terça-feira, março 25, 2014

AS PLACAS PIONEER



A imagem que acima se vê é neste momento transportada, em duas placas de ouro-alumínio, pelas naves espaciais Pioneer 10 (lançada em 1972) e Pioneer 11 (lançada em 973), para além do sistema solar. Identifica no essencial, diante de possíveis alienígenas, a origem dos veículos, ou seja, a humanidade terrestre. Se uma representação destas, só com brancos, fosse enviada hoje pelas estrelas adentro, não faltariam as acusações de racismo contra tão «eurocêntrica» visão...

E os extra-terrestres, se os houver, que vejam isto, eventualmente irão estranhar muito se/quando cá chegarem ao planeta azul e virem tão poucos dos que na placa estão representados, isto se ainda houver algum...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na Ucrânia a polícia começa a eliminar os nacionalistas que ajudaram a derrubar o anterior governo:

http://rt.com/news/sashko-bily-dead-reports-013/

“The goal of the operation was not to detain, but to neutralize Muzychko, to remove him from the stage,”

25 de março de 2014 às 21:33:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Essa coisa do disco dourado sempre me deixou francamente consternado.

Enviar um disco para o espaço com a localização precisa do nosso planeta -para que qualquer civilização alienígena mal-intencionada a possa usar como mapa de conquista- só podia ter sido ideia de uma elite iluminada que se acha tão evoluída, mas tão evoluída, que apenas consegue vislumbrar o extraterrestres como seres benignos (i.e. "evoluídos" como ela).

O que vale é que a sondas Pioneer são coisas tão pequenas (em termps relativos), e o universo é tão vasto, que muito dificilmente serão encontradas por seres extraterrestres.

26 de março de 2014 às 17:50:00 WET  
Anonymous Sátiro said...

Termino com esta última perplexidade: Toda a Pré-História narrada pelos livros-de texto é provavelmente uma tremenda ficção, para já não falar do registo fóssil do "homem". Não conhecemos o nosso passado e ignoramos o estilo de vida de muitas civilizações desaparecidas.

27 de março de 2014 às 12:18:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home