quarta-feira, outubro 29, 2014

«PORTUGAL NÃO É A GRÉCIA!»

A ONU divulgou ontem o Relatório do Desenvolvimento Humano 2014, onde dá conta de uma nova perspectiva sobre a vulnerabilidade e propõe formas de fortalecer a resiliência.
“Sustentar o Progresso Humano: Reduzir as Vulnerabilidades e Reforçar a Resiliência”, título do relatório, revela que dos 7,2 mil milhões de pessoas que compõem a população mundial, 2,2 mil milhões são pobres ou vivem no limiar da pobreza, com privações sobrepostas em padrões de saúde, de educação e de sobrevivência. Muito embora a pobreza esteja a diminuir em geral, quase 800 milhões de pessoas estão em risco de voltarem a ser pobres se ocorrerem contratempos. Para além disso, são muitas as pessoas que vivem vulnerabilidades estruturais ou durante algum ciclo da sua vida.
O Relatório apela à prestação universal de serviços sociais básicos e a políticas mais enérgicas de protecção social e de promoção do pleno emprego, para promover e consolidar o progresso em matéria de desenvolvimento humano.
No Índice de Desenvolvimento Humano, Portugal ocupa o 41º lugar da tabela.
*
Fonte: http://www.impulsopositivo.com/content/portugal-em-41-lugar-no-indice-de-desenvolvimento-humano   (texto original redigido sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
* * *
Diz uma carta de um leitor do jornal Metro que em 2009 Portugal estava em trigésimo quarto lugar. Agora, continua o leitor, está em quadragésimo primeiro lugar, como diz também o texto da notícia acima. E a Grécia encontra-se em vigésimo nono lugar - sim, a Grécia está em 29º e Portugal em 41º. Pode confirmar-se isto mesmo aqui:
http://hdr.undp.org/en/countries

Portugal está portanto atrás da Grécia, de Malta (39º), da República Checa (28º), da Lituânia (calma que ainda não estamos atrás da Letónia!), da Estónia, da Eslováquia, da Eslovénia, da Polónia. Da Roménia ainda não. Se alguém vos disser que Portugal já está atrás da Roménia podem dizer-lhe que está mal informado/a ou que é mentiroso/a...

Pode portanto perceber-se qual é o real significado das lérias e charlas da cambada governativa quando andava para aí a dizer que «ai, Portugal não é a Grécia!», «ai, Portugal está bem melhor que a Grécia, nem se compara!» Os que assim falam estão melhor que a Grécia, individualmente, eles próprios, os tipos que dizem isso, esses é que estão melhor que a Grécia: estão seguros, bem seguros, porquanto fazem parte de uma elite que governa um país onde a população é, segundo dizia um ex-ministro, «o melhor povo do mundo». Pudera, aguenta tudo sem se revoltar...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=b1XGPvbWn0A video que mostra uma branca a andar nas ruas de nova iorque e a ser assediada.
engraçado que grande parte dos que a assediam sao negros ou mestiços.
Um negro chega até a andar ao lado dela cerca de 5 minutos. Pareceu-me que estava a espreita duma oportunidade para a violar, algum sitio mais escuro ou assim, nao falava com ela, nao dizia nada, so a seguia ao lado dela.

29 de outubro de 2014 às 22:21:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home