quarta-feira, abril 28, 2010

«SIMPSONS» SOLIDÁRIOS COM «SOUTH PARK»

Sempre me pareceu que a autoria da famosa série de desenhos animados infanto-adultos «Os Simpsons» se posicionava no campo da Esquerda liberal norte-americana, mas ficou-lhe bem a sua recente atitude de solidariedade para com os seus «rivais» da série congénere «South Park», que foram ameaçados de morte por terem representado Maomé dentro de um fato de urso, conforme este blogue noticiou (não, não encontram facilmente notícias destas nos mérdia tugas).
Efectivamente, num dos episódios de «The Simpsons» há pouco tempo emitido, a personagem do puto reguila, Bart, escreve no quadro a frase, assaz irónica e esbofeteantemente sarcástica «South Park - estaríamos ao vosso lado se não estivéssemos tão assustados». Segundo diz esta página, é a primeira vez que a série «The Simpsons» envia uma mensagem tão explítica e directa no campo da política/sociedade.

O website islâmico RevolutionMuslim.com publicou, como se sabe, o seguinte «aviso»: os criadores da série em questão, Matt Stone e Trey Parker precisavam de saber «que o que estão a fazer é estúpido e que provavelmente vão acabar como Theo Van Gogh por emitir este programa».
Juntamente com esta frase, publicou uma fotografia do falecido cineasta holandês Theo Van Gogh, assassinado em 2004 por um militante islamista devido a uma película sua que acusava o Islão de aprovar a violência contra as mulheres.
O director do site islâmico que publicou a ameaça, Younus Abdullah Muhammad, de 30 anos, defendeu-se à maneira caracteristicamente muçulmana, ou seja, com uma sonsice por demais mafiosa e despudorada: «Porque é que isto há-de ser visto como uma ameaça? Mostrar um caso do que aconteceu a outro indivíduo que se comportou de maneira similar? É só uma evidência.»

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

POIS ESSE TAL ABDULLAH DEVERIA SER AMEAÇADO TAMBEM..!!

28 de abril de 2010 às 12:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A pertinência do conceito de raça no contexto da sociedade brasileira merece, sim, ser altamente polemizada. A idéia de que formamos uma sociedade mestiça – uma das mais mestiçadas do planeta (em que pese o fato de que o ser humano é essencialmente mestiço, em qualquer tempo ou civilização) – não pode ser abandonada em prol dos resultados vislumbrados e comemorados por qualquer observador que espera e contribui para o desmantelamento das desigualdades sociais no País, drasticamente revelada no descompasso dos privilégios entre mestiços brancos, mulatos e pretos.

Sim, somos todos mestiços. Mas não de raças diferenciadas, já que somos uma única espécie.

Mas, sim, de culturas diversas. Somos, portanto, todos nós brasileiros, afrodescendentes, eurodescendentes, mourodescendentes, indiodescendentes. Antonio Risério tem razão quando afirma, em sua obra mais recente, que 500 séculos de mesclas não poderão ser apagados do modo de vida e da visão de mundo de um povo que ainda pode cumprir seu ideal: uma convivência realmente democrática entre gentes de todas as cores.

É impossível ignorar que a tese da separação da espécie humana em raças é obra do racismo científico, criado no mundo anglo-saxão e atualizado pelo seu filho dileto, os Estados Unidos.

Não concordamos que isso seja aplicado ao Brasil.

Posições diferenciadas, sim, é democrático, mas, por isso somos taxados de racistas.

É muito importante que intelectuais do movimento negro que encontram amplos espaços nos meios de comunicação se acostumem a debater idéias que partam de intelectuais do que pode ser chamado de movimento mestiço. É uma outra trilha, como disse Risério, uma "utopia brasileira", tão transformadora quanto original.

Desprezar a mestiçagem como valor fundamental da nossa cultura pode ser um equívoco sobre o qual diversas vozes se levantam. O que tramarmos juntos e não separados pode vir a ser muito poderoso, pode ser extraordinário!

28 de abril de 2010 às 12:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Porque é que isto há-de ser visto como uma ameaça? Mostrar um caso do que aconteceu a outro indivíduo que se comportou de maneira similar? É só uma evidência.»

É simples, meu Abdullah nojento, é efectivamente uma ameaça porque não há qualquer condenação do assassinato do "outro indivíduo", logo, há uma legitimação do acto.

É incrível que ninguém nos EUA enconste este filho da puta à parede... imperdoável!

28 de abril de 2010 às 14:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A democracia é isto: viver, conviver e dormir com o inimigo, se preciso for, em nome de valores como liberdade, igualdade e fraternidade.

A democracia é auto-destrutiva.

Nunca tive, mesmo, grande fé na dita.

Cumprimentos.
Livia Drusilla

28 de abril de 2010 às 15:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«que o que estão a fazer é estúpido e que provavelmente vão acabar como Theo Van Gogh por emitir este programa».



tipico dos muslos a querer impôr a sharia! DEPORTAÇÃO.

28 de abril de 2010 às 15:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
A democracia é isto: viver, conviver e dormir com o inimigo, se preciso for, em nome de valores como liberdade, igualdade e fraternidade.

A democracia é auto-destrutiva.

Nunca tive, mesmo, grande fé na dita.

Cumprimentos.
Livia Drusilla

28 de Abril de 2010 15h12min00s WEST





não concordo.

28 de abril de 2010 às 15:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«não concordo.»

Eu também não, até porque esta situação representa um manifesto exemplo de falta de democracia: as pessoas deixam o Abdullah falar e ameaçar impunemente porque têm medo do que possa acontecer se protestarem.

Ora, medo não é democracia. A liberdade plena implica ausência de constrangimento na hora de falar e o exercício da democracia requer que todos possam falar livremente para se apurar a vontade da maioria, a vontade do povo.

28 de abril de 2010 às 16:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Exemplo de uma situação similar para justificar a morte de ambos criadores da série South park, simples assim, este entendimento.Já não fosse o fato de a série os Simpsons ser tão crítica que nos leva à pensar que é bem esquerdistinha, agora essa é de se surpreender porque mostra que as pessoas estão vendo a ameaçada que tem sofrido a liberdade de expressão, fato após fato, mas isto nos faz concluir: os esquerdistas são os verdadeios ditadores e opressores em questão mediante aos fatos já acontecidos analisados.E portanro que vejam cada vez mais as pessoas à que ponto estamos chegando, em que nem se quer pode ter opinião ou senso crítico porque pode correr risco de vida.

28 de abril de 2010 às 20:04:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home