sábado, dezembro 21, 2013

SOLSTÍCIO DE INVERNO - HOJE ÀS 17:11



Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir
Raios dessa Aurora forte
São como beijos de mãe
Que nos guardam, nos sustêm
Contra as injúrias da sorte

In Hino Nacional A Portuguesa, letra de Henrique Lopes de Mendonça (com música de Alfredo Keil)


Data da noite mais longa do ano, dia que em Roma era dedicado à Divália (palavra que por coincidência ou não se assemelha a Diwali, festival de luz hindu, realizado não muito longe desta data), celebração da deusa Dia, ou Angerona, daí que esta festividade também se chamasse Angeronália... Angerona é também conhecida como Tácita, Deusa do Silêncio necessário para que se não profiram palavras indevidas. Angerona é por alguns tida como a protectora sagrada de Roma.
Muito a norte de tudo isto, os Germanos consideravam este dia como o primeiro da Cavalgada Selvagem de Odin e das suas Valquírias, e dos seus Einherjar (fantasmas dos combatentes), pelas alturas celestes, o que estará eventualmente na raiz da história do velhote de barbas nórdico trajado de vermelho que anda pelas céus nocturnos do mundo a distribuir prendas...

9 Comments:

Anonymous Sátiro said...


Burnet e Cornford escreveram obras diametralmente opostas sobre a passagem do mito ao logos operada pelos mestres da verdade de Mileto. Eu estou mais próximo da perspectiva de Burnet porque considero a descoberta da racionalidade como uma novidade sem precedentes no mundo antigo. Porém, a novidade da ciência grega reside essencialmente na descoberta do pensamento abstracto que é ainda o nosso - ocidental - pensamento. A observação metódica e a experimentação tiveram o seu papel mas não foram muito relevantes para a descoberta do pensamento abstracto e do espírito como oposto ao corpo. Burnet e Cornford têm uma visão limitada da ciência e dos seus procedimentos: Bacon ou Newton não são autoridades nesta matéria. Aliás, a ideia de que a medicina hipocrática era experimental é um disparate. Condeno o positivismo envergonhado destes dois grandes eruditos.

22 de dezembro de 2013 às 01:13:00 WET  
Anonymous Sátiro said...

Um argumento que fragiliza a teoria do astronauta ancestral: o Oráculo de Delfos - o deus Apolo - é visto como um contacto directo com uma inteligência extraterrestre. Ora, conhecendo os gregos e o seu espírito racional e crítico, duvido que a natureza extraterrestre desse contacto passasse despercebida e não fosse discutida. A teoria do astronauta ancestral supõe um portal que permite ao homem comunicar com seres extraterrestres e navegar por outras dimensões, mas não explica a possibilidade dessa comunicação, além de divinizar os seres extraterrestres, como se estes fossem portadores de um saber absoluto.

22 de dezembro de 2013 às 01:19:00 WET  
Anonymous Sátiro said...

Alexandre Magno tentou realizar o estado mundial mediante a unificação do Ocidente e do Oriente. Porém, com a sua morte provocada pela malária, o seu império dividiu-se em quatro reinos helenísticos que depois foram unificados pelo Império Romano, o herdeiro dos gregos. Depois vieram o cristianismo e os bárbaros. Todos eles civilizaram-se graças à herança grega. A Cristandade uniu o Ocidente; o Oriente, como se sabe, seguiu o seu rumo. O estoicismo foi a filosofia desse sonho global, tanto do mundo helenístico como do mundo romano. O que quero dizer é que, apesar da beleza do sonho global - o reino do homem no mundo unificado -, os homens não conseguem unir-se... Ocidente e Oriente, mundo desenvolvido e mundo subdesenvolvido, enfim uma série de antagonismos que resistem à reconciliação!

22 de dezembro de 2013 às 01:20:00 WET  
Anonymous Sátiro said...

Estou a ficar muito conservador em matéria de ensino e de política da educação: A reforma curricular deve ser de tal modo exigente que separe os bons dos maus alunos. O ensino obrigatório deve ser abolido e a disciplina deve ser reintroduzida nas escolas. Sou muito espartano em matéria de disciplina. Com esta separação o Ocidente deixa de estar dependente da mão-de-obra de estrangeiros. A Europa deve fechar-se em si mesma e renovar-se cabalmente, de modo a relançar a nossa civilização.

22 de dezembro de 2013 às 01:23:00 WET  
Anonymous Pedro said...

Estado ilegitimo e terrorista de israel deu treinamento militar para o racista-genocida Mandela!


http://uk.news.yahoo.com/nelson-mandela-israel-39-mossad-trained-south-african-135452451.html#JS04oCC

22 de dezembro de 2013 às 07:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Parlamento sueco remove pintura barroca de mulher de peito nu para não ofender e feministas e muçulmanos:

http://www.thecommentator.com/article/4481/swedish_parliament_removes_baroque_artist_s_bare_breasted_painting_for_offending_feminists_and_muslims

22 de dezembro de 2013 às 13:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_22/B-lgica-deporta-cada-vez-mais-cidad-os-dos-pa-ses-da-UE-6188/

23 de dezembro de 2013 às 02:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_22/Americana-despedida-por-brincadeira-racista-no-Twitter-2272/

23 de dezembro de 2013 às 02:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E assim vai a Europa!

«Swedish parliament removes Baroque artist's bare breasted painting for offending feminists and Muslims»

http://www.thecommentator.com/article/4481/swedish_parliament_removes_baroque_artist_s_bare_breasted_painting_for_offending_feminists_and_muslims#.Urdy9Rn4l4o.facebook

23 de dezembro de 2013 às 18:30:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home