quarta-feira, junho 26, 2013

EM MEMÓRIA DE JULIANO, GRANDE VULTO DO OCIDENTE

Quer Lhe chamasse Hélios, Apolo ou Mitra, o Sol era para Juliano a teofania por excelência, a manifestação do Deus que tinha como seu guia de eleição.


Cíbele, a «Mãe dos Deuses» à Qual Juliano consagrou um hino.

No dia 26 de Junho de 363 d.c. morreu em combate, contra os Persas, o imperador Juliano, cognominado, pelos cristãos, de «Apóstata» e, pelos pagãos, de «Grande».

Juliano, nascido em Alexandria (norte do Egipto) mas de ascendência ilírica (da Ilíria, estirpe indo-europeia ou ariana que será, eventualmente, antepassada dos modernos Albaneses), foi educado em duas grandes vias ontológicas: dum lado, a cultura clássica greco-romana; do outro, o Cristianismo. Cedo mostrou preferência pela primeira, recusando cada vez mais, à medida que crescia, os ensinamentos da religião invasora, isto é, a de Jesus, ao qual ele chamava «Galileu».

Leu os grandes filósofos pagãos, entre os quais Platão, e os neoplatónicos também, tais como Celso, Jâmblico, Porfírio. Devido ao facto de que o Cristianismo tinha sido imposto e o Paganismo era já então perseguido, Juliano teve de esconder a sua veneração pelos Deuses antigos, até chegar a ser de facto imperador, em 361.

A partir daí, e tendo o apoio do seu exército - além de filósofo, era grande estratega militar e cobriu-se de glória na campanhas bélicas que dirigiu, nomeadamente na Germânia - Juliano iniciou a restauração da religião pagã, renovando templos pagãos em ruínas que tinham sido saqueados por cristãos e realizando cerimónias religiosas por toda a parte, o que muito desagradou aos seguidores do crucificado. Diz-se que o dardo que causou a morte de Juliano em combate não foi arremessado pelo inimigo (persa), mas sim por um dos seus próprios soldados cristãos, no meio da refrega. Em sendo verdadeira esta hipótese, confirma-se, por completo, a justeza das palavras de John Locke: todas as religiões devem ser toleradas, excepto aquelas que, pela sua própria natureza (por criarem um Estado dentro do Estado), ponham em causa a salvaguarda da Pátria.

Um dos principais argumentos de Juliano contra o Cristianismo, baseava-se, em traços gerais, no seguinte: porque é que os Greco-Romanos devem aceitar em exclusivo um Deus dos Judeus e que um dos seus profetas - Jesus - diz ser de todos os homens? Porquê abandonar os Deuses que foram realmente honrados pelos antepassados da Grécia e de Roma e honrar apenas uma Divindade do deserto semita?

Depois de ferido pelo dardo, falou, enquanto morria, com os seus homens, discursando sobre a morte e sobre o medo, afirmando, como Sócrates, que não havia motivo para temer o óbito. A respeito desta última cena da sua vida, disseram os cristãos que as suas últimas palavras teriam sido «Venceste, Galileu!», mas nunca foi historicamente provado que o imperador pagão tenha mesmo dito isso.

Sem prejuízo do culto que prestava à generalidade dos Deuses, Juliano tinha especial veneração pelo Sol Invictus (Sol Invencível), por Zeus (Deus do Céu, do Raio e da Justiça, arquetipicamente indo-europeu ou ariano), por Apolo, por Mitra (antigo Deus ariano da luz e dos contratos) e pela Mãe dos Deuses. Conhecem-se actualmente pelo menos duas orações compostas por Juliano em honra dos Deuses (clicar para ler). Sabe-se também que se iniciou em várias religiões da época, entre as quais o Mitraísmo, que poderia ser hoje a religião dominante no Ocidente se o Cristianismo tivesse sido detido, isto no dizer do historiador Renan.

Dizia ele «Fazer por zelo tudo o que está ao seu alcance, é, na verdade, uma prova de piedade», sendo a piedade aqui entendida, não no sentido cristão, que é «compaixão», mas sim no significado original do termo, isto é, pagão, pois que Pietas é o dever religioso para com os Deuses e para com a Pátria.

É de reter esta sua declaração sumária e concisa sobre o modo como encarava o Divino:
«A primeira coisa que devemos pregar é a reverência para com os Deuses. É apropriado que efectuemos o nosso serviço aos Deuses como se Eles estivessem presentes ao pé de nós e nos estivessem a ver, e mesmo que não sejam vistos por nós pudessem dirigir o Seu olhar, mais poderoso do que qualquer luz, tão fundo como os nossos pensamentos mais escondidos.»

Quem quiser saber mais, pode ir cultivar-se no site da The Julian Society.



Poderiam ser destes os vitrais dominantes por todo o Ocidente, se Juliano não tivesse morrido antes do tempo...


 
Carta de Juliano à população de Alexandria em 362:
 
«Se o vosso fundador tivesse sido um dos galileus, homens que transgrediram a sua própria lei e pagaram por isso como mereciam, uma vez que escolheram viver em desafio à lei e introduziram uma nova doutrina e ensinamento, mesmo assim não seria razoável da vossa parte exigir o retorno de Athanásio. Mas, sendo as coisas como são, e tendo sido Alexandre o fundador da vossa cidade e Serápis o seu Deus padroeiro, juntamente com a Sua consorte a Virgem, a Rainha de todo o Egipto, Isis... não me refiro à parte saudável da cidade, mas à parte que está adoecida pela audácia de falar em nome do todo.
Estou estarrecido de vergonha, afirmo-o pelos Deuses, ó homens de Alexandria, por pensar que um só alexandrino possa admitir ser um galileu. Os antepassados dos genuínos Hebreus foram escravos dos Egípcios há muito tempo, mas nestes dias, homens de Alexandria, vocês que conquistaram os Egípcios - pois o vosso fundador foi o conquistador do Egipto - submetem-se, apesar das vossas tradições sagradas, em voluntária escravidão a homens que reduziram a nada os ensinamentos dos seus ancestrais. Não tendes por isso nenhuma memória daqueles dias felizes de antigamente quando todo o Egipto estava em comunhão com os Deuses e nós usufruíamos daí muitos benefícios. Mas aqueles que apenas ontem introduziram entre vós esta nova doutrina, digam-me, que benefícios é que trouxeram à cidade? O vosso fundador era um homem respeitador dos Deuses, Alexandre da Macedónia, de maneira nenhuma, por Zeus, uma dessas pessoas, nem sequer se parecia nada com os Hebreus, os quais se mostraram por seu turno muito superiores aos galileus. Não, Ptolomeu, filho de Lagus, provou ser mais forte do que os Judeus, enquanto Alexandre, se tivesse tido de enfrentar os Romanos, tê-los-ia feito lutar arduamente, até a eles, pela supremacia. E que dizer dos Ptolomeus que sucederam ao vosso fundador e cuidaram da vossa cidade desde os seus primeiros anos como se fosse a sua própria filha? Não foi certamente pelos sermões de Jesus que eles lhe aumentaram o renome, nem pelos ensinamentos dos galileus, detestados dos Deuses, que aperfeiçoaram a sua administração da qual ela usufrui e à qual deve a sua presente boa fortuna.
Em terceiro lugar, quando nós Romanos nos tornámos seus donos e a tirámos das mãos dos Ptolomeus que a governavam mal, Augusto visitou a vossa cidade e fez o seguinte discurso aos vossos cidadãos: «Homens de Alexandria, absolvo a cidade de toda a culpa, pela minha reverência pelo poderoso Deus Serápis, e também pelo bem-estar do próprio povo e o grande renome da cidade. Mas há uma terceira razão para a minha boa vontade para convosco, e essa é o meu camarada Areius.» Este Areius era um concidadão vosso e um amigo familiar de César Augusto, filósofo de profissão.
Estas são então, resumindo, as bênçãos atribuídas pelos Deuses Olímpicos à vossa cidade em particular, e eu estou a deixar de lado muitas porque levaria muito tempo a descrevê-las. Mas as bênçãos que são concedidas pelos Deuses visíveis a todos, todos os dias, não apenas a poucas pessoas ou a uma só raça, ou a uma só cidade, mas a todo o mundo ao mesmo tempo, como podem vocês não as conhecer? Estarão insensíveis aos raios que descem de Hélios (Sol)? Ignoram que o Verão e o Inverno Dele vêm? Ou que todos os tipos de vida animal e vegetal provêm dele? E não percebem que grandes bênçãos a cidade recebe Dela que é gerada de e por Ele, até Selene (Lua), que é criador de todo o Universo? No entanto vocês têm a audácia de não adorar nenhum destes Deuses; e pensam que aquele que nem vocês nem os vossos pais alguma vez viram, nem sequer Jesus, merece a categoria de Deus o Verbo. Mas o Deus que desde tempos imemoriais toda a humanidade contemplou e adorou, e do Qual o culto derivou, isto é, o poderoso Hélios, a imagem viva inteligível do Seu Pai, com alma e inteligência, causa de todo o bem... se tomarem atenção à minha admoestação, irão aproximar-se pelo menos um pouco da verdade. Não irão afastar-se do caminho certo se derem atenção a alguém que até ao seu vigésimo ano andou pelo vosso caminho mas que desde há doze anos andou nesta via de que falo, pela graça dos Deuses.
Portanto, se vos der agradar obedecer-me, irão dar-me alegria. Mas se preferirem perseverar na superstição e ensinamento de homens maus, pelo menos concordem em não ansiar por Atanásio. Em qualquer caso há muitos dos seus alunos que podem confortar esses comichosos ouvidos vossos que anseiam por ouvir palavras ímpias. Só desejo que, juntamente com Atanásio, a maldade da sua ímpia escola tenha sido suprimida. Mas tal como as coisas estão vocês têm uma boa multidão deles e não precisam de se preocupar. Qualquer homem que vocês elejam da multidão não será em nada inferior àquele pelo qual anseiam, em qualquer aspecto, para o ensinamento das escrituras. Mas se fizeram estes pedidos porque são tão apreciadores da subtileza geral de Atanásio - fui informado de que o homem é um traste esperto - então deveis saber que por esta mesma razão foi ele banido da cidade. Porque um intrometido é por natureza inadequado para liderar o povo. Mas se este líder nem sequer é um homem mas apenas um desprezível fantoche, como esta grande personagem que pensa que está a arriscar a cabeça, isto constitui seguramente um sinal de desordem. Por conseguinte, para que nada desse género possa acontecer convosco, tal como há muito dei ordens para que ele saísse da cidade, digo agora que ele se vá embora do Egipto.
 
Que isto seja proclamado aos meus cidadãos de Alexandria


44 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hoje em 2 noticias que vi sobre crimes, aparecem imagens de negros. MILAGRE


Jovem esfaqueado junto à escola Seomara da Costa Primo http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3291481

Alenquer: Mulher que matou filhos volta a não conseguir justificar crime http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=640924

26 de junho de 2013 às 22:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se nem Diocleciano conseguiu, não acho que Juliano fosse capaz.

26 de junho de 2013 às 23:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vídeo de mulher branca a ser violentamente espancada à frente da sua filha por um símio que lhe invadiu a casa:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dvvHMM6TF50

27 de junho de 2013 às 11:53:00 WEST  
Anonymous Frontal Norte said...

Mandaram o tipo à África do Sul, é jornalista. À porta do hospital onde Mandela agoniza diz o tal jornalista português que se coloca a possibilidade de se terminar o apoio artificial, tecnológico, à vida do velho líder. Mas tomar essa decisão enfrenta um problema, diz-nos, com ar semi-pesaroso semi-analítico. E explicita o tal problema, como se pedindo a nossa compreensão para aquele peculiar contexto cultural, quiçá muito africano: é que na "tribo" de Mandela só se pode fazer isso, cessar o apoio artificial à sobrevivência, a pedido do próprio. Ora como Mandela está (já) impedido de o fazer só resta uma solução. Que a família tome essa decisão.

Ocorre-me que na minha "tribo" também é assim.

Não sei quais serão as regras, morais e legais, para estes casos lá na "tribo" do energúmeno jornalista. Nem os da "tribo" (selvagem, canibal, ágrafa decerto) dos seus espectadores, consumidores dos seus anunciantes.

27 de junho de 2013 às 15:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Polónia , um belo pais Europeu, lindas cidades e uma grande Historia. Quem lá esteve não esquece a beleza daquele pais e a beleza das mulheres Polacas. Polónia é um pais monolítico (polacos 98%),falam o Polaco , uma língua Eslava .

http://www.youtube.com/watch?v=x8VZpW79qJM

27 de junho de 2013 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É isso que critico vivamente em alguma Extrema-direita Europeia , principalmente na Extrema-Direita Húngara que está actualmente no poder, digo alguma pois sei que também há na Europa partidos de Extrema-Direita que não embarcam em discursos estúpidos tal como aqueles que assistimos na Hungria .Os Judeus não representam nenhum perigo para a Europa , nunca representaram , são uma gente inteligente , ordeira e empreendedora , todo o Judeu gosta de estudar de aprender , são um povo que ama o conhecimento. Tenho a certeza que a Frente Nacional Francesa não se importaria de enviar todos os Africanos e muçulmanos que residem na França para a Hungria e receber em troca os Judeus que por lá vivem , eu como Português não me importaria mesmo nada , de enviar para a Hungria muitos emigrantes que por cá vivem e se dedicam somente ao crime (os emigrantes trabalhadores e ordeiros podem ficar por cá , são muito bem-vindos) e receber em troca TODOS os Judeus daquele pais de Leste.Peço que não censures o meu comentário , pois aqui quero mostrar que nem todos os que frequentam este Blog são radicais e muito menos com ideais Nazis

http://www.youtube.com/watch?v=gnXrJtAMRKw

27 de junho de 2013 às 16:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não censuro nada que seja ideológico. E não concordo que Portugal devesse receber os Judeus em massa. Cada Povo tem de ter o seu espaço e o lugar dos Judeus é Israel.

27 de junho de 2013 às 16:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Se nem Diocleciano conseguiu, não acho que Juliano fosse capaz.»

Eu penso que poderia de facto ter feito maior diferença do que Diocleciano.

27 de junho de 2013 às 16:54:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

«Os Judeus não representam nenhum perigo para a Europa , nunca representaram , são uma gente inteligente , ordeira e empreendedora , todo o Judeu gosta de estudar de aprender , são um povo que ama o conhecimento.»

Alto lá e pára a dança! Mas que raio de conversa é esta!? Então eu tenho andando a criticar o ex-ariano e outros nacionalistas por causa do seu foco excessivo nos judeus e agora aparece-me este caramelo com um discurso diametralmente oposto?..

Nem 8, nem 80, pá! Nem os judeus controlam todos os centros de poder do mundo, nem nenhum verdadeiro nacionalista os pode querer por cá. Nenhum judeu pode ter lugar na Europa, a não ser como turista temporário, porque os judeus não são Europeus. É tão simples quanto isso! Nem sequer os ateus oriundos do judaísmo são de confiança!


«(…) eu como Português não me importaria mesmo nada de enviar para a Hungria muitos emigrantes que por cá vivem e se dedicam somente ao crime (os emigrantes trabalhadores e ordeiros podem ficar por cá , são muito bem-vindos) e receber em troca TODOS os Judeus daquele pais de Leste».

Então, desculpa lá, mas não és lá muito inteligente. Os africanos, brasileiros e afins provocam conflitos ao nível da comunidade porque, para além da sua predisposição natural e cultural, são pouco instruídos e vêm de paragens onde a sociedade é mais agressiva e menos civilizada. É fácil não gostar deste tipo de gente porque os seus actos falam por si.

Mas a civilidade e integrabilidade dos judeus não passa da aparência. Não é pelo facto de um grupo ser mais inteligente e menos propenso à conflitualidade directa com a arraia-miúda que o seu objectivo em relação a nós passa a ser diferente. A verdade é que os judeus são sectários, divisivos e geralmente intolerantes em relação àqueles que se lhes opõem. E, embora eu ache este comportamento aceitável em Israel, não posso tolerá-lo na Europa. Porque a Europa é a minha casa, aqui quem manda é a minha gente.

As pessoas esquecem-se que grande parte da propaganda do terceiro Reich vingou precisamente porque havia um genuíno sentimento de revolta contra os judeus. Os judeus dominavam certos sectores-chave da sociedade, em particular o direito, tendo a desproporção de advogados judeus nalgumas cidades da Alemanha conduzido a situações de verdadeiro abuso.

Advogar que um grupo de pessoas que são étnica e culturalmente distintas de nós possa vir para aqui, ainda por cima quando esse grupo tem um historial de inteligência e tendenciosidade absolutamente aterradores é uma estratégia completamente suicida.

É por isso que TODOS têm de partir! TODOS!

A Europa é para os europeus, não é para mais ninguém!

Eu diria que a nossa sorte é os judeus serem mais escassos em número do que os islâmicos e negróides, senão seriam uma ameaça muito mais séria à nossa continuidade.

27 de junho de 2013 às 17:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"«Os Judeus não representam nenhum perigo para a Europa , nunca representaram , são uma gente inteligente , ordeira e empreendedora , todo o Judeu gosta de estudar de aprender , são um povo que ama o conhecimento.»

Alto lá e pára a dança! Mas que raio de conversa é esta!? Então eu tenho andando a criticar o ex-ariano e outros nacionalistas por causa do seu foco excessivo nos judeus e agora aparece-me este caramelo com um discurso diametralmente oposto?.."


bem, esta conversa é a do teu ídolo Caturo.
ou ainda não percebeste que esse gajo é ele como anónimo??

27 de junho de 2013 às 18:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«bem, esta conversa é a do teu ídolo Caturo»

Não, não é. A minha conversa está por mim bem representada, nesta caixa de comentários, e eu sempre disse que o lugar dos Judeus é em Israel. Mas o Bruno, com o desespero mentecapto do costume, tenta empurrar para as fileiras do inimigo quem não pensa exactamente como os seus donos lhe mandam pensar.

27 de junho de 2013 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o que é certo é que esse anónimo já está farto de comentar aqui, até usa as maiúsculas nas mesmas palavras que tu (judeus, etc) mas nunca te vi criticá-lo, é porque deves mesmo vê-lo como "inimigo".
haha deve ser isso.

27 de junho de 2013 às 21:07:00 WEST  
Anonymous Afonso de Portugal said...

Ex-ariano
«ou ainda não percebeste que esse gajo é ele como anónimo??»

Mais depressa acredito que foste tu, só para veres a reacção dele!...

27 de junho de 2013 às 21:30:00 WEST  
Anonymous Afonso de Portugal said...

Ex-ariano...
«bem, esta conversa é a do teu ídolo Caturo.»

Tenho reparado que, ultimamente, escreves muitas vezes "o teu ídolo Caturo" quando te diriges a mim. Isso é suposto ser uma provocação?...

É que, mesmo que ele fosse o meu ídolo, mais vale ter um camarada nacionalista como ídolo do que andar a divinizar retroactivamente um ditador alemão com um bigodinho ridículo que, na sua liderança fanática e incompetente, conduziu à morte milhões de arianos!

Ou endeusar os povos do Norte da Europa só porque detêm a supremacia económica do velho continente desde a revolução industrial...

Mas pronto… cada maluco, sua mania!

27 de junho de 2013 às 21:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Mais depressa acredito que foste tu, só para veres a reacção dele!...»

Por acaso também pensei nisso, ehehehehh... Não me admirava mesmo nada que fosse esse o caso. E depois como não eu não tenho a reacção que lhe convém para poder dizer que eu queria os Judeus na Europa, que faz ele, é fácil, diz à mesma que eu quero os Judeus na Europa e acabou, já 'tá, tudo muito simples, para o Bruno é mesmo assim, tudo a «bater certo» com as suas teorias coladas com cuspo, ahahahahahh...

27 de junho de 2013 às 22:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Ou endeusar os povos do Norte da Europa só porque detêm a supremacia económica do velho continente desde a revolução industrial...»

O que acontece é que o Bruno funciona assim, como subserviente adorador de pessoas, e depois quando a sua subserviência lhe é atirada ao focinho, tenta dizer que quem lho atira ao focinho também é subserviente, é a velha falácia do «tu quoque!», enfim, a pobreza do costume.

27 de junho de 2013 às 22:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Eu penso que poderia de facto ter feito maior diferença do que Diocleciano."

Porquê?

27 de junho de 2013 às 22:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Porque actuou de modo mais inteligente e conhecia o Cristianismo por dentro.

27 de junho de 2013 às 23:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«o que é certo é que esse anónimo já está farto de comentar aqui, até usa as maiúsculas nas mesmas palavras que tu (judeus, etc) mas nunca te vi criticá-lo,»

Outra mentira. Primeiro, se usa maiúsculas para referir os Judeus faz ele bem, que os Povos devem referir-se com letra grande, a meu ver. Segundo, porque eu nunca publiquei nada dele sem criticar a parte em que ele diga que a Europa deve ter judeus.

27 de junho de 2013 às 23:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«A Europa é para os europeus, não é para mais ninguém!»

No caso dos portugueses, quantos podem afirmar que são 100% "europeus"?

28 de junho de 2013 às 00:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Todos. Ser europeu é uma questão de etnicidade, de herança e cultura. Não se determina apenas pela genética pura e simples.

28 de junho de 2013 às 01:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não censuro nada que seja ideológico. E não concordo que Portugal devesse receber os Judeus em massa. Cada Povo tem de ter o seu espaço e o lugar dos Judeus é Israel."

tu queres por a limpo tudo o que aqui é públicado??

Jás estás como o outro.. falta dizeres a frase " foi limpinho, limmmmpinho...." no fim de cada comentário e está tudo OK.

Estás a usar o movimento nacionalista Portugues para te promover pessoalmente, isso é uma caracteristica da emulação socialista.


As pessoas escrevem aqui na maioria das vezes não é para ti mas sim para trocar ideias com a comunidade nacionalista.

Tu queres impor a tua "agenda" a toda a gente. Como podes criticar a RTP por não dar voz ao PNR e ao mesmo tempo num simples blogue exerces censura..?

É patético. Se fosses director de conteúdos da RTP so entravam lá as opiniões que te fossem favoráveis? Então mas qual é a contrariedade desta merdA.

28 de junho de 2013 às 01:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tenho reparado que, ultimamente, escreves muitas vezes "o teu ídolo Caturo" quando te diriges a mim. Isso é suposto ser uma provocação?...

É que, mesmo que ele fosse o meu ídolo, mais vale ter um camarada nacionalista como ídolo do que andar a divinizar retroactivamente um ditador alemão com um bigodinho ridículo que, na sua liderança fanática e incompetente, conduziu à morte milhões de arianos!

Ou endeusar os povos do Norte da Europa só porque detêm a supremacia económica do velho continente desde a revolução industrial...

Mas pronto… cada maluco, sua mania!

desde a revolução industrial?quem assegurou a Portugal ser o primeiro estado moderno contra a espanha?não foram os ingleses em albujarrota?..o século de ouro da Holanda não foi no xvii antes da tal revolução?..

28 de junho de 2013 às 02:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que acontece é que o Bruno funciona assim, como subserviente adorador de pessoas, e depois quando a sua subserviência lhe é atirada ao focinho, tenta dizer que quem lho atira ao focinho também é subserviente, é a velha falácia do «tu quoque!», enfim, a pobreza do costume.

sim, o thor que é nordicista..tu que vives a postar foto de putas do norte

28 de junho de 2013 às 02:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
Outra mentira. Primeiro, se usa maiúsculas para referir os Judeus faz ele bem, que os Povos devem referir-se com letra grande, a meu ver. Segundo, porque eu nunca publiquei nada dele sem criticar a parte em que ele diga que a Europa deve ter judeus."


esse teu alter-ego foi o mesmo que disse que havia europeus negros, muçulmanos e etc
é o mesmo que disse que os nazis são horríveis e repugnantes.
coisas que não te vi criticares, nem uma nem outra.

todos sabemos isso. é escusado disfarçar.

28 de junho de 2013 às 03:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É que, mesmo que ele fosse o meu ídolo, mais vale ter um camarada nacionalista como ídolo do que andar a divinizar retroactivamente um ditador alemão com um bigodinho ridículo que, na sua liderança fanática e incompetente, conduziu à morte milhões de arianos!"


isso do divinizar retroactivamente um ditador alemão é alucinação tua. mas de todo.

sim, foi o Hitler que levou à morte milhões de arianos.
não foram os vendidos Churchill e Roosevelt, que até recusaram ofertas de paz, nem foi o exército vermelho.
quem matou milhões de arianos foi o Hitler...

28 de junho de 2013 às 03:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"«Ou endeusar os povos do Norte da Europa só porque detêm a supremacia económica do velho continente desde a revolução industrial...»

O que acontece é que o Bruno funciona assim, como subserviente adorador de pessoas, e depois quando a sua subserviência lhe é atirada ao focinho, tenta dizer que quem lho atira ao focinho também é subserviente, é a velha falácia do «tu quoque!», enfim, a pobreza do costume."


acontece que quem fala assim, é um sujeito rídiculo que ao mesmo tempo que se gaba de não ser "subserviente" a ninguém, é o mesmo que depois endeusa precisamente o Norte da Europa, por alegadamente ter muito pouca corrupção, ser muito "evoluído", "democrático", e assim e assado, etc

28 de junho de 2013 às 03:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"«Mais depressa acredito que foste tu, só para veres a reacção dele!...»

Por acaso também pensei nisso, ehehehehh... Não me admirava mesmo nada que fosse esse o caso."


sim, porque vocês são mais burros que uma porta velha.

28 de junho de 2013 às 03:21:00 WEST  
Anonymous DIREITA said...

Não, não é. A minha conversa está por mim bem representada, nesta caixa de comentários, e eu sempre disse que o lugar dos Judeus é em Israel. Mas o Bruno, com o desespero mentecapto do costume, tenta empurrar para as fileiras do inimigo quem não pensa exactamente como os seus donos lhe mandam pensar.

o lugar dos judeus é fora da Europa e de qualquer pais branco.
israel é uma caso separado que nada tem a ver com esta discussão!

28 de junho de 2013 às 12:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

« "«Mais depressa acredito que foste tu, só para veres a reacção dele!...» Por acaso também pensei nisso, ehehehehh... Não me admirava mesmo nada que fosse esse o caso."

«sim, porque vocês são mais burros»

Não, é porque já sabemos como és atrasado mental e rancoroso e estás sempre a querer provar que somos o inimigo, porque na porca da tua existência medíocre e cobarde não sabes fazer mais nada senão alimentar intrigas nojentas contra quem faz de facto algo de útil.

28 de junho de 2013 às 21:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"«Ou endeusar os povos do Norte da Europa só porque detêm a supremacia económica do velho continente desde a revolução industrial...»

O que acontece é que o Bruno funciona assim, como subserviente adorador de pessoas, e depois quando a sua subserviência lhe é atirada ao focinho, tenta dizer que quem lho atira ao focinho também é subserviente, é a velha falácia do «tu quoque!», enfim, a pobreza do costume."

«acontece que quem fala assim, é um sujeito rídiculo que ao mesmo tempo que se gaba de não ser "subserviente" a ninguém, é o mesmo que depois endeusa precisamente o Norte da Europa,»

O que acontece é que nunca ninguém aqui endeusa o norte da Europa, apenas lhe reconhece a grandeza e o nível civilizacional, mas em posição de hombridade, coisa que o Bruno não pode compreender, porque para ele reconhecer a grandeza alheia de maneira generosa está fora de questão, ele não tem dignidade nem estatura para isso - como naturalmente subserviente que é, quando se apercebe das coisas boas alheias, ou as nega, em inveja pura, ou então pura e simplesmente baixa a cerviz e declara-se inferior.

Claro que uma merda humana destas não tem capacidade para avaliar atitudes de quem não seja subserviente.


28 de junho de 2013 às 21:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

" Outra mentira. Primeiro, se usa maiúsculas para referir os Judeus faz ele bem, que os Povos devem referir-se com letra grande, a meu ver. Segundo, porque eu nunca publiquei nada dele sem criticar a parte em que ele diga que a Europa deve ter judeus."

«esse teu alter-ego foi o mesmo que disse que havia europeus negros, muçulmanos »

Nunca o vi dizer isso. De resto, de nada te serve estares a tentar fugir com o rabo à seringa para esconderes a tua rasquice profunda - como eu te deito abaixo a mundivisão do nacionalista-logo-anti-sionista, tudo fazes para pura e simplesmente negar que eu seja nacionalista racialista, o que além de sumamente idiota também é sinal de ingratidão, pois que o pouco que aprendeste de pensamento nacionalista e racialista fui eu quem to ensinou.


28 de junho de 2013 às 21:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O que acontece é que o Bruno funciona assim, como subserviente adorador de pessoas, e depois quando a sua subserviência lhe é atirada ao focinho, tenta dizer que quem lho atira ao focinho também é subserviente, é a velha falácia do «tu quoque!», enfim, a pobreza do costume.

«sim, o thor que é nordicista..tu que vives a postar foto de putas do norte»

Não, o Bruno diz que os nórdicos são superiores mas não é nordicista, eeheheh... nordicista é quem gosta de nórdicas, pois é, até os pretos que casam com nórdicas são nordicistas, ehehehh...

Só mesmo um autista favelado e complexadamente nordicista agarrado à sua suequinha de pipo (boneca insuflável loira) é que podia dizer uma destas. :D

28 de junho de 2013 às 21:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não censuro nada que seja ideológico. E não concordo que Portugal devesse receber os Judeus em massa. Cada Povo tem de ter o seu espaço e o lugar dos Judeus é Israel."

«tu queres por a limpo tudo o que aqui é públicado?? »

Tudo. Qual é a dúvida?



«Estás a usar o movimento nacionalista Portugues para te promover pessoalmente, »

Alto... então afinal juras por quem mal te pariu que eu me estou a enterrar com o blogue, e que não tenho credibilidade nenhuma, e não tenho não tenho não tenho, mas agora até dizes que eu me promovo pessoalmente? Ehehehheh... sim, promovo-me imenso, até escrevo com o meu nome e tudo, pois claro..

Enfim, és de tal modo acometido por grave defeito de carácter que em cada boca que mandas se te topa o ressentimento de inveja impotente.



«As pessoas escrevem aqui na maioria das vezes não é para ti mas sim para trocar ideias»

Não, algumas fazem-no, outras não. Nos bons tempos em que a maioria dos que cá escreviam tinham realmente algo para dizer, e trocar realmente ideias entre si, casos da Vera, da Gala Placídia, do Oestreminis, do PortugalSSempre, do --, entre outros, aí sim, dava gosto ver as trocas de ideias, frequentemente discordando, mas sempre com categoria e elevação. Agora com merda autista desonesta que só aparece aqui para inventar acusações ridículas contra quem lhes desfaz os mitos e dogmas, para isso não há pachorra e era o que mais faltava que eu a discutir e a clarificar confusões desonestas perdesse ainda mais tempo do que já perco. Os piolhos dessa laia bem queriam que o blogue fosse o seu chiqueirinho pessoal de conversa futriqueira e rebuscadamente palerma, interminável e «tineiger» no tom, mas bem se enganam. Farão isso no Hyperburro, aqui não.


«Tu queres impor a tua "agenda" a toda a gente. »

Pois, eu obrigo toda a gente a pensar como eu, pois claro, até sou eu que obrigo «toda a gente» a vir ao meu blogue, isto tem íman e os computadores mandam toda a gente para cá assim que abrem uma janela de navegação, eheheheh...

Mais uma vez mostras a tua rasquice de carácter, involuntariamente, como de costume.

E sabes porquê?

Por isto, rapazinho: porque o blogue é frequentemente actualizado, divulga muita informação importante para o pensamento nacionalista (não se concentra em discutir o que aconteceu há setenta anos na Alemanha ou o que supostamente se passa nos Bilderbergues) e por isso as pessoas vêm cá ler. Além disso, o blogue tem liberdade de expressão, mais do que qualquer outro até à data, pelo que aqui podem ser lidas posições realmente divergentes. Isto torna o Gladius concorrido, o que faz com que haja algumas centenas de pessoas a ler o que escrevo, todos os dias - e isso irrita-te. Incomoda-te. Tu não gostas que eu tenha esta «tribuna», porque esta «tribuna» contraria a mundivisão que tu e quejandos andaram que tempos a querer impingir à meia-dúzia de putos ingénuos que vos caíam nas mãos, saudavelmente entusiasmados por suásticas mas rapidamente transformáveis em bacocos autistas do vosso gueto.

Por isso é que tu dizes que eu «obrigo» as pessoas a aceitarem a minha agenda. É porque o que tu querias mesmo era que esta «agenda» não pudesse ser ouvida e só a tua «agenda» fosse conhecida.



«RTP por não dar voz ao PNR e ao mesmo tempo num simples blogue exerces censura..?»

Sim, é por exercer a censura no blogue que coisas como tu aqui vêm dizer asneiras em catadupa, pois claro. :D

Fazes mal em atribuir-me o fanatismo totalitário que só tu tens na cabeça.



28 de junho de 2013 às 22:11:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Ex-ariano disse…
«desde a revolução industrial? quem assegurou a Portugal ser o primeiro estado moderno contra a espanha?não foram os ingleses em albujarrota?»

Não há nenhuma razão defintiva para se dar como adquirido que os portugueses não teriam ganhado (ou ganho, como é modernaço dizer-se e escrever-se agora) a batalha de Aljubarrota sem os ingleses. Nem mesmo o Prof. João Gouveia Monteiro da Universidade de Coimbra, que defende convictamente essa hipótese, a dá como um dado adquirido. E não há nenhum consenso acerca dessa matéria no seio da comunidade académica nacional.


«..o século de ouro da Holanda não foi no xvii antes da tal revolução?..»

Qualquer indivíduo que leia o que eu escrevi anteriormente e que não seja um desonesto dos quatro (ou sete) costados percebe perfeitamente que eu me estava a referir à hegemonia económica da generalidade dos povos do Norte da Europa. Nesse sentido, o facto de ter havido períodos de domínio relativo por parte de alguns norte-europeus (viquingues, suevos, godos, etc.) não invalida em nada o argumento de que o domínio económico generalizado por parte dos povos do Norte da Europa é relativamente recente.

E o mais curioso da argumentação do ex-ariano/Bruno é que ele nem sequer se deu ao trabalho de negar a acusação que lhe lancei inicialmente. Que era, recorde-se, de ele endeusar os povos do Norte da Europa. Em vez de refutar a minha acusação, o que é que o ex-ariano/Bruno fez? Decidiu precisamente confirmá-la, ao vir choramingar que os portugueses sem os ingleses não seriam nada!

Mas diz ele que não é nordicista…

29 de junho de 2013 às 18:10:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Ex-ariano disse…
«sim, foi o Hitler que levou à morte milhões de arianos.
não foram os vendidos Churchill e Roosevelt, que até recusaram ofertas de paz, nem foi o exército vermelho.
quem matou milhões de arianos foi o Hitler...
»

Também foi o Hitler, por muito que te custe a ti e a outros autistas que insistem em vê-lo como um deus.

Querer manter tantas frentes ao mesmo tempo, desperdiçar tantos recursos materiais e humanos, e insistir em sacrificar divisões inteiras quando a guerra já estava mais do que perdida foi inteiramente culpa da sua incompetência e dos seus comandantes.

29 de junho de 2013 às 18:11:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

Ex-ariano, citando Afonso de Portugal e Caturo...

[AdP]: «Mais depressa acredito que foste tu, só para veres a reacção dele!...»

“[Caturo]: Por acaso também pensei nisso, ehehehehh... Não me admirava mesmo nada que fosse esse o caso."

[Bruno]: sim, porque vocês são mais burros que uma porta velha.


Ahahahahaha, brilhante refutação! Não pode ter sido o ex-ariano/Bruno porque os outros são burros!

Até já estou a ver esta maravilha retórica aplicada a uma situação do mundo real:

[Juiz]: Os indícios apontam para a possibilidade de o senhor ter roubado o dinheiro!

[Réu]: Não pode ser, Sr. Dr. Juiz, porque o senhor é mais burro do que uma porta velha!


Ahahahahahahahah…

29 de junho de 2013 às 18:14:00 WEST  
Blogger Afonso de Portugal said...

E agora, camarada Caturo, transcrevo mais um momento de animada diversão vindo directamente do blogue do ex-ariano/Bruno, porque rir é o melhor remédio:

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=2516996549578235885&postID=6562174740770902027

[Caps Loucão]: «teu post foi perfeito e desmascarou muitos numa mesma cajadada naquele tópico la..o afonso não foi grande decepção; eu já sabia que ele era proto-kosher pois no blog dele é como o blog do mc que só fala em sexualidades e gêneros crosticos pra omitir o cerne em maior proporção real, mas aquela tua metida foi fodastica; a mascara do celso e do afonso caíram de uma só vez..o celso afinal é a mesma merda dos minho-timoristas..»

[Bruno]: «patéticos do caralho, ainda disseram que aquele anónimo era eu, a escrever só para lhes "testar" e "provocar".

são tão burros que nem vêem o rídiculo da situação. escrevem merdas como anónimos e ainda
têem a lata de dizer que sou eu hehe

muito mais facilmente é o Caburro a escrever aquelas merdas todas pró-judeus, só para testar as reacções dos visitantes do blogue - eu incluído.

como se eu já não soubesse que é ele como anónimo e fosse perder tempo com aquela merda, ou insultá-lo de kosher para baixo.

quero mais é que este infiltrado se foda.

aliás, foi o mesmo que disse que havia europeus negros, mouros, asiáticos, etc»

[Caps Loucão]: «credo, aquele blog ta mais kosher do que já era.. acabou mesmo.. ja tirei até dos meus favoritos.. é só censura e kosherice»


Diálogos como este não se encontram nem nas melhores "sitcoms" de comédia britânica! Estou até tentado em recolher e compliar as interacções entre estes dois num livro! Ehehehehe….

29 de junho de 2013 às 18:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Todos. Ser europeu é uma questão de etnicidade, de herança e cultura. Não se determina apenas pela genética pura e simples.»

Ora aqui está uma afirmação com a qual eu estou 100% de acordo.

Mas deixa que te diga que a acho um bocado contraditória com muita coisa que aqui publicas.

29 de junho de 2013 às 19:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ao que te referes?

30 de junho de 2013 às 17:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Que era, recorde-se, de ele endeusar os povos do Norte da Europa. Em vez de refutar a minha acusação, o que é que o ex-ariano/Bruno fez? Decidiu precisamente confirmá-la, »

Além de ter tentado um infantilíssimo «ai, tu é que és!», querendo dizer que louvar as conquistas civilizacionais dos Nórdicos, como eu faço, é a mesma coisa que declarar a superioridade dos mesmos, que isto só ele é que faz, ehehehh... o relativismo palerma e invertebrado do costume.

30 de junho de 2013 às 17:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Os Judeus não representam nenhum perigo para a Europa , nunca representaram , são uma gente inteligente , ordeira e empreendedora , todo o Judeu gosta de estudar de aprender , são um povo que ama o conhecimento."

Mas algum europeu que goste dos povos europeus quer que haja uma elite alógena a dominar os países europeus?!

1 de julho de 2013 às 01:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Mas deixa que te diga que a acho um bocado contraditória com muita coisa que aqui publicas."

Pois, se se admite que pessoas que não são 100% geneticamente europeias como europeias, então tem que se admitir que pessoas não são nada europeias, como é o caso dos pretos, como europeias. Tu estás lá.

1 de julho de 2013 às 01:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Raciocínio completamente idiota. É uma nova versão, mais palerma, do «pensamento» de «perdido por cem, perdido por mil» - só porque temos um bocadinho de mistura, já não podemos defender a identidade racial porque esta «já está completamente perdidaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!». Imbecilidade pura e dura.

Na verdade, repito, não há raças puras - mas há raças. E a questão da pureza genética é imbecilmente traiçoeira, uma vez que não só é verdade que em muitíssimos países europeus há algo de geneticamente não europeu, como também é verdade que a questão de determinar o que é europeu ou deixa de ser tem os seus limites. O que há é um conjunto de haplogrupos que abundam na Europa e é tudo, isto em termos genéticos, terreno ainda pouco conhecido e muito relativo. Entretanto, o aspecto étnico é muito mais firme - inclui a genética mas também a cultura folclórica e a língua. Integrável na Europa ou em ligação estreita à Europa é tudo o que seja caucasóide e de raiz indo-europeia. Os Arménios, por exemplo, são a meu ver europeus, mesmo que de acordo com um estudo genético só trinta e dois por cento da sua genética seja «europeia».


1 de julho de 2013 às 02:31:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home