sábado, março 30, 2013

O PNR DESEJA FELIZ PÁSCOA AOS PORTUGUESES

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=wN4Rbc6HSPY


...isto é música grega!! os muslos roubaram tudo, arte, pensamento, arquitectura, música, tudo...
os melismas bizantinos, eram lindos, antes de 1453...:(

30 de março de 2013 às 22:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Retirado da Wikipédia:

"Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas; em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substítuidos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia e portanto, este é uma alusão a antigos rituais pagãos. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun.

A lebre (e não o coelho) era o símbolo de Gefjun. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada. A versão “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?” é comercialmente mais interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima.

A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. Seus cultos pagãos foram absorvidos e misturados pelas comemorações judaico-cristãs, dando início a Páscoa comemorado na maior parte do mundo contemporâneo."

31 de março de 2013 às 11:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=wN4Rbc6HSPY


"...isto é música grega!! os muslos roubaram tudo, arte, pensamento, arquitectura, música, tudo...
os melismas bizantinos, eram lindos, antes de 1453...:("


É verdade.

31 de março de 2013 às 17:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, há música turca interessante que na verdade tem origem pré-turca, e não admira que tenha origem pré-turca, dado o certamente considerável substrato étnico indo-europeu que por lá há.

31 de março de 2013 às 19:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home