quarta-feira, maio 28, 2014

PARTIDOS NACIONALISTAS À BEIRA DE FORMAR GRUPO POLÍTICO NO PARLAMENTO EUROPEU

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=150264
No passado, partidos chegaram a conseguir organizar-se em grupos políticos, mas a experiência foi efémera devido à divergência de posições. Será desta?
Os partidos de extrema-direita europeus estão prestes a conseguir formar um grupo político no Parlamento Europeu na sequência das eleições de domingo.
Marine Le Pen, a líder da Frente Nacional, o partido que venceu as eleições em França, realiza esta quarta-feira uma conferência de imprensa em Bruxelas para fazer o ponto da situação destes seus esforços.
Um deputado belga do Vlaams Belang, o partido que defende a independência da Flandres e que já foi condenado por xenofobia, disse à Renascença que "a probabilidade de isso acontecer é de 85%".
Para que se forme o grupo político, as regras do Parlamento obrigam a juntar pelo menos 25 eurodeputados de sete partidos diferentes. O critério não é um problema, até porque, só em França, a Frente Nacional elegeu 24 parlamentares.
Além de franceses e belgas, é dada como certa a participação de austríacos, holandeses e italianos. Le Pen contava ainda com eleitos eslovacos e suecos, mas os primeiros ficaram de fora do Parlamento e os segundos ainda não terão revelado as suas intenções.
No passado, estes partidos chegaram a conseguir organizar-se em grupos políticos em 1999 e em 2007, mas em ambas as ocasiões a experiência acabou por ser efémera devido à divergência de posições. Não é de excluir que a história se volte a repetir.
Além de lhes permitir romper com a imagem de isolamento que lhes é habitualmente colada nos respectivos países, a integração num grupo permitirá potencial a sua intervenção na vida política e institucional do Parlamento Europeu.

A verdadeira Europa está pois em marcha.