sexta-feira, junho 28, 2013

III «MERCADO ROMANO» DE TONGÓBRIGA

Está tudo preparado na aldeia do Freixo em Marco de Canaveses. Desde Janeiro que a comunidade inteira se prepara para o evento que acontece este fim de semana: o III Mercado Romano de Tongobriga.
As portas da cidade romana abrem já esta sexta-feira às 20 horas e permanecerão abertas até domingo à noite. A entrada é gratuita e este ano o espectáculo está ainda mais especial: a direcção artística é dos baionenses Andarilhos.
Todos os que passaram pelas comemorações do foral de Baião, puderam já ver um pouco do que vai ser o evento na cidade romana de Tongobriga, porque os actores do Marco, que foram convidados especiais em Baião, foram dos mais elogiados quando colocaram em cena o casamento romano.
Mas na cidade romana de Tongobriga vai acontecer muito mais: desde a luta de gladiadores, à recepção do cônsul, aos vários cortejos, às vestais, à sacerdotisa, à largada de pombos, muita música, representações bélicas, malabarismo, fogo, gastronomia! Há uma verdadeira recriação romana, dentro de uma cidade que guarda mais de 2000 anos de história.
Será possível visitar as ruínas de Tongobriga, durante o evento, que todos os dias recebe dezenas de alunos de todos os pontos do país. A Estação Arqueológica do Freixo, que está sob gestão da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), é classificada como Monumento Nacional e é constituída por 50 hectares de área arqueológica, onde se encontram as ruínas da cidade romana de Tongóbriga, importante centro de atracão e decisão de uma vasta região, na época. Esta iniciativa conta com o apoio da DRCN.
São parceiros desta iniciativa, organizada e criada desde a sua raiz, pela Junta de Freguesia do Freixo, várias associações, colectividades e organizações do Marco de Canaveses. A não perder dias 28, 29 e 30 de Junho.
 
Segundo uma encenação que vi na televisão, anteontem ou antes, há também a encenação de um culto a Nábia Corona. É de visitar, caros leitores, para quem aprecie o lazer em recriações históricas.
 
Como se sabe, Tongóbriga é uma cidade de origem céltica, como o nome indica, que parece formado pelo céltico «Tong», «Juramento», e «Briga», «Fortaleza».

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/tiroteio-fere-seis-em-carnaxide

28 de junho de 2013 às 14:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Poças, afinal o Michael Nyman e o Phillip Glass são judeus!...
Mas que decepção, pá... :(

28 de junho de 2013 às 15:28:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home