terça-feira, novembro 30, 2010

PNR CELEBRA FERNANDO PESSOA

T-shirt do PNR alusiva a Fernando Pessoa

Autor de inúmeras obras literárias, o poeta deixou por terminar o seu notável “Livro do Desassossego”, ao morrer hospitalizado em 30 de Novembro de 1935 quando contava apenas 47 anos de idade. Antes do internamento hospitalar, a sua última aparição pública tinha sido num jantar dos Nacionais-Sindicalistas de Rolão Preto.
Fernando Pessoa – por sinal, o poeta mais vendido no Brasil – constitui para nós um inequívoco motivo de orgulho nacional, cuja obra e figura deveriam ser objecto de muito mais ampla projecção, não só para “consumo” interno, mas também como cartão de visita para divulgação de Portugal no estrangeiro.
Relembramos que já nas eleições Intercalares de Lisboa de 2007 e mais recentemente nas Autárquicas de 2009, o PNR lamentou a timidez com que Lisboa – a cidade que o viu nascer e morrer – trata tão insigne figura, facto que é também extensível à sua Pátria no geral.
(...)

Relembro, da minha parte, algumas das mais inspiradoras palavras do poeta:

Os Deuses não morreram: o que morreu foi a nossa visão Deles. Não Se foram: deixámos de Os ver. Ou fechámos os olhos, ou entre Eles e nós uma névoa qualquer se entremeteu. Subsistem, vivem como viveram, com a mesma divindade e a mesma calma.
(...)
Creio nos Deuses como numa verdade e numa salvação. A Sua presença adoça e simplifica. Nada lógico me leva a preferir-Lhes qualquer outro Deus, mais antigo ou mais recente. Ver as fontes e os bosques habitados realmente por entes reais de outra espécie não me parece mais absurdo do que acreditar que tudo isto derivou do nada, que Deus é a essência disto tudo. E eu tive a felicidade de tal nascer que naturalmente sinto a presença de entes reais nos bosques e nas fontes, que, sem preconceitos clássicos, Neptuno é para mim uma personalidade real, Vénus um Ente verdadeiro e Júpiter o pai terrível e existente dos calmos Deuses todos.
Nada me interpreta a natureza melhor, nem me faz amá-la mais. A presença de uma nereida alegra-me quando me encontro ao lado de uma fonte. E é grata companhia a dos silêncios quando atravesso, humanamente sozinho, o sossego sóbrio dos bosques frescos.
Os amores dos Deuses, a Sua humanidade afastada não me dói nem me repugna. Repugna-me a morte de um Deus, Cristo na cruz, vítima de Seu próprio pai numa religião que pretende ser enternecida.

Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa


A humanidade não existe sociologicamente, não existe perante a civilização. Considerar a humanidade como um todo é, virtualmente, considerá-la como nação; mas uma nação que deixe de ser nação passa a ser absolutamente o seu próprio meio. Ora um corpo que passa a ser absolutamente do meio onde vive é um corpo morto. A morte é isso - a absoluta entrega de si próprio ao exterior, a absoluta absorção no que cerca. Por isso o humanitarismo e o internacionalismo são conceitos de morte, só cérebros saudosos do inorgânico o podem agradavelmente conceber. Todo o internacionalista devia ser fuzilado para que obtenha o que quer, a integração verdadeira no meio a que tende a pertencer. Só existem nações, não existe humanidade.

Fernando Pessoa, in 'Textos Filosóficos e Esotéricos - 1915'.


13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

celebram um iberista e um anti-nortenho hehe

"Nós Ibéricos, somos o cruzamento de duas civilizações - a romana e a árabe.
Somos, por isso, mais complexos e fecundos...
Vinguemos a derrota que os do Norte infligiram aos Árabes nossos maiores.
Expiemos o crime que cometemos, ao expulsar da Península os árabes que a civilizaram".

"Da Ibéria e do Iberismo"
Fernando Pessoa

30 de novembro de 2010 às 22:44:00 WET  
Anonymous Bisbilhoteiro said...

Olha lá ó meu! Caso não tenhas reparado amanhã é dia 1 de Dezembro, dia da independencia daqui do Tugal face a Espanha.
Já houve tempo em que o PNR fazia todos os anos uma manif em Lisboa, com desfile até aos Restauradores e discurso do presidente do partido. São tempos que já lá vão, pois os Skins já não alinham nessas brincadeiras e sem Skins não há quase ninguem para encher uma manif pnr. Mas o que é certo é que o PNR não baixou os braços e vai haver uma almoçarada do partido no Porto, como foi anunciado em devido tempo

http://almapatria-patriaalma.blogspot.com/2010/11/1-de-dezembro.html

Já nos Restauradores vão estar os elementos do PNR recentemente purgados do partido, entre os quais o cabeça de lista ás eleições europeias Professor Humberto, agora no novo movimento nacionalista MON

http://reverentia-lusa.blogspot.com/2010/11/amanha-la-vos-espero.html

Ora a minha pergunta para ti é esta: Tu, elemento que integra a direção do partido (se é que ainda não te correram) vais estar onde?
Nos Restauradores ou no Porto?
E porque motivo, ao contrário de anos anteriores, não anunciaste aqui no teu blog a iniciativa do PNR visando assinalar o 1º Dezembro?
E porque motivo não assinalaste a iniciativa do MON nos restauradores?
Tás-te a cagar já tanto para o PNR como para o MON, é por isso que não anunciaste nada?
Será que te estás a preparar para aderir a outro partido?

30 de novembro de 2010 às 23:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ele era do time do andrade saraiva então ou atirava pros dois lados..?

e alias se ele tinha era tão consciente por que o sistema gosta tanto dele..geralmente o sistema da preferencia a lixos tais como gramsci e cia..

30 de novembro de 2010 às 23:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

«celebram um iberista e um anti-nortenho»

Não há ninguém que não tenha defeitos...
De resto, o pensador dizia muita coisa. Nesse trecho aí colocado dá destaque aos Romanos, ao lado dos Árabes, mas noutro texto disse que nós os Portugueses e os Espanhóis «não somos latinos, somos iberos. Portugal e Espanha não têm nada a ver com as nações verdadeiramente latinas, como a Itália e a França.»

Enfim, modas da época. Por essa mesma altura, a malta do Integralismo Lusitano também gostava de ligar os Portugueses aos Berberes (António Sardinha)...

1 de dezembro de 2010 às 00:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Caso não tenhas reparado amanhã é dia 1 de Dezembro, dia da independencia daqui do Tugal»

Tugal deve ser a tua terra, a dos Tugas. A minha é Portugal. E o Tugal não quer saber de independências para nada.


«Já houve tempo em que o PNR fazia todos os anos uma manif em Lisboa, com desfile até aos Restauradores e discurso do presidente do partido.»

Nem sempre. Numa das vezes, por exemplo, fez a manifestação em Faro, para não ser sempre em Lisboa.



«Ora a minha pergunta para ti é esta: Tu, elemento que integra a direção do partido (se é que ainda não te correram) vais estar onde?»

Mas qual é a dúvida?...


«porque motivo, ao contrário de anos anteriores, não anunciaste aqui no teu blog a iniciativa do PNR visando assinalar o 1º Dezembro?»

Quem disse que não anunciei? Além de bisbilhoteiro, és estupidamente impulsivo. Ou então é da sanha bisbilhoteira e calunienta, essa pressazinha das pessoas rascas em lançar insinuações e calúnias... ;)


«E porque motivo não assinalaste a iniciativa do MON nos restauradores?»

Era o que mais faltava.


«Tás-te a cagar já tanto para o PNR como para o MON, é por isso que não anunciaste nada?»

Eherhehehh, isso querias tu... vieste de focinho à ponta da faca.


Entretanto, já que és tão bisbilhoteiro, ficas a saber que amanhã vou anunciar mais uma iniciativa nacionalista, desta feita em Lisboa. Claro que NÃO É a do MON, que não é propriamente nacionalista...

Provavelmente não vou cá chegar a tempo para participar, mas apoio-a em espírito, à dos Nacionalistas (que estão bem longe do MON, ehehheheh...). A essa sim, vou dar-lhe publicidade. Mas vai ser mesmo em cima da hora, é só chegar aqui ler e sair de imediato de casa. Prepara pois o coirinho para uma corridinha jeitosa, e vê se tiras fotos...

1 de dezembro de 2010 às 00:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

30 de Novembro de 2010 22h44min00s WET

pois, eu logo vi que esse atirava pra todo lado..

1 de dezembro de 2010 às 05:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

nações verdadeiramente latinas, como a Itália e a França.»

primeiro que italia e frança são estados e não nações (mais de duas nações, alias em cada um destes estados no mínimo..); e segundo que a frança do norte tem origem germanica e celta..e mesmo o norte da italia tem origem celta e lombarda..e o sul berbero-sarracena pos-medieval..

1 de dezembro de 2010 às 05:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O estado de guerra civil e a cultura de violência armada no pais do qual é proveniente a maior comunidade estrangeira em Portugal


http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1724032&seccao=CPLP#AreaComentarios

1 de dezembro de 2010 às 10:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bandidos da América do Sul que vieram fazer o que os Portugueses não fazem:


Foi o tempo que demoraram a vasculhar a casa toda e fugir com milhares de euros em dinheiro e ouro. A PJ deteve agora os suspeitos, oriundos da América do Sul, aos quais é ainda atribuído um outro roubo, no mesmo mês, a um restaurante de Mafra. Em ambos os assaltos usaram uma pistola calibre 6,35 mm.

Moradores na zona da Grande Lisboa, os ladrões disseram aos octogenários que estavam interessados em comprar o ouro. Uma abordagem que fez as vítimas, de saúde débil, abrirem a porta de casa à hora do almoço. Acabaram, junto com um neto, sequestrados e roubados, num cenário de grande violência psicológica.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/idosos-atacados-e-sequestrados

1 de dezembro de 2010 às 10:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

oriundos da América do Sul,

ta, mas de que parte?

centro-leste dela = bostil

porem que parte dos bostis?

cudeste?minas?rio?sp?

1 de dezembro de 2010 às 23:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Igualitarismo, que afirma querer apenas uma "igualdade" no resultado final, odeia o homem excepcional que, por seu próprio esforço mental, consegue que os outros não conseguem. Tendências na educação moderna refletem esse ódio igualitário de realização.

6 de dezembro de 2010 às 21:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

1 de Dezembro de 2010 10h48min00s WET

tudo do centro-norte da america do sul, os mesmos que migram pro cone sul e destroem tudo apenas..

6 de dezembro de 2010 às 21:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que diz a camisa??
Sempre quis saber..

17 de junho de 2012 às 02:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home