sexta-feira, setembro 28, 2012

HOLANDA PASSA A APAGAR ILUMINAÇÃO NAS AUTO-ESTRADAS

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/holanda-poupa-na-iluminacao-nocturna-das-auto-estradas
O Ministério dos Transportes da Holanda decidiu apagar a iluminação nas auto-estradas entre as 23h00 e as 05h00, esperando poupar 1640 milhões de euros até 2020 graças a esta medida. 
Durante essas horas de menor tráfego só ficarão ligadas as luzes dos túneis rodoviários, saídas das auto-estradas e curvas apertadas, aplicando-se o mesmo às estradas com pouca circulação, mas logo desde as 21h00.
Estas normas começarão a ser aplicados numa das províncias até ao fim deste ano, alargando-se ao resto da Holanda em 2013.

E isto é a Holanda, um dos países mais ricos da Europa. Não vejo impedimento para que a mesma medida fosse implementada em Portugal. E não só nas auto-estradas mas também nas zonas habitacionais. As ruas até ficavam mais agradáveis. E não creio que tal redução luminosa nocturna prejudicasse a segurança da população diante da criminalidade. Pelo que tenho visto, a maior violência criminal, e não só, é exercida em ambientes sobejamente iluminados. Acresce que a redução dos gastos com a electricidade poderiam talvez servir para pagar ordenados a mais agentes da autoridade, ou, se necessário, semi-policiais, e ainda sobravam rios de dinheiro, o que além de contribuir para pagar a tão falada dívida, também permitiria poupar recursos energéticos, diminuir, por pouco que fosse, o desemprego, e muito provavelmente aumentar a segurança nas ruas. Em última análise, a eventual escassez de efectivos policiais poderia ser suprida pela presença de militares nas ruas e/ou bairros mais violentos, como se fez em Itália há relativamente pouco tempo, conforme se leu em notícia aqui publicada na altura.