terça-feira, março 27, 2012

CIGANOS ATACAM POLÍCIA POR MANDAR PARAR CONDUTOR

A PSP teve de efectuar tiros para o ar para travar um grupo de indivíduos, armados com paus, que tentou impedir a detenção de um condutor, que desobedecera a uma ordem de paragem, anteontem, em Portimão. 

Segundo a PSP, "no acto de abordagem ao condutor, vários indivíduos [cerca de 20], de etnia cigana, dirigiram-se aos elementos policiais com paus e com frases injuriosas, numa atitude intimidatória". Perante as ameaças, os agentes tiveram de efectuar três disparos de intimidação para o ar e chamar reforços.
O condutor, de 29 anos, tinha fugido à PSP na zona de Coca Maravilhas. Foi perseguido por estradas de terra batida, desobedecendo a sinais sonoros, sirenes e ordens de paragem feitas através dos altifalantes. A PSP acabaria, no entanto, por conseguir barrar a viatura junto ao bairro onde o homem vive, próximo da zona industrial. Foi nessa altura que surgiram os indivíduos a tentar impedir a detenção.
O automobilista não tem carta de condução e já é reincidente nesse tipo de crime – já foi apanhado quatro vezes pela PSP e GNR. Foi-lhe ainda apreendida uma faca. Presente a tribunal, o homem saiu em liberdade, ficando sujeito a termo de identidade e residência.

E mais ninguém foi detido, pelos vistos... ameaçar a autoridade não é crime na Tugalândia...

Eu quando li o título vi logo, mas logo, que quem atacava a polícia desta maneira não podia ser um grupo de portugueses. E nem o facto de o caso se passar em Portimão, onde haverá bem menos alógenos do que na Grande Lisboa, desencorajou a minha intenção de fazer notar que este tipo de situações não se costuma passar com indígenas autênticos. É é quase matemático - os portugueses, e outros europeus de direito, não têm, ou o temperamento, ou as costas quentes, ou ambas as coisas, para com tanto à vontade afrontarem as autoridades para defenderem quem prevarica...