terça-feira, junho 25, 2013

UM LUGAR PAGÃO...

Vale a pena ter nas referências internéticas, pelo menos ao nível mensal, este valioso blogue: http://pagan-place.blogspot.co.nz/
 
Aparentemente, tratar-se-ia de mais um sítio internético pagão, igual a imensos outros, mas há aqui uma novidade particularmente útil - uma série de artigos sobre o património pagão que foi usurpado pela Cristandade. Bom exemplo disso é este tópico, http://pagan-place.blogspot.co.nz/2010/10/pagan-sites-of-europe-remembered-11.HTML, que fala do espaço, em Geismar, Alemanha, onde outrora se erguia o chamado Carvalho de Donar, que o missionário cristão «são» Bonifácio em tempos deitou abaixo no contexto do constante e totalitário esforço cristão de destruir tudo o que não fosse cristão.
Donar, que na Escandinávia se chama Tor, é um arquetípico Deus do Raio indo-europeu, tendo por isso dedicado a Si o carvalho, tal como sucede com outros Deuses europeus do Raio, nomeadamente Perun, Perkunas, Zeus e Júpiter.
 
Esta é ao fim ao cabo a base de um trabalho que um dia poderá dar os seus frutos, quando/se números significativos de pagãos começarem a reivindicar o uso e até a propriedade dos seus antigos locais de culto por toda a Europa.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

no canal historia a serie Alienigenas, na semana passada focou-se sobre os deuses pagãos Nórdicos.
Disseram que todas aquelas mitologias, historias devia-se a Alienigenas que visitaram-nos. Por ex a arma de Thor, seria tecnologia altamente avançada, etc.

Quem puder ver que aproveite, é interessante.

26 de junho de 2013 às 00:08:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não há pachorra para tão mesquinhas e mal urdidas teorias que reduzem o sagrado ao nível da ficção científica. O Canal História está altamente degradado e um dos motivos é a frequência com que transmite essa palhaçada que diz que os Deuses eram extraterrestres, sem provar seja o que for.

26 de junho de 2013 às 10:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

são apenas teorias como quaisquer outras. Todos podemos lançar teorias sem provar, afinal a Biblia e o sagrado também lançam e contam imensa coisa sem provar e muitos acreditam sem haver provas.

De facto, muitas das coisas que la falam, fazem sentido e poderiam ser verdade.

Por exemplo la disseram que a historia diz que o martelo e cinto de Thor foi feito por uma raça qualquer minorca que vivia num planeta x. La disseram que poderiam ser os greys baixinhos. Enfim, quando nao ha provas pode-se especular e pensar e lançar-se teorias, nao vejo mal.

26 de junho de 2013 às 18:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu vejo mal, que não gosto de reduções materialistas do sagrado.

27 de junho de 2013 às 16:59:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home