. Nas traseiras, na Rua do Benformoso, existe um pequeno espaço público provisório, recentemente resgatado à decadência pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Tanto este, como os edifícios confinantes, desaparecerão assim que a obra avance.
Ou seja, no terreno as coisas parecem estar mais ou menos como há quase dois anos, quando O Corvo noticiou a existência do projecto. E, tal como então, apenas foi possível obter o comentário de um responsável de um dos lotes afectados, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), que ocupa o 248 da Rua da Palma. “O processo não sofreu alterações que sejam do nosso conhecimento, não obstante nós, Confederação, colocarmos o problema em todos os contactos com a Câmara Municipal de Lisboa”, respondeu por e-mail, Fernando Vaz, 1º secretário da direcção. Nas outras fracções funciona uma garagem e uma loja chinesa de vestuário.

* * *

Se o projecto é financiado pelo Estado, está o contribuinte a ser obrigado a gastar o seu dinheiro com um projecto alógeno que não raras vezes se constitui como foco de hostilidade à Nação dentro do Estado; se o projecto é financiado por países muçulmanos, corre-se mais directamente o risco de permitir que actuem em solo nacional forças alógenas que podem facilmente ser hostis à identidade nacional... um quebra-cabeças, esta presença islâmica na Europa, que, no caso presente, só teria uma solução, para além da deportação em massa: a exigência de que o financiamento de qualquer projecto desta índole fosse inteiramente paga com os meios económicos da comunidade muçulmana. 

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O maomé do islão demoniaco porcino satanico, foi um macaco e o maior e pior porco arabe de meca e medina do seu tempo. Só um porco como ele seria capaz de simultaneamente ser adultero mulherengo e até pedofilo com Aisha, ser um criminoso assassino e degolador de inimigos, ser um salteador e ladrão de territorios bens e ate mulheres/filhas de inimigos que eliminou à força de espada adaga e conquistas, ser um esquizofrenico patologico com visoes e suores em gruta onde se refugiava e tinha ataques, ser braco armado do demonio diabo e satanas e nunca ter sido ouvira a ser profeta de Deus (ou, foi e é um falso profeta de Deus), ser o instigador de odios a Judeus e Cristaos e ser promotor da mentira/deturpacao e do plagio sobre a Biblia, ser o responsavel pela escrita por arabes e com costumes cegos arabes (e NUNCA DE INSPIRAÇAO DIVINA) do falso corão como o mein kampf do nazi islamo-fascismo. Viva para sempre a memoria do Charlie Hebdo, pois "Je suis Charlie, aussi" !

27 de maio de 2016 às 10:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O maomé foi um macaco e o maior e pior porco arabe de meca e medina do seu tempo. Só um porco como ele seria capaz de simultaneamente ser adultero mulherengo e até pedofilo com Aisha, ser um criminoso assassino e degolador de inimigos, ser um salteador e ladrão de territorios bens e ate mulheres/filhas de inimigos que eliminou à força de espada adaga e conquistas, ser um esquizofrenico patologico com visoes e suores em gruta onde se refugiava e tinha ataques, ser braco armado do demonio diabo e satanas e nunca ter sido ouvira a ser profeta de Deus (ou, foi e é um falso profeta de Deus), ser o instigador de odios a Judeus e Cristaos e ser promotor da mentira/deturpacao e do plagio sobre a Biblia, ser o responsavel pela escrita por arabes e com costumes cegos arabes (e NUNCA DE INSPIRAÇAO DIVINA) do falso corão como o mein kampf do nazi islamo-fascismo. Viva para sempre a memoria do Charlie Hebdo, pois "Je suis Charlie, aussi" !

27 de maio de 2016 às 10:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NAO QUERO e NAO ACEITO turcalhada NA EUROPA. nem muito menos a islamizaçao da EUROPA. Se tal acontecesse , Europa desapareceria com está acontecer com belgica holanda inglaterra e mais recentemente na suecia e dinamarca. O maomé foi um macaco e o maior e pior porco arabe de meca e medina do seu tempo. Só um porco como ele seria capaz de simultaneamente ser adultero mulherengo e até pedofilo com Aisha, ser um criminoso assassino e degolador de inimigos com espada e adaga armas dos crimes nas mãos criminosas, ser um salteador e ladrão de territorios bens e ate mulheres/filhas de inimigos que eliminou à força de espada adaga e conquistas, ser um esquizofrenico patologico com visoes e suores em gruta onde se refugiava e tinha ataques, ser braco armado do demonio diabo e satanas e nunca ter sido ou vir a a ser profeta de Deus (foi e é um falso profeta de Deus), ser o instigador de odios a Judeus e Cristaos e ser promotor da mentira/deturpacao e do plagio sobre a Biblia, ser o responsavel pela escrita por arabes e com costumes cegos arabes (e NUNCA DE INSPIRAÇAO DIVINA) do falso corão como o mein kampf do nazi islamo-fascismo. Viva para sempre a memoria do Charlie Hebdo, pois "Je suis Charlie, aussi" ! Et je serais toujours CONTRE LE DIABOLIQUE islam porcine!

27 de maio de 2016 às 21:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home