quarta-feira, dezembro 26, 2012

REFERENDO NO EGIPTO - POVO DÁ A VITÓRIA AOS ISLAMISTAS

Isto num país que era alegadamente moderado e tal, e depois ainda há aquela história de que a maioria dos muçulmanos é tolerante para com os outros credos e etc....

O projecto de Constituição defendido pelos islamitas no poder no Egipto foi aprovado por 63,8% dos cerca de 30% de egípcios que participaram no referendo em duas fases e que terminou no passado sábado, anunciou ontem a comissão eleitoral do país.
A taxa de participação dos eleitores na votação ao novo documento nacional – redigido por uma assembleia constituinte escolhida pelo presidente, Mohammed Mursi – foi de 32,9% do total de 52 milhões de eleitores, precisou Samir Abul Maati, presidente da comissão eleitoral, em conferência de imprensa no Cairo.
Os números confirmam os dados avançados no rescaldo do sufrágio por Mursi, antigo dirigente da Irmandade Muçulmana, que apoia a nova lei fundamental egípcia.
Abul Maati rejeitou as acusações da oposição de que tinha havido falsos juízes a fiscalizar a votação, uma das várias alegações de fraude feitas pela Frente Nacional de Salvação (FNS, que agrupa as principais forças da oposição no Egipto).
O projecto de Constituição e a determinação de Mursi de levar a cabo este referendo sem consenso entre todos os partidos e poderes no Egipto provocou inúmeros protestos, que se arrastaram ao longo das duas últimas semanas, com alguns a acabarem em violentos confrontos entre críticos e apoiantes de Mursi. A consulta decorreu nos dias 15 e 22 de Dezembro.
Este sábado, na segunda e última fase da votação, a FNS disse que ia pedir às autoridades que levassem a cabo um inquérito para apurar se houve ou não fraude no referendo, dizendo pretender que as conclusões desta investigação fossem anunciadas antes dos resultados oficiais. Ontem a oposição disse que não cessará a luta, levantando a perspectiva de mais instabilidade no mais populoso país do mundo árabe.
A Frente argumenta, desde o início, que a nova Constituição "é demasiado islamita" e não representa as minorias, como as mulheres e os cerca de 10% de cristãos coptas que compõem a sociedade de maioria islâmica. O grupo da oposição foi acompanhado por uma larga faixa dos juízes egípcios, que boicotaram a supervisão legal do referendo, dificultando ainda mais a apuração de possíveis fraudes eleitorais.
Perante o anúncio dos resultados, os Estados Unidos vieram pedir ao presidente egípcio – eleito este ano depois da queda de Hosni Mubarak, em Fevereiro de 2011 – que ponha fim às divisões no país. "O presidente Mursi, enquanto presidente democraticamente eleito do Egipto, tem a responsabilidade de agir de uma forma que reconheça a necessidade urgente de pôr fim às divisões e dar confiança e apoio ao processo político", disse, em comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Patrick Ventrell.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, qual é o dia da próxima eleição que o PNR irá concorrer?

27 de dezembro de 2012 às 16:51:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não sei, de momento. O que te posso dizer é isto: http://www.pnr.pt/2012/12/23/agenda-para-2013/

27 de dezembro de 2012 às 18:11:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home