segunda-feira, setembro 30, 2013

RESULTADOS DO PNR NAS AUTÁRQUICAS

Conhecidos os resultados destas eleições, cumpre escrutinar algumas considerações oportunas no tocante à presença do PNR e aos seus resultados finais.
No que respeita à nossa presença e campanha, importa ressalvar que, pela primeira vez, marcámos presença em sete municípios, tendo como critérios a existência de um candidato disposto a dar a cara e a empenhar-se, bem como a pertença desse mesmo candidato ao município em questão e a sua disponibilidade para dar continuidade à luta agora encetada.
Muitas pessoas se envolveram e caras novas surgiram pelo PNR. As várias centenas de nomes necessários para as listas que conseguimos apresentar (largamente superiores a 2009) e a aprendizagem de todos estes no contacto com todas as dimensões da realidade eleitoral é, por si só, uma vitória.
A consciência de que o trabalho não poderá parar em nenhum destes municípios, com os olhos postos nas próximas autárquicas, é também algo que se interiorizou naqueles que mais se envolveram.
Sendo o PNR o partido, de longe, com menos meios financeiros nesta campanha, separado por um fosso gigantesco de desproporção com as demais candidaturas, trabalhou no terreno com a dedicação e esforço possíveis, procurando no contacto com as pessoas uma relação de população para população ao contrário dos profissionais da política, que falam de políticos para governados.
Esse contacto de proximidade teve resultados evidentes que nos colocaram acima de 1% em Freguesias como Cacia, Alcobaça, Rio de Mouro, União de Camarate, Unhos e Apelação, as quatro freguesias de Faro e nalgumas outras dos diferentes Concelhos.
Acresce à desproporção de meios, a nossa, ainda, falta de implantação, necessária em eleições muito centradas em candidatos com forte implantação no terreno e em disputas renhidas que captam demasiado o voto útil.
Assim, importa compreender que a votação no PNR, em eleições Autárquicas é, de um modo particular, muito proporcional aos nossos meios e visibilidade, ou melhor, à terrível falta deles, superada apenas onde o contacto de proximidade se faz sentir mais.
Além disso, o PNR ainda se encontra obviamente mais talhado para Eleições Legislativas, pelo que não se podem comparar estes dois actos eleitorais. A motivação das pessoas para o voto no PNR não é constante entre estes dois tipos de eleições, sendo que as Legislativas nos trazem sempre substancialmente mais votos, e isto é facilmente observável em Lisboa, onde temos mais experiência eleitoral. Tendo como referência as Autárquicas de 2009, podemos observar que registámos uma queda em relação às Legislativas 2009 que tiveram lugar apenas 15 dias antes, mas registámos uma subida clara entre as Autárquicas de 2009 e estas de 2013, à semelhança do que já acontecera entre as Legislativas de 2009 e as de 2011. Ou seja, objectivamente, o PNR é um partido que tem vindo sempre a crescer, de Autárquicas para Autárquicas, de Legislativas para Legislativas e de Europeias para Europeias.
Mesmo assim, sem prejuízo da evidente diferenciação de motivações para o voto nas eleições Autárquicas e Legislativas, podemos comparar números e tentar perceber qual a nossa base de eleitores incondicionais, puramente ideológicos e a outra votação flutuante que se comporta de modo diferente entra cada eleição e que tem que ser cativada e ampliada a sua base de apoio.
Cumpre-nos assim agradecer a todos aqueles que votaram no PNR, muitos dos quais pela primeira vez, e agradecer de modo particular a todos os que votam sempre no PNR. Sabemos que a nossa margem de progressão é enorme e que os resultados só se alcançam com a continuidade do trabalho, contrariando de alguma forma o facto de a maioria esmagadora dos portugueses não conhecer o PNR.
Nós continuaremos sempre a trabalhar, com afinco e com a certeza de termos visto ampliado o número de pessoas que se envolveram directamente nesta luta e daqueles dispostos a dar a cara.
Aos nossos votantes pedimos que nunca desistam de apoiar o PNR, que traz um discurso impar e diametralmente oposto ao politicamente correcto e enfadonho dos partidos do sistema e das suas poderosas máquinas.
Os resultados são animadores e a Chama segue!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo não te esqueças de falar sobre a detenção do presidente e militantes da Aurora Dourada.

30 de setembro de 2013 às 20:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Está próxima a vitória final!

1 de outubro de 2013 às 05:41:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home