sexta-feira, fevereiro 24, 2012

DIA EUROPEU DA MEMÓRIA PAGÃ 2012

Logotipo do projecto do Dia Europeu da Memória Pagã - Janus, Deus dos Inícios, invocado no início de cada acção, além de simbolizar também o começo de uma restauração pagã.

Foi um dos muitos marcos religiosos, políticos e legais que assinalou o fim da tolerância geral do mundo antigo genuinamente europeu e instaurou o totalitarismo vindo do Oriente semita. A sua abissal ofensa foi dupla - não apenas destruiu a liberdade em si - liberdade de culto, de expressão, de consciência até, tanto quanto possível - destruiu também os altares dos Deuses Nacionais ocidentais, legítimos padroeiros dos Povos do Ocidente, a começar pelos Romanos, mas rapidamente se estendendo a todas as outras nações europeias.Ao mesmo tempo, vários motins anti-pagãos em Alexandria levaram à destruição de bustos de Serápis em toda a parte onde fossem encontrados, e a sua substituição por crucifixos, pintados em janelas, paredes, pilares, etc.. Deu-se uma revolta de pagãos, liderada pelo filósofo Olympius; os pagãos acabaram refugiados dentro do templo de Serápis; após um cerco violento, os cristãos ocuparam o edifício e demoliram-no, queimando, no processo, a famosa biblioteca de Alexandria, e profanando as imagens de culto do Deus.

O encerramento dos templos implicou a extinção do fogo sagrado do templo de Vesta, que era o fogo sagrado da pátria, todos os anos apagado e reacendido, imagem maior do fogo sagrado do lar, que brilhava no centro de cada casa romana (sucedendo algo de similar noutras partes do mundo indo-europeu, como a Grécia e a Índia ariana).

Vários séculos depois, surge em Itália a iniciativa do Dia Europeu da Memória Pagã, que, sendo marcado para 24 de Fevereiro, constitui um retomar simbólico do facho pagão - tal como sucedia outrora, o fogo sagrado deve reacender-se no dia em que se extinguiu.
(Para mais informações, clicar aqui e também aqui [versão em Inglês, a original é em Italiano]).

A realização do ritual em honra dos pagãos que foram assassinados por defenderem a sua religião ancestral terá este ano em vários locais de Itália. Podem ver-se a seguir imagens do ritual num dos anos anteriores:

1 Comments:

Anonymous Fiho de Heraclito said...

Poesia e filosofia são irmãs gémeas, já o sabemos há muito!Matérias sensíveis, uma palavra a mais ou a menos muda tudo; uma tradução incorrecta de uma só palavra e todo o sentido é adulterado. Mas o sentido, tanto numa como noutra, constrói-se em acto, isto é, de certo modo é escrito (passa a ser) quando se escreve: não pré-existe. E todavia, paradoxalmente, quando se re(lê) um autor, parece que ...sim, que há uma potência, uma força, um campo de "ideias" que se corporiza na sua obra, como se lhe pré-existisse. Não e sim. Há algo que só existe, que só se consuma a posteriori. Como a felicidade ou como a loucura do amor, há uma zona de indeterminação, uma lâmina afiada sobre a qual se caminha de pés nus, nestas coisas. É preciso, para não ser brutinho, fazer a experiência disso, dessa carne da indeterminação...

25 de fevereiro de 2012 às 11:30:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home