segunda-feira, janeiro 25, 2010

CARDEAL-PATRIARCA QUEIXA-SE DA GUERRA AO CRUCIFIXO

O Cardeal-patriarca de Lisboa defendeu ontem, num fórum sobre educação na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, que a escola, "como instituição ao serviço da educação, não pode ser laica". D. José Policarpo considerou que "a guerra aos símbolos religiosos é hoje, na Europa, um sinal preocupante".
O Patriarca acrescentou que "qualquer escola digna desse nome não pode deixar de dar lugar, no projecto educativo, à dimensão religiosa, profundamente presente na tradição cultural". "A escola tem de ter autonomia real do projecto educativo", acrescentou. D. José Policarpo defendeu que o "projecto educativo" surge do diálogo entre professores, família e a comunidade mais alargada, em que a Igreja "não pode ficar ausente".
(...)
Sexta-feira, o juiz italiano Luigi Tosti, que recusa realizar julgamentos em tribunais com crucifixos, foi afastado pelo Conselho Superior da Magistratura italiano. Numa outra acção, em Novembro, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos con-denou o Estado italiano a pagar cinco mil euros a Soile Lautsi, após esta ter apresentado uma queixa por a escola frequentada pelos filhos recusar retirar os crucifixos.
(...)
Em Portugal os crucifixos são retirados das escolas se houver pedido nesse sentido.


Para além da arrogância sonsa de quem insiste em impedir que a escola possa ser laica, isto é, não religiosa e, já agora, neutral perante as religiões, ressalta deste episódio uma ironia histórica, verdadeira ironia do Destino: queixa-se o vigário da guerra aos crucifixos, denunciando a queda dos mesmos por toda a parte da esfera pública, quando foi precisamente o seu credo que há mil e setecentos anos começou por destruir todos os ídolos religiosos alheios. Como disse o seu próprio Deus em Mateus 7:12, «Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.» Ora aí está, a lei dos profetas, são lixados, este profetas.


«São» Bonifácio, a deitar por terra o Carvalho de Thor, em Geismar. E relacionado com isto, caros leitores, haverá hoje leitura farta...

1 Comments:

Blogger Rio sur Seine said...

Menton : O liceu Pierre et Marie Curie sobre alta tensão:

Se continuar assim vai haver um drama. Certos pais de aluno já se estão a enervar, vão mesmo à saìda do liceu com tacos de base-ball mais os cães dentro dos caros.

http://www.nicematin.com/ra/menton/236112/menton-le-lycee-pierre-et-marie-curie-sous-haute-tension

25 de janeiro de 2010 às 13:49:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home