quarta-feira, junho 26, 2013

NA ALEMANHA - POLÍCIA DESMANTELA ATAQUE TERRORISTA ISLAMISTA COM AVIÕES

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/06/25/desmantelado-plano-de-ataque-terrorista-com-avioes-telecomandados-na-Alemanha (artigo originalmente redigido sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
A polícia alemã realizou hoje buscas em instalações relacionadas com um grupo suspeito de estar a preparar um atentado terrorista islâmico com explosivos e aviões telecomandados, anunciou a unidade antiterrorista do ministério público federal.
Nove locais, no sul e leste da Alemanha e na Bélgica, foram revistados no âmbito de uma investigação por "preparação de acto de violência agravada contra o Estado", bem como por branqueamento de dinheiro, explicou em comunicado o ministério público, cuja sede fica na cidade de Karlsruhe, no sudoeste do país.  
Dois homens de origem tunisina são procurados por terem "adquirido informação e material com o objectivo de levar a cabo ataques islamitas com explosivos, com a ajuda de aviões de modelo reduzido telecomandados", precisou no documento.
Os magistrados não quiseram fornecer mais pormenores sobre os dois suspeitos, limitando-se a indicar que não foi, por enquanto, feita qualquer detenção.
"O objectivo da operação hoje realizada era reunir provas sobre eventuais projectos e preparativos para atentados, bem como elementos sobre os meios de financiamento do terrorismo islâmico radical", sublinha-se ainda no comunicado.
Além dos dois homens de origem tunisina, as buscas visavam também quatro dos seus presumíveis contactos, suspeitos de "financiar a jihad internacional",  bem como uma quinta pessoa, suspeita de branqueamento. 
A estação de rádio e televisão pública regional SWR noticiou hoje de manhã que vários dos suspeitos eram estudantes em Estugarda, alguns dos quais especializados em aeronáutica e a efectuar estágios em locais onde podiam pilotar aviões de modelos reduzidos com a ajuda de sistemas de localização de tipo GPS. 
 
E é mais uma contribuição da presença de alógenos norte-africanos para a vivência europeia...