sábado, novembro 27, 2010

CIMEIRA MUNDIAL NA RÚSSIA EM DEFESA DO TIGRE

Uma notícia de ontem com algum interesse, a mostrar mais um ponto favorável do actual regime russo, que com isto se aproxima da ética ocidental de defesa dos animais:A situação do tigre no mundo “está perto da catástrofe”, declarou hoje o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, na cimeira de São Petersburgo que reúne os 13 países que representam os últimos refúgios da espécie.
Há um século existiam cem mil tigres. Putin lembrou na cimeira que o número de tigres em estado selvagem é hoje de 3200 indivíduos – ou seja, um declínio de 40 por cento numa década - e que o seu habitat actual representa apenas sete por cento em relação ao original. “Este é um resultado deplorável, trágico”, salientou.
O Fórum Internacional para a Conservação do Tigre, que terminará amanhã em São Petersburgo, deverá adoptar um programa mundial que consiga duplicar o número de tigres até 2022, ou seja, de 3200 para 7000. Segundo os organizadores, este é a primeira reunião a alto nível dedicada a salvar uma espécie ameaçada.
O tráfico de partes do corpo do tigre – usadas como supostos afrodisíacos - é um crime lucrativo, cujos culpados raramente são condenados, alertaram ontem responsáveis da ONU em São Petersburgo.
No mercado negro, “uma pele de tigre custa 20 mil dólares (14,5 mil euros) e 150 quilos de ossos, cinco milhões de dólares (3,6 milhões de euros)”, estimou Iuri Fedotov, director-executivo do departamento da ONU de combate ao crime.
“Se não travarmos a caça ilegal, o tigre vai desaparecer”, acrescentou.
Bakary Kante, director da divisão das convenções ambientais na ONU, salientou que a legislação de alguns países não prevê penas pesadas para os caçadores furtivos e que a impunidade reina neste domínio. “Os caçadores furtivos devem ser severamente punidos. É preciso haver uma base legal para isso. É preciso acompanhar o processo para garantir que os culpados sejam punidos”.
Durante a cimeira deverá ser aprovada a criação de um consórcio internacional para a protecção do tigre, que reúna a Interpol e os serviços de fronteiras dos Estados em questão. “É importante estabelecer uma cooperação entre as estruturas-chave dos diferentes países”, comentou Steven Broad, director-executivo da organização não governamental TRAFFIC.
Putin e os líderes governamentais do Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Birmânia, Nepal, Tailândia e Vietname deverão assinar a Declaração de São Petersburgo, afirmando o seu compromisso para resgatar os tigres selvagens da extinção.
O actor norte-americano Leonardo DiCaprio dedicou um milhão de dólares (720 mil euros) para a protecção do tigre, anunciou hoje o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
DiCaprio, membro da WWF, visitou recentemente o Nepal e o Butão com especialistas da organização e no início do ano participou numa campanha da WWF para recolher 20 milhões de dólares (14,5 milhões de euros) para a preservação dos tigres.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estão é a ficar mais molengas como os pseudo-ocidentais..

daqui a pouco nem servirão mais pra função deles que seria resgatar a verdadeira e mais pura eurasia/laurasia original pois vão decair a merda sub-ocidental quanto mais se aproximar destes..

28 de novembro de 2010 às 02:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"A situação do tigre no mundo “está perto da catástrofe”,
...
Há um século existiam cem mil tigres. Putin lembrou na cimeira que o número de tigres em estado selvagem é hoje de 3200 indivíduos"


Quem também está muito perto da catastrofe são as raças europeias.
Algumas delas como a Inglesa, Sueca, Holandesa estão mesmo à beira da extinção.

Mas com isso ninguém se preocupa, antes pelo contrário, querem é extinção.

28 de novembro de 2010 às 04:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quem também está muito perto da catastrofe são as raças europeias.
Algumas delas como a Inglesa, Sueca, Holandesa estão mesmo à beira da extinção.

Mas com isso ninguém se preocupa, antes pelo contrário, querem é extinção.

claro, o tigre é menos invejado pelos judeus e cia..

28 de novembro de 2010 às 21:21:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home