sexta-feira, outubro 25, 2013

MAIS ACTUAL QUE NUNCA - MOMENTO DE VIRAGEM NA GUERRA EUROPEIA CONTRA A MOIRAMA


Recorde-se hoje a Batalha de Poitiers ou de Tours, ocorrida a 24, 25, ou talvez a 10, de Outubro de 732, na qual os Francos comandados por Carlos Martel (assim chamado por usar um martelo de guerra) derrotaram a Moirama conduzida pelo emir Abd er Raman, que pretendia estender-se da Ibéria ao resto da Europa.

Este evento é considerado de suprema importância por ter travado as forças islâmicas na conquista do velho continente.
No combate, a vantagem numérica da cavalaria árabe sobre a infantaria franca não obteve resultados, pois que os germânicos (os Francos são germanos) aguentaram o embate inimigo por meio da táctica do quadrado e, contra todas as expectativas, derrotaram cavaleiros com cotas de malha, feito que parecia impossível na época. A disciplina e lealdade da hoste franca foi decisiva no desfecho da peleja.
Alguns historiadores afirmam que os Árabes poderiam ter dominado a Europa facilmente se o desejassem realmente; mas, como o norte da Europa era pobre, não quiseram perder tempo nessa campanha. Ora isto colide com toda a lógica de guerra muçulmana, não só porque o santuário de Tours era riquíssimo (e teria sido tomado pela tropa mafomética não fosse a vitória dos Europeus), mas também porque os arautos do crescente nunca desdenharam atacar outras paragens para realizar saques e converter infiéis. De lembrar que nesta altura, esta mesma gente norte-africana estacionada na Ibéria tinha sido derrotada pelos Gótico-Hispano-Romanos do norte da península, na lendária batalha de Covadonga.

Na batalha participaram também os Dinamarqueses do lendário Holger Danske - embora este fosse inimigo de Carlos Martel, ambos souberam pôr de parte o conflito que os opunha para fazerem frente comum contra o invasor norte-africano.

Assim, esta efeméride histórica é duplamente exemplar para os Europeus: além de constituir uma vitória de inestimável valor, fundamento político-militar da actual liberdade europeia, mostra também como as quezílias entre Europeus devem sempre, em todos os casos, ser subordinadas e provisoriamente canceladas quando se trata de defender a Europa contra não europeus.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Contra a moirama e contra a judiaria.

26 de outubro de 2013 às 16:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Em 2012 registou-se o menor número de nascimentos em Portugal

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/10/27/em-2012-registou-se-o-menor-numero-de-nascimentos-em-portugal

27 de outubro de 2013 às 18:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

uma pequena imprecisão histórica, caturo: a primeira vez que um exército composto de peões derrotou um exército formado de cavalaria pesada foi na batalha de courtrai, em 1302, na bélgica (flandres). os soldados francos não eram peões de infantaria, e sim cavaleiros apeados que, no último instante, avançaram, mas depois de haverem detido o avanço dos cavaleiros árabes. não esqucer que ainda se estava muito longe dos schiltrons e das companhias de lansquenetes suíços e alemães, que marcam o fim da cavalaria. logo, a táctica utilizada foi algo diferente.

28 de outubro de 2013 às 15:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em 2012 registou-se o menor número de nascimentos em Portugal

e quem vai querer ter um filho pra ser assaltado-latrocinado pelas covas da moura da vida o tempo todo?..

29 de outubro de 2013 às 03:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que é aconteceu ao meu post postado aqui?

29 de outubro de 2013 às 21:52:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home