segunda-feira, agosto 27, 2012

HERÓI NACIONAL FINLANDÊS REPRESENTADO EM FILME COM UM ACTOR NEGRO...

Na Finlândia, a companhia de rádio e televisão Yle apresentou um filme intitulado «O Marechal da Finlândia» («Suomen Masalkka»), que tem por tema um dos maiores heróis nacionais, Carl Gustav Emil Mannerheim, aristocrata de família sueco-finesa, oficial de cavalaria da guarda dos Czares russos, espião ao serviço da inteligência militar russa (em cuja função chegou a contactar com o Dalai Lama), depois comandante em chefe finlandês e mais tarde presidente da Finlândia - e o actor que interpretou tal figura foi um negro queniano. E a película parece toda centrada nas suas relações com mulheres. As principais cenas foram filmadas na capital do Quénia, Nairobi, e a maioria dos actores são habitantes locais.
Quando questionado pela imprensa sobre o porquê desta peculiaridade do filme, o produtor, Erkko Lyytinen, respondeu: «É para dar maior expressividade à imagem do marechal.»
Ou então foi uma questão de orçamento, dado que o custo total da produção terá ficado pelos vinte mil euros. Mas não parece crível que um dos países relativamente mais ricos do mundo não tenha dinheiro para que num filme desta natureza se gastem mais de vinte mil euros - e a justificação do produtor para fazer a negra obra que fez afigura-se particularmente mais esclarecedora, para quem sabe como é a anti-racista e apátrida a elite que controla a cultura na Europa.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Coitados vale tudo para tentar desvirtuar e acabar com a identidade dos povos europeus brancos. O que vai acontecer a seguir? vão fazer do Afonso Henriques um somali? ou do Carlos Martel um sirio? isto é um atentado á identidade de um povo.

27 de agosto de 2012 às 20:35:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home