segunda-feira, outubro 31, 2011

POLÍCIA CERCA BAIRRO ALTO

A habitual azáfama e animação vividas no histórico Bairro Alto, que durante as noites de fim-de-semana é invadido por milhares de pessoas à procura de diversão nos muitos bares e discotecas ali existentes, foi ontem interrompida com uma megaoperação policial.  
Ao todo, foram detidas quatro pessoas, entre os 25 e 34 anos. Uma estava na posse de várias doses de haxixe, outra tinha uma arma branca (faca tipo borboleta) e dois estavam ilegais em território nacional. Quatro menores de idade, um de 14 e três de 15 anos, foram entregues a familiares (ver peça secundária).
A operação teve início pelas 00h00 de ontem e envolveu cerca de uma centena de agentes da 1ª Divisão da PSP, bem como inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Rua a rua, os agentes foram procedendo a vários controlos, identificando, ao todo, 522 pessoas. As autoridades tiveram mesmo de conduzir 43 cidadãos até à sede de Divisão, de modo a proceder à identificação das mesmas. Dessas, sete em situação ilegal foram notificadas para abandonar o território nacional de forma voluntária, e cinco foram notificadas para comparecer no SEF.
Tendo como objectivo a detecção de droga, armas brancas e de cidadãos em condição ilegal, bem como de suspeitos da prática de vários crimes, esta acção policial percorreu ainda, até às 07h00, as também concorridas zonas do Cais do Sodré e Chiado.
Os vários agentes que estiveram no local condicionaram o acesso a certas ruas, controlando as pessoas que nelas estavam. Vários jovens foram encostados às paredes, revistados e identificados. A inesperada operação causou a curiosidade de muitos noctívagos, enquanto outros reclamavam por não os deixarem circular livremente.
Os quatro detidos serão presentes durante o dia de hoje no tribunal de Pequena Instância Criminal, no Campus de Justiça, em Lisboa, para aplicação de medidas de coacção.
(...)
Correio da Manhã - Porquê esta operação no Bairro Alto?
Maria Dantier (Subcomissária da PSP) - Porque é uma zona de diversão nocturna onde afluem milhares de pessoas e é palco de alguns ilícitos criminais, como os furtos e roubos com recurso a armas.
(...)

Só dois ilegais é que ficaram detidos? E outros sete ilegais andam por aí, alegadamente obrigados a sair do País, mas na verdade saindo só se lhes apetecer (o que só mostra a farsa que é o já de si diminuto controlo das fronteiras numa sociedade oficialmente anti-racista e multicultural)?

Boa merda de segurança pública, não desfazendo. E a culpa não é, seguramente, da bófia...