segunda-feira, janeiro 26, 2015

GUERREIROS DE ALÁ DERROTADOS E EXPULSOS DE COBANI - VITÓRIA CURDA

Bandeira das YPG curdas

*
O primeiro grande fracasso da organização jihadista consumou-se na pequena cidade de Kobane, junto à fronteira com a Turquia. Os bombardeamentos da coligação anti-Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos, e iniciados no passado mês de Outubro, terão sido fundamentais para a definitiva expulsão do Estado Islâmico desta cidade.
Em declarações ao jornal espanhol El Mundo, Perwer Mohammed, presente em Kobane revelou que "ainda faltam libertar quatrocentas aldeias próximas de Kobane, onde continuam os combates". No entanto, acrescenta que "na cidade não resta um só terrorista".
Os combates na cidade duraram 132 dias, até que a organização islâmica foi definitivamente expulsa deixando Kobane em ruínas e provocando o êxodo de cerca de 200 mil pessoas para a Turquia. 

*

* * *

Não deve esquecer-se que esta é, também, uma vitória dos Curdos, como aqui se lê: http://www.reuters.com/article/2015/01/26/us-mideast-crisis-syria-kobani-idUSKBN0KZ1F920150126
A bandeira da organização curda Yekîneyên Parastina Gel (YPG) ou Unidades de Protecção Popular ondeia já sobre a cidade, a coberto dos caças de combate do Ocidente. Este é mais um caso clássico em que às forças totalitárias do Oriente, aqui representadas eminentemente pelo califado, opõem-se elementos de raiz árica ou indo-europeia, neste caso os Curdos e as forças militares ocidentais.