terça-feira, fevereiro 23, 2010

UM CÍRCULO DE PEDRAS ALHEIO QUE INCOMODA...

Nos EUA, o santuário pagão da Academia da Força Aérea não poderia deixar de dar polémica e de trazer ao de cima alguma da intolerância cristã que aparentemente tinha ficado na Idade Média... O Dr. Robert Jeffress, pastor da Primeira Igreja Baptista de Dallas, diz a partir desta tribuna mediática que a construção de um espaço pagão ao ar livre é «um convite aberto para que Deus envie os seus duros julgamentos contra a nação»...

É sintomática a sua visão sobre a liberdade de culto e de expressão: «Àquilo que hoje rotulamos como "pluralismo", Deus chamou "idolatria". Não há prova de que Deus tenha mudado o seu ponto de vista a respeito do assunto. Violar abertamente esta lei, das mais básicas, é convidar o duro julgamento de Deus sobre a nossa nação. Deus julgou a idolatria no passado através de invasões militares, tremores de terra, um dilúvio, e uma mistura de fogo e enxofre.
(...)
O juíz do Supremo Tribunal Joseph Story, fundador da Escola de Lei de Harvard, escreveu no seu comentário altamente respeitado: "O verdadeiro objectivo da Primeira Emenda não era tolerar, muito menos promover, o Islão o ou o Judaísmo ou qualquer outra infidelidade ao prostrar o Cristianismo mas sim excluir a rivalidade entre as denominações cristãs."»

E diz mais:

«Não sei o que causou o tremor de terra do Haiti, nem o maremoto da Indonésia ou o 9/11. Mas posso dizer sem hesitação que qualquer nação que oficialmente abrace a idolatria está declaradamente a provocar a ira de Deus. Na passada semana, oficiais do governo afirmaram que estão "certos" de mais uma tentativa terrorista no nosso solo dentro dos próximos três ou seis meses. Pensar-se-ia que esta seria uma boa altura para procurar a protecção de Deus em vez de acirrar a sua ira.»

Ou seja - o Cristianismo continua a ser dirigido por gente tão intolerante como sempre foi, pois que, ao fim ao cabo, a intolerância é inerente à sua doutrina: quando se acredita que se possui a verdade única, revelada por Deus, é óbvio que se considera errado tudo o resto, errado e digno de punição. Entretanto, apela-se ao medo, seja de que maneira for - intimidação política, ameaça com o inferno ou, neste caso, ameaça com os males que possam acontecer e escapem ao controlo humano...