quarta-feira, agosto 28, 2013

QUEM ANDA DE FACTO A UTILIZAR ARMAS QUÍMICAS NA SÍRIA?

Há testemunhos de vítimas do uso de armas químicas na Síria que sugerem terem sido os rebeldes islamistas, não o governo sírio, que usou gás Sarin durante um recente incidente no país, isto segundo uma diplomata senior da ONU. Carla del Ponte, integrante da Comissão de Inquérito Independente Internacional da ONU na Síria, declarou diante das câmaras da televisão suíça que há «suspeitas fortes e concretas mas ainda não provas incontroversas» «de que os rebeldes que tentam deitar abaixo Bashar al-Assad usaram o gás dos nervos.» Afirmou além disso que o seu painel de observação ainda não tinha visto qualquer prova de que as forças do governo sírio tivessem usado quaisquer armas químicas, embora tenha também dito que há necessidade de mais investigação.

Uma notícia bem mais recente: http://www.wnd.com/2013/08/video-shows-rebels-launching-gas-attack-in-syria/#64v3zAkkZSjfa8ir.99
As autoridades da Síria declaram por seu turno que no caso em que os EUA acusam as forças governamentais sírias de usarem gás Sarin havia soldados do exército no local, o que tornaria ilógico a utilização de quaisquer armas químicas nesse contexto. Entretanto, parecem existir fontes informativas no Médio Oriente a indicar que foram de facto as forças da rebelião islamista que usaram armas químicas contra a população civil. A Rússia alega o mesmo. Diversos vídeos parecem prová-lo:


Outro vídeo mostra o que parecem ser forças sírias rebeldes a carregar um volume de gás de nervos num foguete.
Rebeldes a colocarem um volume azul, eventualmente portador de substância mortal, num lança-mísseis:

Arsenal rebelde apreendido pelo governo:

Syrian TV news report of rebel weapons seized in Jobar, Syria
Um agente químico identificado como tendo sido feito numa «fábrica saudita» - e a Arábia Saudita apoia os rebeldes, de modo algum o governo sírio:
Syrian TV news report showing chemical agents identified as manufactured in Saudi Arabia


A 23 de Agosto chamada telefónica que se pode ouvir aqui (clicar) transmitida na televisão síria contém a conversa de um rebelde islamista de uma mílicia civil com um saudita estacionado no Cairo, na qual se destacam pormenores a respeito do uso de armas químicas por parte das forças hostis ao regime de Assad, nomeadamente em Deir Ballba. De notar que o saudita, identificado como «Abulbasit», aceitou, segundo a gravação, apoiar os rebeldes islamistas em Daraa e na zona rural de Damasco.

Qual dos lados do conflito usa então armas químicas? Eventualmente ambos. Mas, como seria de esperar, os ianques parecem estar já a pegar apenas numa das culpas para mais uma vez justificar a sua imperial intervenção directa, e dimiesca, a favor das forças islamistas, tal como fez na Sérvia. 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assad, resista, hoje você resiste por todos os ocidentais, mesmo contra os traidores que comandam o ocidente e dos quais, nós, covardes, não nos livramos a bala.

E, em caso dessa agressão de fato ocorrer, não pense, use armas químicas em massa contra os traidores infiltrados na Síria e contra as tropas dos EUA. E também use-as a sudoeste do seu territória, ali... por perto mais ou menos do extremo leste do mediterrâneo. Mais ou menos por ali.

28 de agosto de 2013 às 01:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home