segunda-feira, junho 27, 2011

«A ÁGUIA DA NONA LEGIÃO»


Isto é o que diz o resumo do livro no link acima colocado. No filme, por outro lado, o motivo principal é o de recuperar a Águia da Legião, símbolo do mais alto valor sacral e militar para os Romanos, um testemunho da sua honra, o que pode fazer lembrar o trauma norte-americano com o Vietname, e o próprio realizador disse que os soldados romanos no filme têm pronúncia norte-americana precisamente para espelhar o imperialismo militar ianque...
A obra torna-se particularmente interessante para os actuais indígenas da Europa Ocidental na medida em que se passa inteiramente nas sombrias florestas de terra céltica, mais concretamente para norte da fronteira de Adriano, limite setentrional do Império Romano, terra dos ferozes Pictos, e não só, que nunca foram submetidos pelos Romanos.
A abordagem do aspecto étnico pode não ser sempre a melhor - uma das gentes do norte da Escócia parece vagamente asiática ou ameríndia, o próprio realizador diz que pensa que seriam uma espécie de «Inuits», mas, de qualquer modo, todos falam língua céltica e, só isso, já vale a pena ver a película, que, ao contrário do que o trailer oficial sugere, tem muito mais minutos de conversação em Goidélico do que se esperaria num filme comercial... Pelo meio aparecem também os Brigantes, um dos principais Povos célticos da Grã-Bretanha e, talvez, de todo o mundo céltico, uma vez que etnónimo aponta para uma relação não apenas com as gentes célticas da Ibéria, mas também, talvez, para com os antigos Frígios...
Relativamente bem representada está também a religiosidade romana, com a referência ao culto de Mitra como Deus da Luz e da Verdade por parte dos soldados da legiões da Águia do Lácio.
De notar que, historicamente, não se sabe ao certo o que sucedeu à Nona Legião, a Hispana
, cujo símbolo era um touro, talvez um emblema do Deus da Guerra hispânico, como já aqui foi referido...


24 Comments:

Blogger Anti-ex-ariano said...

«De notar que, historicamente, não se sabe ao certo o que sucedeu à Nona Legião, a Hispana»

Pessoalmente, só desejo que lhes tenha acontecido aquilo que espero que aconteça a todos os que cobiçam e invadem terra alheia: a aniquilação completa.

Nunca se esqueçam, camaradas portugueses: por muito apreço que tenhamos pela civilização romana e admiração pelo majestoso império que sob ela se estabeleceu, estes desgraçados romanos chacinaram milhares dos nossos antepassados lusitanos, galaicos, túrdulos, célticos e cónios (http://www.arkeotavira.com/Mapas/Iberia/Populi.htm);

Um exemplo paradigmático da desgraça que foram as invasões romanas para as nossas gentes é o infame episódio da Primavera de 150 a.C., em que o desprezível pretor da Hispânia, Sérvio Sulpício Galba atraiçou 30 000 lustianos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rvio_Sulp%C3%ADcio_Galba_%28c%C3%B4nsul_144_a.C.%29#Pretor_na_Hisp.C3.A2nia

«Prometeu-lhes terras férteis onde se poderiam estabelecer com as suas famílias, sob a protecção de Roma, se permaneciam leais. Acudiram cerca de 30 000 lusitanos solicitando o cumprimento desta promessa. Galba repartiu-os em três acampamentos e exigiu-lhes que entregassem as suas armas em sinal de amizade; então rodeou-os com todo o seu exército e ordenou atacá-los; cerca de 9000 foram faqueados e 20 000 prisioneiros foram vendidos como escravos nas Gálias (150 a.C.). Somente uns poucos puderam escapar, mas entre eles estava Viriato, que anos depois tomaria vingança desta traição romana.»

Isto tudo para dizer que o imperialismo é sempre inimigo dos povos e da preservação da estirpe. SEMPRE.

27 de junho de 2011 às 13:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ui!!!


Filme de holywood sem 1 preto!!Nao acredito!

27 de junho de 2011 às 20:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, secalhar ja foi respondido aqui, mas as touradas têm alguma coisa que ver com paganismo???

Existe alguma tradição portuguesa que tenha a ver com paganismo e que seja algo mainstream!??

Porque é que os portugueses comem o porco todo????

27 de junho de 2011 às 21:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já ouvi falar nisso do porco todo, mas desconheço se tem algum significado simbólico... uma coisa é certa - nisso, e se calhar não só, estamos mais longe dos muçulmanos do que a maior parte dos outros Povos do Mundo, ehehehheh...

Tradição portuguesa de origem pagã... deve haver várias. De momento, recordo-me

da celebração das Maias, derivada do culto romano de Maia e de Flora,

das Janeiras, possivelmente do culto romano a Janus, Deus dos Inícios e das Passagens

e, de certo modo, as romarias têm uma origem mais pagã do que cristã,

há ainda o Homem da Maça, que tem um ar imensamente pagão (Hércules? Thor?),

a crença nas Jãs/Janas/Xanas, espíritos femininos dos bosques, que derivam da latina Diana,

etc..

Já Leite de Vasconcellos dizia: grande parte dos nossos costumes, superstições, lendas, isto é, da vida psicológica do Povo, datam do Paganismo.

28 de junho de 2011 às 02:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quanto à tourada, há quem diga que vem do culto de Mitra, mas o facto de praticamente só existir na Ibéria e na Aquitânia aponta para algum simbolismo arcaico pagão indígena, especificamente hispânico. Um excelente artigo de um autor espanhol aponta para a eventualidade de o touro ser o símbolo do Deus da Guerra hispânico e liga tal hipótese ao rito do touro de S. Marcos, praticado no norte da Ibéria. Não é propriamente tourada, mas que tem interesse tem. É também interessante que o toureiro esteja vestido com o chamado «traje de luzes», a fazer lembrar que, para os antigos povos célticos, o Deus da Guerra e/ou o herói guerreiro como que emava raios do corpo (portanto, brilhava) quando se encontrava em estado de êxtase guerreiro.

28 de junho de 2011 às 03:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS O CATURO É CONTRA A TOURADA E DEPOIS DIZ QUE OS CRISTÃOS É QUE SÃO TOTALITARISTAS! LOL

28 de junho de 2011 às 17:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Considerar que proibir as touradas é «totalitarismo» constitui mais uma prova de que quem o diz não entende mesmo o que está em causa - é que não entende mesmo. Não entende, de todo, que, quando há TERCEIROS ENVOLVIDOS, então justifica-se a intervenção do Estado. A Liberdade do indivíduo não pode pôr em causa a liberdade e o bem-estar doutros - e, na tourada, a liberdade do toureiro e da multidão ululante põe em causa a liberdade e a dignidade do touro, que não pediu para estar ali. Pois se a malta da tourada gosta de espectáculos assim, que ponha um toureiro contra outro, com bandarilhas e tudo, e aí sim, deverão ter o direito de se chacinar mutuamente, porque estão ali por ESCOLHA própria. E quem não percebe isto, quem não percebe realmente o «detalhezito» da ESCOLHA própria, não tem verdadeira capacidade de viver em Democracia.

Se calhar nem sequer é só uma questão de desonestidade argumentativa da parte de certos entusiastas da tourada, mas de sincera falta de capacidade de compreender.

28 de junho de 2011 às 19:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CATURO
NOS SACRIFICIOS DE ANIMAIS É A MESMA COISA.

28 de junho de 2011 às 20:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

uma coisa é certa - nisso, e se calhar não só, estamos mais longe dos muçulmanos do que a maior parte dos outros Povos do Mundo, ehehehheh...


TODA A GENTE COME PORCO MENOS OS JUDEUS E MUÇULMANOS. HÁ HINDUS QUE NÃO COMEM PORCO.

28 de junho de 2011 às 20:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Considerar que proibir as touradas é «totalitarismo» constitui mais uma prova de que quem o diz não entende mesmo o que está em causa - é que não entende mesmo. Não entende, de todo,


neo-pagão contra o paganismo.

28 de junho de 2011 às 20:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS HINDUS NÃO COMEM CARNE DE VACA.

28 de junho de 2011 às 20:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«neo-pagão contra o paganismo.»

Longe disso.

28 de junho de 2011 às 20:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«NOS SACRIFICIOS DE ANIMAIS É A MESMA COISA.»

De modo algum. Nos sacrifícios de animais, pelo menos em Roma, o animal era previamente anestesiado para não sofrer. Enfim, é o Ocidente eterno...

28 de junho de 2011 às 20:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«De modo algum. Nos sacrifícios de animais, pelo menos em Roma, o animal era previamente anestesiado para não sofrer. Enfim, é o Ocidente eterno...»

Mas esses animais também não foram mortos por escolha própria...

28 de junho de 2011 às 23:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, mas por necessidade vital, não por divertimento e crueldade.

28 de junho de 2011 às 23:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Sim, mas por necessidade vital, não por divertimento e crueldade.»

Isso é subjectivo, para ti que és pagão é vital, para um ateu por exemplo não, assim como para um omnívoro comer carne é vital, para um vegetariano não.
Quem está certo?

29 de junho de 2011 às 13:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"HÁ HINDUS QUE NÃO COMEM PORCO."


os hindus não comem porco.

29 de junho de 2011 às 17:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os hindus não comem cebola e alho.

29 de junho de 2011 às 17:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os hindus fazem jejum, varia com as castas.

29 de junho de 2011 às 17:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«os hindus não comem porco.»

Claro que comem. A maioria come.

E os hindus que não comem porco... provavelmente é para «não ofender» os muçulmanos...

30 de junho de 2011 às 16:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Sim, mas por necessidade vital, não por divertimento e crueldade.»

«para um omnívoro comer carne é vital, para um vegetariano não.
Quem está certo?»

Não é bem subjectivo, é estrutural. A carne é necessária à alimentação humana, mesmo que alguns digam que não - mas outros dizem que sim (e alguns vegetarianos deixam de o ser, porque não aguentam...), e o consumo de carne faz parte da saúde e bem-estar das populações.

30 de junho de 2011 às 16:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E os hindus que não comem porco... provavelmente é para «não ofender» os muçulmanos..."

errado.
também não comem caranguejos.

30 de junho de 2011 às 17:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os budistas também não comem porco.

30 de junho de 2011 às 17:53:00 WEST  
Blogger Unknown said...

Não se esqueça que se que os romanos se misturaram com esses povos de Portugal e Espanha e vc é a mistura disso kkkk, outra época meu amigo, Roma antes do seu Apogeu foi invadida e saqueada por outros povos então não era bem assim, cada povo defendia o seu, se os romanos tomaram a frente foi porque desenvolveram uma cultura militar mais avançada, tirania faz parte dos seres humanos, não só dos romanos

30 de setembro de 2017 às 04:08:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home