segunda-feira, novembro 29, 2010

SUBIDA E VITÓRIA NACIONALISTA NAS ELEIÇÕES DA CATALUNHA

Agradecimentos ao leitor Beto por ter aqui trazido esta notícia:

A CiU conseguiu 62 deputados, mais 14 do que obteve em 2006, um resultado que permite a Artur Mas ocupar o “Palau da Generalitat” e ser o novo President da Generalitat, o Governo catalão.
Em segundo lugar, aparecem os socialistas de Josep Montilla, que estiveram à frente do Executivo de Barcelona desde 2003. No escrutínio, o Partido Socialista dos Catalães (PSC) terá perdido a fasquia da tranquilidade, ou seja a eleição de 30 deputados. Apesar de, quando faltava menos de um quarto do escrutínio, ter eleito 30 parlamentares, as projecções indiciavam um resultado menor.
Com um aumento de cinco deputados, o Partido Popular aparecia, então, coma a terceira força política da Catalunha, com 19 parlamentares.
Deste modo, os populares parecem ter conseguido o seu objectivo e situar-se na cena política da Catalunha como força decisiva. O resultado é, aliás, o melhor alguma vez obtido pelos conservadores espanhóis nas eleições catalãs.
O terceiro posto do PP foi retirado aos independentistas da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), que passaram de 21 para 10 deputados, o que equivale a uma redução de mais de 50 por cento da sua representação parlamentar. Também Iniciativa per Catalunya (ICV), a coligação eco-socialista que engloba os comunistas, perdeu deputados, embora suavizando a queda: de 12 para 10.

2 Comments:

Anonymous Anti-ex-ariano said...

É sempre reconfortante constatar que o nacionalismo cresce por toda a Europa...

29 de novembro de 2010 às 13:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

eu tinha trazido primeiro a noticia do terra..

29 de novembro de 2010 às 15:09:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home