segunda-feira, maio 30, 2011

O QUE FALTAVA DIZER SOBRE A ALEGADA «MENTIRA» DE BUSH SOBRE A GUERRA NO IRAQUE - A VOZ DO LADO QUE MAL FOI OUVIDO

Excertos de entrevista a Donald Rumsfeld - secretário de Estado da Defesa na administração do presidente norte-americano George W. Bush - ao jornal Metro, edição de 27 de Maio de 2011, na sequência do lançamento do seu novo livro intitulado «Known and Unknown» («Conhecido e Desconhecido»):
(...)
Metro (M): No seu livro conta que no Iraque havia armas de destruição maciça (ADM) e até uma fábrica. Já que esssas armas motivaram a guerra, porque é que a administração Bush não fez saber que as tinha encontrado?
Donald Rumsfeld (DR): Não sabíamos se a fábrica estava directamente ligada a Saddam Hussein. Claro, ele é que mandava e não havia nada que acontecesse que ele não soubesse. As nossas tropas encontraram manuais de ADM em Árabe, fatos de protecção química e biológica e instalações onde tais armas poderiam ser produzidas. Sabemos que as pessoas envolvidas nisto poderiam construir mais armas químicas e biológicas em três ou quatro semanas. Não sei porque a administração Bush fez um trabalho tão mau a defender-se.
(...)
M: Diz que a baía de Guantánamo é uma prisão gerida profissionalmente. Quer dizer que a sua má reputação é simplesmente um problema de relações públicas?
DR: O que mais poderia ser? Tivemos centenas de jornalistas a ir lá, à procura de coisas más, mas não conseguiram encontrar nada [...] um belga, especialista em direitos humanos, foi a Guantánamo e disse que era muito bem gerida e melhor do que as prisões da Bélgica.

M: E os afogamentos simulados?
DR: Muitas pessoas pensam que houve torturas em Guantánamo porque a CIA fez afogamentos simulados a três pessoas noutro local, quje vieram posteriormente para Guantánamo. As pessoas falam sobre os "prisioneiros que foram vítimas de afogamentos simulados em Guantánamo", o que sugere que foram torturados desta forma pelo departamento de Defesa. Três pessoas foram torturadas por afogamento simulado, Khalid Sheik Mohammed, mas não foram torturadas por afogamentos simulados em Guantánamo.
(...)