sexta-feira, outubro 31, 2014

NO REINO UNIDO - PARTIDO ANTI-IMIGRAÇÃO GANHA TERRENO, NA ESQUERDA JÁ HÁ QUEM FALE EM CONTROLAR A IMIGRAÇÃO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta significativa notícia: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4206912
*

UKIP dispara e até já há trabalhistas a defender controlo da imigração no Reino Unido

Partido eurocéptico sobe nas intenções de voto em pleno conflito com Bruxelas por causa de 2,1 mil milhões de euros para a UE.
O UKIP de Nigel Farage voltou a subir nas sondagens em pleno clima de tensão entre Bruxelas e o governo britânico por causa dos 2,1 mil milhões de euros de contribuição que o Reino Unido tem de pagar para o orçamento comunitário no dia 1 de Dezembro. O partido, crítico da União Europeia, do euro, da imigração e da livre circulação, surgiu ontem com 19% das intenções de voto num estudo de opinião publicado pelo The Independent. Trata-se do valor mais elevado alguma vez atribuído à formação eurocéptica num inquérito telefónico realizado pelo instituto ComRes, assinalaram ontem os media britânicos.
Os 19% significam uma subida de quatro pontos em relação ao estudo do mês passado e de um ponto a mais do que o recorde anterior do UKIP registado em Junho. Os conservadores de David Cameron sobem um ponto, para os 30%, ficando ao mesmo nível dos trabalhistas do Labour de Ed Miliband. Estes caem cinco pontos. Os liberais-democratas de Nick Clegg descem um ponto, para os 9%, e os Verdes mantêm-se nos 4% das intenções de voto dos eleitores.
Este é também o primeiro estudo ComRes para o The Independent desde que Douglas Carswell, um dissidente dos conservadores, venceu para o UKIP as eleições intercalares na circunscrição de Clacton. E surge um dia depois de o primeiro-ministro britânico ter garantido num discurso que fez na câmara dos Comuns que o seu país "não pagará dois mil milhões de euros a ninguém a 1 de Dezembro". A Comissão Europeia avisou que se os britânicos não pagarem a tempo a sua contribuição poderá haver lugar ao pagamento de multas.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN:
* * *
No texto acima só no título se refere a nova posição trabalhista sobre a imigração, o que de qualquer modo constitui o essencial - até na Esquerda liberal há gente que sabe que o povo não quer mais imigração e, para não perder votos, ou para não deixar que os «xenófobos» ganhem ainda mais votos, dispõe-se a prometer que, coisa e tal, tal e coisa, também diz que sim e assim, que é preciso controlar a imigração, que é como quem diz «não votem mais nos fascistas, tenham lá calma que se vocês querem menos imigração a gente vai tratar disso, deixem-se lá de radicalismos, confiem em nós...» O truque é sempre o mesmo mas a população começa a aprender a topá-lo e é talvez por isso que os partidos nacionalistas e anti-imigração em geral estão cada vez mais sólidos. 
Por outro lado, é bem provável que a classe política reinante tome mais umas quantas medidas contra a imigração - e mesmo que se trate de mera cosmética, sempre serve para abrandar ou travar, por pouco que seja, o ritmo da iminvasão na Europa, o que permite aos Nacionalistas ganhar algum tempo. Como diz o povo, enquanto o pau vai e vem folgam as costas.