terça-feira, maio 28, 2013

FALSOS MEDICAMENTOS CHINESES QUE VINHAM PARA PORTUGAL FORAM APREENDIDOS EM FRANÇA

Cerca de um milhão e duzentas mil embalagens de aspirina foram aprendidas pelas autoridades francesas. Os falsos comprimidos só tinham glicose e vinham a caminho de Portugal, Espanha, África francófona e o Sul de França.
As aspirinas vinham da China disfarçadas no meio de um carregamento de chá e, segundo o Ministério de Economia Francês, esta é uma das maiores apreensões de sempre na Europa.
Em Portugal, o presidente do Infarmed, questionado sobre a apreensão, diz considerar “paticamente impossíveis medicamentos falsificados entrarem no circuito oficial”. No entanto, o dirigente alerta para os riscos de comprar em circuitos alternativos, como a internet.
Por outro lado, Eurico Castro Alves admite, ao Diário de Notícias, que este tipo de contrafacção de tem vindo a aumentar e que 1% dos medicamentos na Europa e em outros países desenvolvidos são falsificados, enquanto em África os números sobrem para os 30%.
O presidente do Infarmed sublinha que as autoridades portuguesas estão muito atentas a este tipo de crimes e lembra que o ano passado uma operação conseguiu travar a entrada de 33.658 medicamentos ilegais no País.