quarta-feira, julho 24, 2013

SOBRE A RAIZ DO CULTO EM SANTIAGO DE COMPOSTELA...

Legenda:
Esta é uma estátua do Deus romano Júpiter.
Esta é supostamente uma estátua de um peregrino na Catedral de Santiago de Compostela, onde anteriormente estava localizado um Templo de Júpiter.


Festas do Apóstolo — São as festas mais importantes da cidade. Celebram-se na segunda quinzena do mês de Julho, nos dias próximos do dia de Santiago Maior, 25 de Julho.

Ora quem era este apóstolo?

Daqui, http://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_Maior retira-se o seguinte:

Santiago Maior, também chamado Santiago, o Grande, Santiago Filho do Trovão, Santiago de Compostela e São Tiago Apóstolo, o Maior1 , martirizado em 44 da nossa era, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi feito santo e chamado Santiago Maior para o diferenciar de outro discípulo de Jesus de mesmo nome, conhecido como Santiago Menor e também de Tiago, o Justo (ou Tiago, irmão do Senhor), sendo esses ultimos três possivelmente a mesma pessoa, Tiago, menor; Tiago, o justo e Tiago, irmão do Senhor.
(...)
Muitos são os que creêm que Santiago tenha visitado a província romana da Hispania e pregado a doutrina cristã, logo após o episódio de Pentecostes. Na cidade de Saragoça, teria presenciado uma aparição de Maria, mãe de Jesus, que ainda vivia. Tal aparição, em cima de um pilar, originou o culto de Nossa Senhora do Pilar. Devido ao insucesso em evangelizar os pagãos da Península Ibérica, Tiago teria regressado à Judeia, onde foi martirizado. Os locais que terá passado em Portugal em vida incluem Braga, Guimarães e Rates, assim como em vários locais da Galiza, na Espanha.
(...)
Segundo uma tradição lendária, o seu corpo teria sido então transportado para aí,Galiza, e sepultado no lugar de Compostela (depois chamado, em sua honra, Santiago de Compostela). A partida terá acontecido no porto de Jaffa, perto de Jerusalém, dentro de uma "arca" de pedra" feito barco arrastado pelo vento assoprado pelos anjos, atravessou o Mediterrâneo e a Costa Portuguesa, e veio a desembarcar em Padrón, pertencente depois à diocese de Iria Flavia. No entanto, obviamente, não há provas que permitam corroborar com exactidão esta lenda a não ser dizer que foi encontrado um túmulo dos tempos primórdios do cristianismo, por baixo da Catedral de Compostela, acompanhado de outros dois de cada lado. O que é mais significativo é que num deles tem visível um dos nomes dos dois discípulos de Santiago e que, segundo ela, ajudaram que essa façanha fosse possível.
Certo é que em 814, na Galiza, um eremita (seu nome Pelaio), seguindo uma revelação que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo umas relíquias, e estas foram de imediato veneradas e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo. Sobre essa tumba viria a ser erguida a referida Catedral de Santiago de Compostela.
Como depois outra lenda conta que logo depois terá surgido no céu durante a Batalha de Clavijo, montado a cavalo e espada na mão a apoiar as hostes cristãs contra os mouros, permitindo com esse gesto milagroso a vitória do rei Ramiro I contra estes últimos. Santiago tornou-se o santo patrono de toda a Espanha, da qual fazia parte a Galiza, Leão e Castela e mesmo o reino de Portugal que, nessa altura, ainda estava incluído nessa zona administrativa e era designado como condado Portucalense. Assim o seu santuário, em Santiago de Compostela, tornou-se um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão, sobretudo na Idade Média.
(...)

É dito por alguns
http://truthseeker444.blogspot.pt/2012/04/bells-shells-and-santiago-compostela.html que nesse local existiu em tempos um templo de Júpiter, Deus latino que era o mais adorado em todo o noroeste hispânico, podendo corresponder a uma Divindade autóctone de similar essência, talvez Reve.
Ora Santiago Maior é também chamado Santiago Filho do Trovão. Por coincidência, Júpiter é o Deus latino do Trovão. E Julho é o mês consagrado a Júpiter. E é sabido que a Cristandade tentou cristianizar quantos elementos pagãos pôde, ao mesmo tempo que proibia a prática do Paganismo, ou seja, usurpou tudo o que conseguiu usurpar à Paganidade. Não é pois impossível que haja no culto de Santiago de Compostela algum vestígio do antigo culto jupiteriano do noroeste hispano-românico.


Por curiosa coincidência, este ano o 25 de Julho, data da festividade de Santiago Filho do Trovão, calha, coincidentemente, numa quinta-feira, que é o dia da semana consagrado a Júpiter, daí que em Português arcaico se lhe chame Joves em e em Galego actual Xoves.



15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muçulmanos bósnios:

http://portuguese.ruvr.ru/2013_07_23/Lideres-mu-ulmanos-de-Bosnia-e-suas-maquinacoes-5001/

25 de julho de 2013 às 01:01:00 WEST  
Blogger legião 1143 said...

contra uns vale tudo para outros já não é assim

Dá-se uma recompensa de 25 mil euros a quem encontrar nazis na Alemanha

http://www.noticiasaominuto.com/mundo/92933/ca%C3%A7a-a-nazis-pode-render-25-mil-euros

25 de julho de 2013 às 01:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pedofilia protegida ao abrigo do Governo Federal americano como uma orientação sexual?

http://clashdaily.com/2013/07/open-the-floodgates-pedophiles-arguing-their-sexual-orientation-is-no-different-than-homosexuals/

«Republicans attempted to add an amendment specifying that “pedophilia is not covered as an orientation;” however, the amendment was defeated by Democrats. Rep. Alcee Hastings (D-Fl) stated that all alternative sexual lifestyles should be protected under the law. »


25 de julho de 2013 às 12:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não se deve permitir a 'desertificação cristã' do Oriente Médio, seria uma catástrofe da civilização", declarou o Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia, durante o encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e representantes do alto clero de 15 Igrejas Ortodoxas, promovido por ocasião do 1025º aniversário da Cristianização da Rússia.

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_07_25/exterminacao-do-cristianismo-da-siria-provocara-catastrofe-9827/

25 de julho de 2013 às 19:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O poderio Russo já não pode ser ignorado no mundo Ocidental , por mais que isso custe á nova-ordem-mundial , mesmo com o silêncio dos midia ao serviço da maçonica sobre tamanho crescimento a grande nação Eslava começa aos poucos a ter um peso considerável a nível mundial , uma importância que se irá impor naturalmente .
"...Este ano, os turistas russos gastarão no exterior mais de $30 bilhões, calcularam os analistas. Será um montante 13% superior ao do ano passado...."

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_07_25/turistas-russos-levarao-ao-exterior-mais-de-30-bilhoes-de-dolares-2732/

25 de julho de 2013 às 21:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"...Antes, se considerava que os russos no estrangeiro eram quem demonstrava mais interesse pela língua e cultura russa, mas nos últimos 10 a 15 anos a situação se alterou, refere Ludmila Smirnova, professora de Língua Russa na Dinamarca:
"Há cada vez mais dinamarqueses comuns a começar a aprender a língua russa. São pessoas com necessidades diferentes. Alguém, por exemplo, é casado com uma mulher russa. Passados vários anos, já depois de casados, o marido dinamarquês começa a estudar a língua russa, assim como os filhos do casal. Antes, essa tendência não existia. Também a língua é estudada por pessoas ligadas à Rússia profissionalmente.....".
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_07_25/mais-pessoas-poderao-aprender-a-lingua-russa-4221/

25 de julho de 2013 às 21:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Rússia a grande Nação Caucasiana e Cristã. os Russos recuperam aos poucos a religião dos seus ancestrais que os malvados dos comunistas quiseram arrancar dos seus corações. Tentaram mas não conseguiram pois este povo Eslavo tem uma alma imensa. A Rússia , na minha opinião , desde que NUNCA tomem o caminho errado da história , como fizeram os bandidos e malvados dos nazis ( a maior praga que a Europa já conheceu ) , São sem duvida alguma a grande esperança de TODAS as nações Europeias . SLAVA.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=646591

25 de julho de 2013 às 22:16:00 WEST  
Anonymous Frontal Norte said...

Quero deixar aqui a minha solidariedade com o povo da Galiza, vítimas do acidente ferroviário, familiares e amigos.
Coragem!

25 de julho de 2013 às 22:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Brasil é o sétimo colocado no mundo em casos de homicídios.

http://port.pravda.ru/sociedade/cultura/24-07-2013/34991-brasil_homicidios-0/

25 de julho de 2013 às 22:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vlademir Putin:

".....A adoção do Cristianismo predeterminou o destino e a opção civilizadora da Rússia, foi um momento decisivo de viragem na história laica e religiosa do Estado. As bases morais da fé ortodoxa formaram o caráter nacional e a mentalidade do povo, revelaram suas melhores qualidades criativas, ajudaram a Rússia a ocupar um lugar digno na civilização mundial. A Ortodoxia foi a base espiritual do Estado russo, da nossa consciência nacional. Ligou com laços fraternais fortes a Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia...".
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_07_25/putin-se-encontra-com-lideres-espirituais-da-ortodoxia-4275/

25 de julho de 2013 às 23:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ciganas assaltam Ourivesaria , foi este mês e foi filmado pelas camaras que agora estão a circular no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=4S36Lx0Zfm4

26 de julho de 2013 às 00:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Roubo, efectuado ao início da tarde por um homem e duas mulheres, passou despercebido aos imclientes
Três indivíduos de etnia cigana assaltaram ontem, cerca da 14h30, a ourivesaria “Ouro Vivo”, localizada junto a uma das entradas do centro comercial CoimbraShopping.
O “trio” de assaltantes, que se fazia transportar num automóvel, era constituído por duas mulheres e um homem que terão usado da máxima discrição e rapidez para concretizar o roubo, segundo testemunhos que recolhemos junto de responsáveis e funcionários de algumas lojas daquele centro comercial. «Foi um “flash”», comentou uma funcionária de uma das lojas vizinhas, ao relatar a rapidez com que os assaltantes actuaram, enquanto outra nos garantia nem se ter apercebido de qualquer movimentação anormal – só a chegada de elementos da PSP permitiu deduzir que algo se passara no local.
O assalto à ourivesaria, que fica localizada no rés-do-chão, em frente à entrada para o hipermercado Continente, ocorreu numa altura em que havia muitas pessoas dentro do centro comercial, o que indicia algum à vontade dos larápios. O Diário Coimbra falou com uma responsável da ourivesaria, que recusou prestar quaisquer esclarecimentos sobre o assalto, nomeadamente sobre o montante roubado. Ainda assim, soube-se que, para além do susto das funcionárias, os assaltantes não terão recorrido a violência. Também não foi possível falar com o responsável pelo CoimbraShopping, apesar das tentativas efectuadas. A Polícia Judiciária não prestou igualmente quaisquer esclarecimentos sobre o assunto, tal como a PSP. "
"Noticia do Diário de Coimbra"

http://independentepelafreguesia.blogspot.pt/2010/10/ourivesaria-assaltada-no-centro.html

26 de julho de 2013 às 00:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A liberdade e a Europa são mestiças
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=3343298

26 de julho de 2013 às 00:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sobre Martin Luther King, um dos maiores ídolos do lixo branco antirracista:


«That night King retired to his room at the Willard Hotel. There FBI bugs reportedly picked up 14 hours of party chatter, the clinking of glasses and the sounds of illicit sex--including King's cries of "I'm f--ing for God" and "I'm not a Negro tonight!"

Note: What is not mentioned in this article is that Martin Luther King was having sex with three White women, one of whom he brutally beat while screaming the above mentioned quotes. Much of the public information on King's use of church money to hire prostitutes and his beating them came from King's close personal friend, Rev. Ralph Abernathy (pictured above), in his 1989 book, "And the walls came tumbling down." »


http://www.martinlutherking.org/dream.html

26 de julho de 2013 às 12:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Rússia a grande Nação Caucasiana e Cristã. os Russos recuperam aos poucos a religião dos seus ancestrais»

A verdadeira religião dos seus ancestrais é pagã... e essa, de facto, vai crescendo na Rússia.

27 de julho de 2013 às 00:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home