terça-feira, outubro 22, 2013

LIVRO - «MÁSCARAS E DANÇAS RITUAIS»



Lançamento | MÁSCARA E DANÇAS RITUAIS
de António Pinelo Tiza
Apresentação por André Gago e José Manuel Anes
Sexta, 25/10, às 18h00, Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Campo Pequeno, 50 - 3º, em Lisboa
A Eranos edições, multimédia e turismo cultural – editora parceira da Ésquilo – e a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro têm o prazer de convidar V. Ex.ª a assistir ao lançamento do livro «Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos de Solstício de Inverno» da autoria de António Pinelo Tiza, que terá lugar na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, sita no Campo Pequeno, 50, 3º - Esq., em Lisboa, sexta-feira, 25 de Outubro, às 18h00.
A obra será apresentada pelo Prof. Doutor José Manuel Anes, docente da Universidade Lusíada, director da revista «Segurança e Defesa» e doutorado na área da antropologia da religião, e, André Gago, actor, tradutor e escritor, autor da obra Rio Homem, galadoarda com o Prémio Primeira Obra do PEN Clube Portugal 2010. Estará presente o autor, Prof. Doutor António Pinelo Tiza, eminente especialista da cultura transmontana, autor também da obra Inverno Mágico, sendo actualmente o Presidente da Academia Ibérica da Máscara. A Eranos estará representada pelo Prof. Paulo Alexandre Loução e a sessão será presidida pelo Prof. Jorge Valadares, presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro.
«António Pinelo Tiza, nesta brilhante tese de doutoramento – escrita numa linguagem perfeitamente acessível ao não-especialista – transmite-nos conhecimentos, reflexões e factos de grande interesse identitário para as regiões de Bragança e Zamora, território que partilha raízes milenares ainda hoje vivas nas tradições das mascaradas e das danças dos pauliteiros, ou paloteo, que, como festividades cíclicas, têm lugar no período do solstício de Inverno ao equinócio da Primavera.
Por outro lado, o intenso trabalho de campo do autor revela que os jovens destas duas regiões da Raia mantêm uma forte ligação afectiva a este rico património intangível.» (Paulo Alexandre Loução).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A turquia vai mesmo entrar pra UE:

http://pt.euronews.com/2013/10/22/turquia-mais-perto-da-uniao-europeia/

22 de outubro de 2013 às 22:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2013/10/22/vladimir-putin-acusa-rivais-de-moscovo-de-manipularem-os-radicais-muculmanos-/

a interpretação de Putin está equivocada. Não são os estrangeiros que estão a estimular os atentados, mas é a natureza mesma do islamismo que fomenta estas ações.

22 de outubro de 2013 às 22:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home