quarta-feira, janeiro 28, 2015

ERDOGAN NÃO QUER QUE CURDOS TENHAM AUTONOMIA, ENQUANTO ASSAD O ACUSA DE SER RESPONSÁVEL PELO QUE SE PASSA NA SÍRIA

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/01/27/interna_internacional,611942/erdogan-nao-quer-um-curdistao-na-siria-apos-vitoria-em-kobane.shtml
*
A Turquia não quer que seja criada na Síria uma zona curda autónoma, como a existente no Iraque, declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, citado nesta terça-feira pela imprensa, após a vitória curda em Kobane contra os jihadistas.
"Não queremos uma (repetição da) situação no Iraque (...) Era o norte do Iraque (agora zona autónoma curda). Não podemos aceitar o nascimento de um norte da Síria", disse a um grupo de jornalistas no avião que o levava de volta a Ancara após um giro pela África.
"Esta entidade é fonte de grandes preocupações no futuro", disse, citado pelo jornal Hurriyet, referindo-se à autonomia curda no Iraque.
Os combatentes curdos anunciaram ter expulsado de Kobane, cidade síria próxima à fronteira com a Turquia, os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) após vários meses de combates, que deixaram mais de 1.800 mortos.
Erdogan classificou de terrorista o principal partido curdo da Síria (PYD), na linha de frente do combate ao EI, assim como o movimento irmão Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que trava desde 1984 uma guerrilha em território turco.
Ancara teme que uma vitória dos curdos em Kobane, graças ao apoio dos bombardeamentos aéreos da coligação internacional com o EI, abra caminho para a independência da parte curda da Síria.

* * *

Como que em resposta a este comentário de Erdogan sobre o que se passa num país que não é o seu, a Síria, o presidente deste outro país, Bashar el-Assad, acusa-o de ser pessoalmente responsável pelo caos que se vive em território sírio, como aqui se pode ler: http://rudaw.net/english/middleeast/syria/260120151 - quando questionado pela imprensa se a Turquia era o Estado vizinho que mais o preocupava, o sírio respondeu: 
«Exactamente. Logisticamente, e sobre o financiamento terrorista oriundo da Arábia Saudita e do Qatar, mas através da Turquia.»
Mais afirmou, a respeito de Erdogan, que este «pertence à ideologia da Irmandade Muçulmana, que é a base da Alcaida», acrescentando que a Turquia se mantém bem por trás dos insurgentes que lutam sob a bandeira do Estado Islâmico (EI), e que sem o apoio turco estes insurgentes seriam facilmente derrotados pelas forças sírias. Continuando a dizer o que pensa sobre Erdogan, comentou: «é muito fanático e é por isso que ele ainda apoia o EI. É pessoalmente responsável pelo que aconteceu.»
Acusa ainda os EUA de não pressionarem a Arábia Saudita e o Qatar e sobretudo a Turquia para que estes países deixem de continuar a apoiar a Alcaida com armas e dinheiro.