quarta-feira, setembro 26, 2012

MAIS UM AVANÇO DO NACIONALISMO EM ESPANHA - PRESIDENTE DA CATALUNHA PROMETE REFERENDO MESMO SEM AUTORIZAÇÃO DE MADRID

A Catalunha vai avançar com um referendo sobre a independência da região com ou sem a permissão do Governo de Rajoy.
O presidente da Generalitat catalã, Artur Mas, anunciou esta manhã, perante o parlamento, que vai convocar um referendo sobre a independência da Catalunha "haja ou não a autorização do Governo central".
"Primeiro há que tentar isso de acordo com as leis", referiu Artur Mas. "A consulta deve ser realizada em qualquer caso. Se pode ser por via do referendo, melhor. Mas se o Governo virar as costas e não autorizar, devemos fazê-lo na mesma", sublinhou o líder demissionário da Catalunha.
Paralelamente, Artur Mas apresentou a demissão do seu executivo, anunciando depois a convocação de eleições antecipadas para o dia 25 de Novembro.
Esta decisão foi justificada por Mas com o facto do programa eleitoral do seu partido de centro-direita, a CiU, só "especificar a criação de um pacto fiscal [com o governo de Madrid] e mais nada", sendo necessária "uma nova legitimidade" para realizar um referendo sobre a separação do território de Espanha.
"São precisas decisões excepcionais para momentos excepcionais. Se o país deve iniciar um processo de grande complexidade, é necessário o aval das urnas", afirmou o governante.



2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

centro-direita

ao menos se assumem, mas ao mesmo tempo é só mais daqueles que querem tirar a catalunha de castela para meter ela no congo

26 de setembro de 2012 às 16:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não convém confundir separatismo com nacionalismo, Caturo.
Separatismo é obra de agentes comunistas, como fazem na Catalunha, País Basco e Irlanda.

26 de setembro de 2012 às 18:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home