terça-feira, abril 29, 2014

CONTINUA O CERCO LEGAL MOVIDO CONTRA O TEMPLO PAGÃO DE CÍBELE EM NOVA IORQUE


O templo de Cíbele em Catskill, Nova Iorque, EUA, ou Maetreum Cybele Magna Mater, cuja página internética é esta

http://gallae.com/index.html

e que já foi aqui referido, http://gladio.blogspot.pt/2010/05/um-novo-templo-de-cibele-na-regiao-de.html

continua a ter problemas em tribunal. Deve saber-se que, segundo aqui se diz, 
http://wildhunt.org/2014/04/update-maetreum-of-cybeles-quest-for-tax-exemption-continues.html, 
o dirigente do governo local de Catskills declarou em tempos que nunca deixaria de combater uma «religião ilegítima», o que bem pode ter muito a ver com a continuidade desta luta legal desde 2007 até hoje, como se lê neste último link, embora os pretextos sejam obviamente outros, uma vez que este Maetrum de Cíbele já foi legalmente considerado, quer pelas autoridades estatais e federais quer pelo tribunal de apelo federal como uma corporação religiosa não lucrativa. Mas o governo local não cessa os seus esforços para deitar abaixo o local e o prolongamento desta guerra judicial estão a exaurir os já depauperados recursos do templo, pelo que o pessoal deste local de culto apela agora a doações. A Dra. W. D. Wilkerson, autora do livro «Walkin With The Gods» («Andando Com Os Deuses», obra que foca as vivências religiosas de pagãos actuais), afirma que irá oferecer vinte e cinco por cento das vendas do livro ao Maetrum, como aqui se anuncia: http://connaissancesankofamedia.com/archives/344

O livro pode ser encomendado aqui: http://www.lulu.com/shop/w-d-wilkerson/walking-with-the-gods/paperback/product-21598128.html

Quem preferir enviar uma doação tem aqui o endereço para o efeito:
The Maetreum of Cybele
3312 Route 23A
Palenville, NY 12463
EUA

ou por modalidade de paypal para centralhouse@gallae.com

Podem ser lidas mais informações sobre o caso aqui: http://www.thedailymail.net/news/article_64bc3a42-cd05-11e3-9af2-0019bb2963f4.html






6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo. Achas que seria uma boa ideia divulgar-se algo sobre o Hinduísmo às pessoas antes de apresentar-lhes o Paganismo europeu? Pois sabemos que a maioria dos Europeus actuais não entenderiam as religiões pagãs europeias, já que estão muito acostumados com a ideia do monoteísmo cristão por um lado e com o ateísmo por outro. Mas se divulgássemos o Hinduísmo, que é uma religião grande, forte e com semelhanças ao Paganismo, para fazer comparações com as religiões europeias, talvez mais pessoas passariam a ver o Paganismo como uma religião a sério. (Aliás, já li em alguns lugares que é algo assim que os Pagãos eslavos da Rússia estavam a fazer, e talvez seja por isso que o Paganismo lá esteja mais adiantado). Não achas?

1 de maio de 2014 às 19:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Uma divulgação maior do Hinduísmo ajudava sim, porque depois de as pessoas estarem encantadas com a riqueza dessa religião (as que o estivessem, claro), aparecíamos nós a dizer «... pois este é o nosso "Hinduísmo" ou o nosso equivalente, também temos muita diversidade de Divindades e rituais etc.». O problema é que o tempo e o dinheiro não chegam para tudo... Tens notícias concretas de os pagãos eslavos promoverem o Hinduísmo no leste?

3 de maio de 2014 às 12:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"«... pois este é o nosso "Hinduísmo" ou o nosso equivalente, também temos muita diversidade de Divindades e rituais etc.»."

Exacto. Preferencialmente o Hinduísmo, mas talvez outras religiões como o Xintoísmo também poderiam calhar bem, especialmente em situações onde a cultura japonesa fosse bem mais popular que a indiana, por exemplo.

"O problema é que o tempo e o dinheiro não chegam para tudo."

Se temos pouco tempo e dinheiro então a solução seria começar com divulgações que prezassem a eficiência, a estratégia e até mesmo alguma artimanha, como por exemplo, deixar uma parte da divulgação do Paganismo aos beatos histéricos, pois bem ou mal o Paganismo seria divulgado e muitas pessoas poderiam é gostar da religião (algo parecido com o que os mérdias tentam fazer contra os partidos nacionalistas, mas acabam por deixá-los mais populares).

"Tens notícias concretas de os pagãos eslavos promoverem o Hinduísmo no leste?"

Há algo na Wikipédia, especialmente na parte sobre "Slavic Vedism":

http://en.wikipedia.org/wiki/Hinduism_in_Russia

Mas eu já tinha lido outras coisas em outros sítios que não me recordo no momento.

3 de maio de 2014 às 17:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Isso é porque há muitos, mesmo muitos pagãos na Rússia... duvido que os pagãos eslavos estejam na sua maioria empenhados em promover o Hinduísmo, mas não aposto.


«deixar uma parte da divulgação do Paganismo aos beatos histéricos,»

Para isso é necessário que o Paganismo dê mais nas vistas, mas seria sobretudo necessário que os beatos tivessem mais voz do que a que têm, que é cada vez menor.

5 de maio de 2014 às 05:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Isso é porque há muitos, mesmo muitos pagãos na Rússia... duvido que os pagãos eslavos estejam na sua maioria empenhados em promover o Hinduísmo, mas não aposto."

Então qual seria a melhor estratégia para o nosso caso? Tens algo em mente?

"Para isso é necessário que o Paganismo dê mais nas vistas, mas seria sobretudo necessário que os beatos tivessem mais voz do que a que têm, que é cada vez menor."

Melhor ainda. Eles apenas divulgam, não ameaçam. Mas como começar a "dar mais nas vistas"?

8 de maio de 2014 às 19:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa pergunta... ainda não sei. Mas creio que rituais em público, com procissões, ou uso de estandartes e t-shirts (sim, instrumentos pop, modernos, mainstream) podem ser importantes.

17 de maio de 2014 às 10:51:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home