segunda-feira, setembro 29, 2014

MAIS UMA VITÓRIA HISTÓRICA DA FRENTE NACIONAL EM FRANÇA - PRIMEIRA ENTRADA NO SENADO

Fontes: 

http://www.publico.pt/mundo/noticia/mais-uma-barreira-derrubada-pela-frente-nacional-agora-no-senado-1671156
http://www.minutodigital.com/2014/09/29/el-frente-nacional-entra-por-primmera-vez-en-su-historia-en-el-senado-frances/
* * *
A Frente Nacional conseguiu este domingo entrar, pela primeira vez, no Senado francês, alcançando a eleição de dois senadores. A líder do partido de extrema-direita, Marine Le Pen, falou numa “vitória histórica”.
Os grandes derrotados nas eleições parciais para o Senado foram os socialistas, que perderam para a UMP, de centro-direita, o controlo que tinham desde 2011 sobre a câmara alta francesa. Segundo a contabilização do Le Monde, a UMP conseguiu 23 lugares e perdeu onze, atingindo 145 senadores - aos quais se juntam os 38 do parceiro de coligação UDI (centrista), dando a maioria à direita.
O resultado representou também uma nova vitória simbólica para a Frente Nacional, que conseguiu fazer-se representar pela primeira vez no Senado. A eleição de Stéphane Ravier, que em Março se tornou autarca do sétimo bairro de Marselha, era já esperada. Mas o partido de extrema-direita ainda conseguiu um bónus, com a entrada de David Rachline, presidente da câmara de Fréjus, que aos 26 anos se torna no mais jovem senador da V República.
Por outro lado, a perda da maioria no Senado representa mais uma derrota para o Partido Socialista do Presidente François Hollande, depois das eleições municipais em Março e das europeias em Maio. O primeiro secretário do PS, Jean-Christophe Cambadélis, desvalorizou os resultados, dizendo ter sido esta “uma eleição mecânica e não histórica”.
Para estas eleições estavam em jogo apenas metade dos 348 lugares no Palácio do Luxemburgo, num sufrágio realizado através de um colégio eleitoral composto essencialmente por eleitos locais e regionais. A maioria de que a esquerda dispunha (178 senadores contra 166 da direita) era já bastante curta e as enormes perdas do PS nas municipais já antecipavam um novo debacle nas eleições para o Senado.
O Senado – descrito como o “lar de idosos da República” – é um órgão com poucos poderes, mais relevante para a representação local.

Estes eleitores são cento e cinquenta e oito mil pessoas, na sua maioria vereadores locais. 

A líder da FN, Marine Le Pen, comentou assim: «estes resultados foram mais além do que esperávamos. A cada dia que passa as nossas ideias estão a ser cada vez mais adoptadas pelos Franceses (...) temos um grande potencial». 

Que é no essencial o que ando a dizer há anos: independentemente da pequenez circunstancial do eleitorado nacionalista, aqui e ali, a verdade é que o Nacionalismo constitui a tendência política com mais potencial de crescimento no seio do povo, tão somente porque o Nacionalismo é, na sua essência, o espírito de estirpe em forma sistemática e organizada.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, o que me dizes disto?

http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/kfc-customer-refused-hand-wipe-4343915#ixzz3EjtcODTt

29 de setembro de 2014 às 21:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mais um exemplo do à vontade dessa gente em solo europeu.

30 de setembro de 2014 às 17:07:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home