segunda-feira, maio 26, 2014

NA GRÉCIA - DEMOCRACIA DÁ FORÇA À EXTREMA-DIREITA

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1436&did=149903
As eleições europeias na Grécia deram a vitória à extrema-esquerda do Syriza e colocaram a extrema-direita da Aurora Dourada em terceiro.
É a primeira vitória do Syriza e a primeira vez que o Aurora Dourada chega ao Parlamento Europeu.
Os resultados oficiais dão 26,7% ao Syrisa, de Alexis Tsipras, contra 22,8 da Nova Democracia, de Samaras e 9,3%, ao Aurora Dourada.
“Os europeus estão a celebrar a derrota do regate e da austeridade no país que a liderança europeia tornou a cobaia da crise”, disse Tsipras. “A democracia e o respeito pela democracia pede que se procure o veredicto popular o mais cedo possível.”
Na primeira eleição desde que chegou ao poder há dois anos, o primeiro-ministro Antonis Samaras sofreu uma derrota pesada, mas pior ainda fizeram os socialistas do PASOK que quase desapareceram de cena (8,1%).

É sintomático não se ouvir os analistas mais me(r)diáticos a dizerem, garantirem e jurarem que o voto na Extrema-Esquerda grega é um voto de protesto, quando estão sempre dispostos a esse tipo de declarações quando se referem à ascensão eleitoral da Extrema-Direita. Ora é muito mais verosímil falar em voto de protesto quando se fala no caso do Syrisa do que no da Aurora Dourada (AD), visto que o discurso do primeiro é totalmente virado para a questão da actual crise e da austeridade, sendo aqui crucial ter em conta que a Esquerda tem obviamente muito mais fama de ideário anti-capitalista do que a Extrema-Direita. 
Quanto ao voto da AD, soma e segue - e isto apesar da campanha de ódio e de aldrabice jurídica, admitida por um destacado político do actual governo grego, como foi aqui noticiado, apesar de tal escândalo, que de resto foi pouco ou nada referida pelos mé(r)dia dominantes.

A Democracia continua pois a dar cada vez mais força ao Nacionalismo na Grécia, como aliás sucede em toda a Europa.