terça-feira, dezembro 30, 2014

AINDA SOBRE A GREVE CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TAP

A estrutura de Sindicatos do Grupo TAP vai pedir "de imediato" e "com carácter de urgência" uma reunião ao secretário-geral do PS, António Costa, sobre a privatização da transportadora aérea que considera ser "altamente lesiva" para o país.
Em comunicado, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) adianta que a estrutura de Sindicatos do Grupo TAP que integra além deste sindicato, o SITAVA (Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos) e o SINTAC (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil), vai pedir uma reunião "com carácter de urgência, ao Dr. António Costa, Secretário-Geral do PS, principal partido da oposição", sendo a privatização do grupo TAP o tema em discussão. A estrutura de sindicatos tomou esta decisão numa reunião que decorreu na segunda-feira nas instalações do SNPVAC.
O comunicado lembra ainda que a estrutura dos três sindicatos representa mais de 60% dos trabalhadores da empresa e que estes "mantêm-se unidos naquele que foi o motivo da sua criação: opor-se a esta privatização da TAP, que todos consideram altamente lesiva para o país e para os trabalhadores desta empresa".
Os três sindicatos mantiveram o pré-aviso de greve para os dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, em protesto contra a privatização do grupo TAP relançada pelo Governo em novembro.
No entanto, os sindicatos apelaram aos trabalhadores para se apresentarem ao trabalho durante o período de greve, cumprindo a requisição civil que o Governo decretou para minimizar o impacto da paralisação na época natalícia.
Na quarta-feira, nove dos 12 sindicatos que inicialmente tinham anunciado uma greve contra a privatização da empresa desconvocaram a greve, depois de terem assinado um memorando com o Governo, que aceitou discutir com os representantes dos trabalhadores as condições para manter a TAP em Portugal por dez anos após a privatização.
*
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/tres-sindicatos-da-tap-pedem-reuniao-de-urgencia-a-antonio-costa_209034.html
* * *

As greves marcadas para esta quadra dão de facto mau jeito e prejudicam demasiado muitos portugueses. Mas têm razão de ser, quando não haja outro meio de protestar devidamente, como, por exemplo, a entrega gratuita de títulos de transporte aos passageiros como forma de lesar a entidade patronal. A greve é por isso respeitável e merece a solidariedade do resto da população.