quarta-feira, outubro 23, 2013

FAMÍLIA DA BOMBISTA MUÇULMANA DE VOLGOGRADO DIZ-SE PERPLEXA COM O SUCEDIDO

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://portuguese.ruvr.ru/2013_10_23/Mae-da-terrorista-Asialova-Em-nossa-casa-nao-vestem-hijab-6639/
Dmitri Sokolov, companheiro de Naida Asialova, que explodiu o autocarro em Volgogrado, está sendo procurado em todo o país. Na opinião dos investigadores, ele é o responsável pela preparação do acto terrorista e equipamento da suicida. Enquanto isso o interesse de Asialova pelo Islão radical foi totalmente inesperado até mesmo pela sua mãe. Ela falou a respeito em entrevista à Voz da Rússia.
Segundo Ravzat - mãe de Naida Asialova - esta foi sempre muito fechada, desde a infância. Não partilhava os seus problemas íntimos com os parentes. Depois de terminar a Escola de Divulgação Cultural de Makhachkala, Naida foi trabalhar em Moscovo. Às vezes telefonava da capital para casa. Em Moscovo Naida casou-se com um turco. Aliás, quando começou a crise ele voltou à pátria e Naida ficou na Rússia. E dentro de algum tempo ela informou que novamente se casara, desta vez com um russo convertido ao Islão. Naida não apresentou o novo marido à mãe. Enquanto isso a vida de Naida até esse momento já mudara radicalmente - conta a sua mãe.
“Em nossa casa não vestem hijab, eu não gosto de hijab. Ela dizia: “Eu visto hijab”. Eu criticava-a constantemente - para que precisa disto? “Eu rezo - dizia - deixei tudo e rezo”. Bem, e eu não sabia como é que ela rezava, não tinha como saber. Como podia eu saber o que ela fazia. Não temos nada disso em casa. Depois, durante algum tempo ela dizia: “Eu vim a Makhachkala”. Eu disse, tudo bem, mas onde vais morar? Ela respondeu que vivia com alguém num apartamento. Nunca disse onde morava e o que fazia. Não permitia que a visitássemos. “Vocês não podem cá vir” - dizia ela constantemente. Eu tenho duas filhas além dela, ambas casadas. São diferentes. Por que é que ela cresceu assim não sei.”
Segundo Rosa Machaeva - que conhece bem a família de Naida Asialova, Ravzat é uma mulher honesta e trabalhadora. A própria Naida não se destacou por êxitos na escola. O facto de Naida ter-se tornado terrorista é uma vergonha para toda a região - considera Machaeva:
“É a primeira vez que acontece tal coisa na nossa região. A nossa região não tem ligação com os wahhabitas. Para nós foi uma surpresa, é horrível que justamente ela, daguestanesa da região de Gunibsky, tenha feito tal coisa”.
O dirigente dessa região, Pakhrudin Magomedov, concorda com o facto de que este crime, cometido por Asialova, deverá ser uma mancha em toda a região Gunibsky.
“Eu gostaria de expressar, em meu nome e de todos os moradores da região de Gubsinky, profundas condolências às famílias dos mortos, de todos os que sofreram neste terrível acto terrorista. Todos em Gubinsky sentiram muito, é claro. Reunimo-nos à noite e debatemos. Hoje nas escolas da região de Gubinsky realizam-se eventos, encontros com os alunos dos últimos anos. Convidámos aposentados, veteranos, a geração adulta foi atraída para esta questão. É realmente uma vergonha o que aconteceu, que mais se pode dizer.”
O acto terrorista no autocarro de Volgogrado ocorreu na segunda-feira, 21 de Outubro. A potência do artefacto explosivo foi de cerca de 600 gramas de trotilo equivalente, sendo que a bomba estava recheada de elementos de choque. Como resultado da explosão seis pessoas morreram e 40 ficaram feridas. No local do crime foram encontrados documentos de Naida Asialova, que antes era conhecida pelas suas ligações com os extremistas. Possivelmente o artefacto explosivo foi preparado pelo companheiro de Asialova, Dmitri Sokolov, conhecido nos círculos wahhabistas com o nome de Abdul Dzhabar.

Ou seja, mais uma vez a violência mortal islamista brotou do seio dos muçulmanos (alegadamente) moderados. Sintomático, quanto ao potencial do Islão em matéria de conflito e destruição do que não é muçulmano...


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://pt.euronews.com/2013/10/23/partidos-de-direita-unem-se-para-fazer-coligacao-para-as-eleices-europeias/

23 de outubro de 2013 às 19:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ela era branca, russa étnica:

http://portuguese.ruvr.ru/2013_10_23/Mae-da-terrorista-Asialova-Em-nossa-casa-nao-vestem-hijab-6639/

23 de outubro de 2013 às 19:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home