terça-feira, dezembro 29, 2009

UMA CULTURA INSEGURA CONTRA UMA CULTURA CONFIANTE

Ainda sobre uma entrevista concedida pelo jornalista norte-americano Christopher Caldwell ao jornal alemão «Der Spiegel», vale a pena realçar algumas passagens:

- (...)«O Islão coloca dificuldades que os outros grupos imigrantes não colocam. Parte delas assenta no crescimento do Islão político no mundo da última metade de século. Uma vasta minoria dos muçulmanos europeus sente solidariedade com a comunidade muçulmana no estrangeiro, e sente ao mesmo tempo que o Ocidente está em guerra com este mundo muçulmano.»(...)

- (...) «Muita gente demasiadamente optimista espera que os muçulmanos abandonem ou modifiquem a sua religião ao longo do tempo. Vão mudá-la de algum modo, mas não sabemos realmente como. E as atitudes em torno da religião fornecem um vasto potencial de conflito - as atitudes para com as mulheres, para com as relações familiares, para com a liberdade sexual ou para com os direitos dos homossexuais.»

- (...) «Há duas coisas que irão fazer com que a população imigrante europeia, actualmente a descer, cresça nos próximos anos. Uma é que os imigrantes ainda estão a vir e a outra é que as suas taxas de natalidade, embora estejam a descer, são ainda assim mais altas (que as dos Europeus). Mas o que realmente interessa não é o tamanho da população imigrante. O que interessa é que a sua cultura precisa de ser integrada na Europa de uma maneira que requer que a Europa mude as suas estruturas. Durante os últimos vinte anos, a sociedade dominante acomodou os imigrantes numa série de aspectos. Por vezes as questões são pequenas, tais como salas de oração e espaços de trabalho. E por vezes as questões são de monta, como se ilustrou no caso em que um tribunal de Lille, França, anulou em 2008 o casamento de uma muçulmana porque ela não era virgem.» [ou seja, um tribunal europeu vergou-se à charia ou lei islâmica - nota do blogueiro].

Spiegel Online: E acha que isso vai mudar o carácter da Europa?

Caldwell: Como digo no meu livro, quando uma cultura insegura, maleável, relativista, encontra uma cultura ancorada, confiante e fortalecida por doutrinas comuns, é geralmente a primeira que muda para se adaptar à segunda.

Spiegel Online: Pensa que a cultura europeia dominante é fraca por ser secular?

Caldwell: O Islão é a segunda maior religião da Europa. Mas isso é verdade apenas se isso for pensado estatisticamente. Se se pensar cultural e espiritualmente, parece ser a primeira religião da Europa. Há muito, muito mais artigos nas primeiras páginas dos jornais acerca do que o Islão diz sobre isto e acerca do que o Alcorão diz sobre aquilo do que artigos sobre a teologia cristã. Estão cheios de debates entre muçulmanos e não muçulmanos a colocar questões sobre o que diz o Alcorão a respeito das matanças por honra e do véu. O que o Cristianismo diz não é realmente algo que interesse muito seja a quem for.
Spiegel Online: É caso para lamentar?
Caldwell: Não quero dar conselhos à Europa. Mas faz-me impressão que muitos Europeus olhem para as dificuldades de uma sociedade multicultural como o confronto da Europa iluminada contra o Islão bárbaro. É um erro olhar com arrogância a religiosidade dos muçulmanos. Há uma riqueza no modo religioso de encarar o mundo, que falta aos Europeus. Essa é também uma das razões pelas quais penso que a presença de tão poucos muçulmanos enerva muitos Europeus.

Só porque a comunidade dos muçulmanos europeus é pequena, isso não significa que não é influente ou que pode ser ignorada ou que os problemas ao seu redor não existam. Os negros têm tradicionalmente constituído apenas dez por cento da população dos EUA. Mas temos uma história horrível de conflito racial que fez estremer o país durante séculos.

129 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Sou ateu graças a Deus."

29 de dezembro de 2009 às 14:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Tenho de proclamar a minha incredulidade. Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus. O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar.

29 de dezembro de 2009 às 14:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se o ateísmo se propagasse, tornar-se-ia uma religião tão intolerável como as antigas.

29 de dezembro de 2009 às 14:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O homem é um animal sociável que detesta os seus semelhantes.

29 de dezembro de 2009 às 14:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.

29 de dezembro de 2009 às 14:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus.»

E para mim essa é das ideias mais deprimentes que tem sido inventada.


«O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar.»

Não tem sentido. Muitas vezes matou em nome de Deus. E muitas vezes matou à luz dos Deuses.

29 de dezembro de 2009 às 16:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.»

Bom lema, que devia servir de norma e guia de vida a todos os militantes nacionalistas.

29 de dezembro de 2009 às 16:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Se o ateísmo se propagasse, tornar-se-ia uma religião tão intolerável como as antigas."

Esta afirmação carece da devida fundamentação científica. Estatisticamente, os ateus cometem menos crimes, têm em média uma melhor formação académica e geralmente um poder de compra elevado. Porque é que um mundo cheio de gente assim seria intolerável?

Outro problema de se dizer «tão intolerável como as antigas» é que se está a sugerir que as mais recentes são toleráveis. Há alguma religião recente que seja tolerável?

29 de dezembro de 2009 às 17:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus.»

Concordo em absoluto. Viver sem Deus é aceitar o nosso lugar no universo.

«E para mim essa é das ideias mais deprimentes que tem sido inventada.»

Porquê?... Tens medo que este vida seja tudo o que temos?

29 de dezembro de 2009 às 17:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar.»

Exacto. A religião constitui a forma mais antiga de ordenamento jurídico. O que não significa que não se tenha tornado obsoleta.

«Não tem sentido. Muitas vezes matou em nome de Deus.»

Sim e continua a matar. Mas isso é devido à vertente ideológica e politizada da religião, que impõe a divisão entre fiéis e infiéis, com a consequente subjugação destes últimos como forma de legitimação das conquistas terrenas. Penso que o anónimo se referia apenas à faceta legal da religião, que impõe regras de convivência na sociedade (e.g. não roubarás, não matarás, etc).

29 de dezembro de 2009 às 17:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Estatisticamente, os ateus cometem menos crimes, têm em média uma melhor formação académica e geralmente um poder de compra elevado.»

É ao contrário - é entre as pessoas com melhor formação académica, com poder de compra mais elevado, e pertencentes às classes sociais ocidentais mais elevadas, logo, menos dadas ao crime, que há mais ateísmo.

E porquê?

Porque o ateísmo/agnosticismo é regra na elite intelectual e social ocidental. Toda a elite social ocidental tem mais elevado nível económico e cultural do que o resto da população, como é óbvio - e, estando sujeita a uma influência dessacralizante, é obviamente mais dada ao ateísmo.

Por outras palavras, não é o ateísmo que dá melhor nível e qualidade de vida, o ateísmo é que se agarrou a quem tem maior nível e qualidade de vida.


«Porque é que um mundo cheio de gente assim seria intolerável?»

Curiosamente, os piores totalitarismos do século XX, e de toda a História da Humanidade, eram oficialmente ateus - União Soviética e China comunista.
Está tudo dito.

29 de dezembro de 2009 às 17:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Viver sem Deus é aceitar o nosso lugar no universo.»

É exactamente ao contrário. O contacto com o Divino é que dá ao homem a sua integralidade e constitui precisamente a sua vocação mais elevada - para o Alto. Não há nenhuma cultura tradicional humana sem religião.


«Tens medo que este vida seja tudo o que temos?»

É mais nojo. É o que se sente perante a pobreza.

29 de dezembro de 2009 às 17:31:00 WET  
Blogger Caturo said...

«A religião constitui a forma mais antiga de ordenamento jurídico.»

Não. É paralela ao ordenamento jurídico. Não é preciso falar em Deus para dizer que quem for apanhado a roubar é executado.


«O que não significa que não se tenha tornado obsoleta.»

É ao contrário - nada indica que se tenha tornado obsoleta.



«Não tem sentido. Muitas vezes matou em nome de Deus.»

«Sim e continua a matar. Mas isso é devido à vertente ideológica e politizada da religião, que impõe a divisão entre fiéis e infiéis,»

Nem todas.

29 de dezembro de 2009 às 17:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Caldwell: Como digo no meu livro, quando uma cultura insegura, maleável, relativista, encontra uma cultura ancorada, confiante e fortalecida por doutrinas comuns, é geralmente a primeira que muda para se adaptar à segunda.
"

Fez-me lembrar aquela frase do filme de Mel Gibson sobre os Maias "Apocalypse"
O filme tambem começava com uma frase parecida. Tipo uma cultura ou povo so morre quando ja dentro de si esta todo fodido.

29 de dezembro de 2009 às 20:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ateu = comuna
:D

GOTT MIT UNS

30 de dezembro de 2009 às 00:06:00 WET  
Blogger Thor said...

não acho que sofismar o ateismo com comunismo ou extrema-esquerda, seja das coisas mais inteligentes deste Mundo, mas pronto...

já sabemos que os "bons direitistas" só podem ser religiosos.
os "bons" são crentes.
os "maus" são descrentes.

é uma espécie de dogma sofismal. tão dogmático como qualquer um dos vossos patéticos credos.

eu até me ria, se não fosse tão grave e triste.

30 de dezembro de 2009 às 02:38:00 WET  
Blogger Titan said...

"não acho que sofismar o ateismo com comunismo ou extrema-esquerda, seja das coisas mais inteligentes deste Mundo, mas pronto..."

Isso faz-me lembrar as pessoas que acham que quem defende a integridade do território nacional é patrioteiro.

30 de dezembro de 2009 às 11:42:00 WET  
Blogger Thor said...

mas isso é a minha opinião - ou seja, eu achar que Portugal é uma mera pátria.
logo, não é falácia.
falácia é achar que qualquer ateu é, à partida, "comunista", e que quem está à "direita" tem forçosamente que ter algum credo ou então não é de "direita".

isso não é uma "opinião". é uma falácia lógica. um apelo ao preconceito, um argumento "emocional" para convencer alguém a pensar como nós, colando um valor moral qualquer a uma coisa ou partido.

é quase tão grave como o "ad hominem".
é como dizer que no PNR só podem estar "magros" ou "altos" ou "gadelhudos", etc, etc

argumento emocional baratucho.

30 de dezembro de 2009 às 12:08:00 WET  
Blogger Thor said...

onde está "altos", "magros", etc, também podia estar "crentes".

é como achar que no PNR ou outro qualquer, só podem estar cristãos ou pagãos, mas nunca ateus porque esses, à partida, são comunistas.


por isso é que o nacionalismo não vai longe.
porque há uns meninos que fazem birrinha quando não pensam como eles e depois adoptam estas estratégias infantis e emocionais (argumentos ad hominem e outros) para convencer os outros a pensarem como eles.

30 de dezembro de 2009 às 12:12:00 WET  
Blogger Titan said...

"mas isso é a minha opinião - ou seja, eu achar que Portugal é uma mera pátria."

E também há pessoas que têm a opinião de quem é ateu é comunista.
Não vejo diferença nenhuma.

"isso não é uma "opinião". é uma falácia lógica. um apelo ao preconceito, um argumento "emocional" para convencer alguém a pensar como nós, colando um valor moral qualquer a uma coisa ou partido."

Pois, e chamar alguém de patrioteiro não é um apelo ao preconceito, e etc e etc.

30 de dezembro de 2009 às 18:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Só porque a comunidade dos muçulmanos europeus é pequena, isso não significa que não é influente ou que pode ser ignorada ou que os problemas ao seu redor não existam.

VIDE OS JUDEUS..!!

A ETNIA MAJORITARIA EM UM TERRITORIO SEMPRE SUBESTIMA A INVEJA E O PODER DE DESTRUIÇÃO DAS ETNIAS INFERIORES; E PORTANTO SOMENTE O SEPARATISMO RESOLVE E NÃO O IMPERIALIXO DE MANTER TAIS MINORIAS DENTRO DO VASTO TERRITORIO IMPERIAL..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

DAÍ VC FALA; MAS E SE OS EUROPEUS TIVESSEM DADO UM ESTADO AOS JUDEUS DENTRO DA EUROPA, MUITO PODERIA TER SIDO EVITADO - MAS OS JUDEUS NÃO SÃO EUROPEUS AUTOCTONES 100% E VEJA QUE MESMO COM TEL AVIV MAIS DE 50% DOS ASKENAZITAS AINDA ESTÃO ESTACIONADOS NO NE DOS EUA..!!

BEM, O PRETEXTO ERA O ESTADO, MAS PARASITA NÃO VIVE DE PARASITA..!!

PARASITA VIVE DE RAÇA PRODUTIVA..!!

E DO MESMO MODO, MESMO QUE SE CRIASSE UM ESTADO JUDEU NA EUROPA DAQUELA EPOCA, OS JUDEUS PERMANECERIAM NOS PAÍSES ARIANOS DO MESMO MODO QUE EMIGRARAM DO LESTE DA EUROPA RURAL PRA PARASITAR AS OPORTUNIDADES URBANO-INDUSTRIAIS GERADAS PELOS TEUTOIDS DO OESTE..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Sou ateu graças a Deus."

É BEM FACIL SE DECLARAR ATEU NUM PAÍS CRISTÃO DEGENERADO, MAS QUERO VER VC TER PEITO PRA IR NUM PAÍS ISLAMICO E DIZER A MESMA COISA..!!

E PRA JA NEM FALAR NA SUA INCOERENCIA PROPROSITAL INSERIDA NA FRASE MERAMENTE PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE LEVE..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Tenho de proclamar a minha incredulidade. Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus. O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar.

OU QUEM SABE PRA PARASITAR O TRABALHO ALHEIO OU MESMO PRA ROUBAR O OUTRO, O QUE DÁ NO MESMO..!!(TIPO UM CAPITALISMO TEOCRATICO PROTO-NEOLIBERAL..)!!

31 de dezembro de 2009 às 19:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se o ateísmo se propagasse, tornar-se-ia uma religião tão intolerável como as antigas.

VIDE A URSS ATÉIA A PERSEGUIR CRISTÃOS E CIA..!!

MAS CLARO, OS VERDADEIROS ATEUS NÃO SEGUEM O CRISTIANIXO 2.0 FUNDAMENTALISTA VERMELHO..!!

OS ATEUS PUROS NÃO SEGUEM TEOLOGIA 2.0..!!SÓ OS PSEUDO-ATEUS, GERALMENTE AGNOSTICOS QUE CRESCERAM EM UM MEIO CRISTÃO E NASCEU EM UMA FAMILIA DE ORIGEM CRISTÃ..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O homem é um animal sociável que detesta os seus semelhantes.

ESSE DOGMA DA SOCIABILIDADE ME PARECE PSEUDO-CIENTIFICO; O HOMEM E OS ANIMAIS NÃO SÃO SOCIAVEIS; ELES APENAS ENTRAM EM CONTACTO COM OUTROS PARA TENTAR ARRANCAR ALGO DELES E NÃO PARA TENTAR SE RELACIONAR COM ELES..!!E VIDE PARA COMPREENDER TAL A PROSTITUIÇÃO GERAL DO GENERO FEMININO INDEPENDENTE DE SUA PROCEDENCIA ETNICA..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.

ISSO FEDE A CRISTIANIXO 2.0..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

isso não é uma "opinião". é uma falácia lógica. um apelo ao preconceito, um argumento "emocional" para convencer alguém a pensar como nós, colando um valor moral qualquer a uma coisa ou partido.

RESUMINDO: MERA CHANTAGEM EMOCIONAL A LA CRISTIANIXO 2.0 APELANDO AO CEREBRO MEDIO E ANTI-NEOCORTEXIANO..!!

PRA MIM NÃO PASSA DE UM MERO SOFISMA 2.0, DIRECTAMENTE RELACIONADO AO AD HOMINEM, JA QUE QUANDO VC NÃO ACEITA TAL IMPOSIÇÃO JÁ É CHAMADO DE "RACISTA" E AFINS, MAS ISSO DAÍ JÁ EM OUTROS TEMAS ANTIFAS QUE USAM DAS MESMAS ARMAS QUE ESTE "SENHOR"..!!

31 de dezembro de 2009 às 19:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

por isso é que o nacionalismo não vai longe.
porque há uns meninos que fazem birrinha quando não pensam como eles e depois adoptam estas estratégias infantis e emocionais (argumentos ad hominem e outros) para convencer os outros a pensarem como eles.


___


Tu não és nacionalista filho da puta, uma vez vim aqui e dizias alarvidades sobre portugueses como brasileiros e pensas que tens algo a dizer sobre nacionalismo?
o outroi diz gott mit uns e tu falas em direitinhas.

looooollll

Ragazzi
JL boys

1 de janeiro de 2010 às 17:18:00 WET  
Blogger Thor said...

sim, não sou nacionalista, nisso tens razão.
nem ando a dizer que sou "nacionalista". sou apenas um racista.
e não escrevo para agradar a fedelhos estúpidos como tu, que se acham os donos da verdade.

2 de janeiro de 2010 às 00:11:00 WET  
Blogger Thor said...

"o outroi diz gott mit uns"


LOOOOOL qual "outro", meu palhaço? eras tu, seu fedelho nojento.

mas mais alguém se lembraria de chamar "comuna" a quem é ateu??

LOOOOOL que palhaçada, até precisava de ter vários clones.

2 de janeiro de 2010 às 00:13:00 WET  
Blogger Thor said...

errata: até precisa*

2 de janeiro de 2010 às 00:14:00 WET  
Blogger Thor said...

e claro: só não sou nacionalista, no sentido (único) que vocês dão à palavra "nacionalista" e que é: patriota português.

fora essa divergência e a da religião, eu sou mais um racialista tal como vocês. mas é indiferente os rótulos que me ponham, ou se acham que sou "comunista", etc, etc
não vivo de rótulos.

2 de janeiro de 2010 às 00:31:00 WET  
Blogger Titan said...

"e claro: só não sou nacionalista, no sentido (único) que vocês dão à palavra "nacionalista" e que é: patriota português."

Eu só gostava de saber em que sentido és nacionalista pois não encontro nenhum.

2 de janeiro de 2010 às 16:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sim, não sou nacionalista, nisso tens razão.
nem ando a dizer que sou "nacionalista". sou apenas um racista.
e não escrevo para agradar a fedelhos estúpidos como tu, que se acham os donos da verdade.


___


Não sou fedelho nem paneleiro como tu. dono da verdade? também não,,
LOL

Nacionalista sim e herdei o orgulho dos melhores tu herdaste catinga filho de uma puta.

Ragazzi
Jl Boys

Nacionalismo é a solução




não vivo de rótulos.

__

sim sim abelha maia

2 de janeiro de 2010 às 23:39:00 WET  
Blogger Thor said...

pode-se ser nacionalista sem apoiar as actuais fronteiras ficticias dos estados europeus.
isso é ser nacionalista, na medida em que é defender nações que existem mesmo, e não estados ou pseudo-nações forjadas.

nacionalista pode também significar aquele que luta contra a imigração, que luta pela salvaguarda da raça, independentemente se gosta de Portugal, ou do hino ou da bandeira.
pode até estar-se a cagar para a fronteira mas fazer melhor a Portugal do que muitos "patriotas".
nesse sentido, é mais nacionalista do que muitos multirracialistas patriotas que ai andam.

nacionalista não tem obrigatoriamente que ver com defender fronteiras de estados, nem com "amar" o estado.
caso contrário, nem o Afonso Henriques podia ser nacionalista, já que partiu um país ao meio, e criou outro que nunca tinha existido, surgido do nada.

3 de janeiro de 2010 às 00:51:00 WET  
Blogger Thor said...

mas como eu disse, estou-me pouco cagando se acham que eu sou ou não nacionalista, e para os significados que dão à palavra "nacionalista" - que podem ser muitos, já que até os minho-timorenses podem ser considerados nacionalistas.

3 de janeiro de 2010 às 00:54:00 WET  
Blogger Thor said...

ao outro estúpido do caralho que escreveu em cima, nem vale a pena responder...

3 de janeiro de 2010 às 03:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

isso é ser nacionalista, na medida em que é defender nações que existem mesmo, e não estados ou pseudo-nações forjadas.


__

Portugal existe enquanto nação, e como é que um nacionalista pode dizer que não, isso é uma grande mentira e quem diz isso são antifascistas sem moral como tu aparentas ser. Dizem que não existem raças também.



nacionalista pode também significar aquele que luta contra a imigração, que luta pela salvaguarda da raça, independentemente se gosta de Portugal, ou do hino ou da bandeira.

____


Se gosta ou não de Portugal??????
Então és um apátrida nacionalista? és cigano lool
Eu sou pela defesa da nossa raça, do nosso país Portugal, e quem é contra um povo não é nacionalista.

nada do que dizes faz sentido

3 de janeiro de 2010 às 16:54:00 WET  
Blogger Thor said...

último anónimo; és de compreensão lenta.
jamais disse que não existem raças. sim, isso é que é discurso antifa, ou antirra, whatever.
então eu tenho um blogue dedicado à raça e sou "antirra"??? lol que palhaçada.




"e quem é contra um povo não é nacionalista."

não sou contra povo algum, temos é concepções de povo diferente, algo que tens dificuldade em entender.

além do mais, eu estou-me pouco cagando se consideras-me nacionalista ou não; porque, como já disse, "nacionalista" pode ter vários significados. não tem só um.

por exemplo, um multirracialista patriota amante de negros e imigrantes, pode ser considerado um "nacionalista", pois ama Portugal, ama a bandeira, o território, o hino, etc





"Portugal existe enquanto nação, e como é que um nacionalista pode dizer que não"

temos concepções diferentes de nação. só isso.

3 de janeiro de 2010 às 19:32:00 WET  
Blogger Titan said...

"pode-se ser nacionalista sem apoiar as actuais fronteiras ficticias dos estados europeus.
isso é ser nacionalista, na medida em que é defender nações que existem mesmo, e não estados ou pseudo-nações forjadas."

Sim, abaixo nações que levaram séculos a existirem e que tem séculos de existência pois não vão de encontro às fronteiras delineadas pelos os romanos ou por quaisquer outros do mesmo tempo.

"nacionalista pode também significar aquele que luta contra a imigração, que luta pela salvaguarda da raça, independentemente se gosta de Portugal, ou do hino ou da bandeira."

Isso é só ser-se meio nacionalista.

"pode até estar-se a cagar para a fronteira mas fazer melhor a Portugal do que muitos "patriotas".
nesse sentido, é mais nacionalista do que muitos multirracialistas patriotas que ai andam."

Mas quem promove o sectarismo entre os portugueses está a fazer bem a Portugal?

"nacionalista não tem obrigatoriamente que ver com defender fronteiras de estados, nem com "amar" o estado.
caso contrário, nem o Afonso Henriques podia ser nacionalista, já que partiu um país ao meio, e criou outro que nunca tinha existido, surgido do nada."

Não sei porquê pois D. Afonso Henriques pegou numa terra que era sua e livrou-a de interferências externas, e depois juntou a esta terra que tinha sido roubada aos seus antepassados, e tudo isto parece-me deveras nacionalista.

3 de janeiro de 2010 às 22:08:00 WET  
Blogger Thor said...

mete na cabeça, anónimo...tu e outros, que a preservação da raça não tem nada a ver com o estado português.
por isso, parem de confundir aquilo que digo com "antirrismo" ou "multirracialismo".

só porque não acredito em nenhuma "raça portuguesa", não significa que sou antirra. significa é que tenho uma atitude cientifica e realista. defendo raças que existem e não nenhuma "raça poética" ou "sentimental".

por isso, o que tu dizes é que não faz sentido.
o racialismo e o patriotismo não têm nada a ver um com o outro, nem têm que andar de mãos dadas.

és pela defesa da "nossa raça". eu também sou. mas nada disso tem a ver com o estado português. o estado português podia deixar de existir, sem que a raça sofresse o mínimo beliscão. e a inversa também é verdadeira.
a raça pode ir "co caralho" e o estado português continuar a existir. tão simples como isto. não tem nada que enganar.
eu sou racialista, não confundo raças nem etnias com "estados".

e a minha visão é mais "nacional-socialista" do que propriamente "fascista", já que são coisas distintas.

4 de janeiro de 2010 às 01:32:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não. A tua visão é a do complexado que queria poder ser nacional-socialista da Alemanha mas, como não pode, inventa uma nação «galaica» e cospe na sua própria nação portuguesa.

E porquê?

Porque é um cobarde complexado, incapaz de lutar pela nação mais pobre da Europa. Como verdadeiro escravo que é, prefere abandoná-la e lamber as botas aos das nações momentaneamente mais poderosas.

4 de janeiro de 2010 às 03:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

«só porque não acredito em nenhuma "raça portuguesa", não significa que sou antirra. significa é que tenho uma atitude cientifica»

Não, que tu de científico não tens nada, como aliás já se provou repetidamente. Quiseste fazer crer que existe uma «raça galaica», e falhaste ao comprido, continuamente, em todos os campos. Quiseste negar a unidade étnica e racial da Nação Portuguesa, de Norte a Sul, e foi a vergonha que se viu - saiu-te tudo pela culatra, constatou-se que tudo o que dizias não tinha base de sustentação.

Portanto, deixa-te lá de pretenderes criticar «as nações poéticas», que a tua Galinácia nem isso chega a ser - não passa de uma fantasia criada por complexos de inferioridade e rancores regionalistas saloios, mesquinhos e traidores.

4 de janeiro de 2010 às 03:33:00 WET  
Blogger Thor said...

"E porquê?

Porque é um cobarde complexado, incapaz de lutar pela nação mais pobre da Europa. Como verdadeiro escravo que é, prefere abandoná-la e lamber as botas aos das nações momentaneamente mais poderosas."



isto é com cada explicação mais rebuscada que a outra.
agora, digo o que digo, porque sou "cobarde" e porque "Portugal é pobre", e por "mesquinhezes" como se isto se resumisse tudo a economia.
isto é cada filme...é como daquela vez em que eu queria dar Lisboa aos mouros e aos pretos, enfim. só conspirações.

mas, bem, evoluiste...já admitiste que Portugal é o país mais pobre da Europa, coisa que negaste aqui há uns tempos.
mas isso é outra questão: a Espanha é muitissimo mais rica que Portugal e não é por causa disso que deixa de ter várias nações dentro de si. e a França idem, etc, etc
estás a ser infantil a tentar estabelecer essa causa-efeito que não tem nexo nenhum.
a Suécia também tem várias nações dentro de si. a própria Alemanha, etc, etc

eu não digo que Portugal é poético, agora a "raça portuguesa", essa sim, é poética.

se Portugal fosse homogéneo, existiria uma raça portuguesa, ou não? se Portugal é tão homogéneo, qual é a raça de Portugal, então? nenhuma???? se é "homogéneo" alguma tem de ter.

lutar pela raça não tem rigorosamente nada a ver com o país em si - Portugal.

eu não inventei nenhuma nação galaica, podes dizer que não concordas com nada, mas daí a dizeres que eu inventei tudo, ainda vai um grande passo (ou nunca pegaste num livro???)

cada um diz o que quer e isto não leva a nada. cada um tem uma concepção diferente, interpretações diferentes, visões diferentes, etc

como já te disse, o que está mal é tu jamais respeitares a opinião dos outros e seres intolerante, daí que depois acontece-te noutros sitios aquilo que tu sabes.

o mesquinho aqui és tu, que descais sempre para o insulto, e para a palhaçada quando não te dão razão ou quando não concordas com alguma coisa.
isto, porque é-te completamente impossivel tolerar ou respeitar a minima divergência (devido a esse ego ridiculo), e acho que só não "censuras" nada porque adoras discutir, insultar, teimar e agredir verbalmente, etc, etc

4 de janeiro de 2010 às 10:50:00 WET  
Blogger Thor said...

e eu não cuspo na nação nem no sangue. dizer isso é ridiculo.
falar em "sangue português" é ridiculo.
que se fale de lingua portuguesa e de CPLP, está bem...aceito. se é a isso que sou traidor, tudo bem. eu aceito.
se também sou traidor da républica, do hino e da bandeira...óptimo.

agora traidor ao "sangue português"...tenham dó!

4 de janeiro de 2010 às 11:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Porque é um cobarde complexado, incapaz de lutar pela nação mais pobre da Europa. Como verdadeiro escravo que é, prefere abandoná-la e lamber as botas aos das nações

E POR QUE SERÁ..??

BASTA OLHAR OS 10% DE MIT NEGROIDE NO SUL E IMAGINAR COMO O AUT. CORROMPIDO SE ESPALHOU PELO TEJO..!!

4 de janeiro de 2010 às 21:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

"E porquê?

Porque é um cobarde complexado, incapaz de lutar pela nação mais pobre da Europa. Como verdadeiro escravo que é, prefere abandoná-la e lamber as botas aos das nações momentaneamente mais poderosas."

«isto é com cada explicação mais rebuscada»

Nada de rebuscado. É apenas cristalina.


«agora, digo o que digo, porque sou "cobarde" e porque "Portugal é pobre", e por "mesquinhezes" como se isto se resumisse tudo a economia.»

O ridículo e mesquinho é que para ti é ao fim ao cabo disso que se trata.

«isto é cada filme...é como daquela vez em que eu queria dar Lisboa aos mouros e aos pretos,»

É óbvio que quem como tu reconhece o roubo do Kosovo aos Sérvios, só porque «já está», também o fará com Lisboa, se a esta suceder o mesmo, mas com imigrantes africanos.

«mas, bem, evoluiste...»

Tu é que não. E, como não, continuas na senda da mentira, como a seguir se lê:

«admitiste que Portugal é o país mais pobre da Europa, coisa que negaste aqui há uns tempos»

Pura aldrabice. Nunca tal neguei. O que neguei foi a inferioridade de Portugal. É sintomático que confundas uma coisa com outra, pois que, para ti, inferioridade económica é inferioridade nacional.


«eu não digo que Portugal é poético, agora a "raça portuguesa", essa sim, é poética»

Tanto como a «raça galaica».

«se Portugal fosse homogéneo, existiria uma raça portuguesa, ou não?»

Não. Portugal é todo de raça branca predominantemente atlanto-mediterrânica, de norte a sul, mas não é por isso diferente de Espanha. Não se distingue um espanhol de um português nem a olho nu nem, provavelmente, através do laboratório.


«eu não inventei nenhuma nação galaica, podes dizer que não concordas com nada, mas daí a dizeres que eu inventei tudo, ainda vai um grande passo (ou nunca pegaste num livro???)»

Quem se vê que nunca pegou num livro, para o ler em condições, foste tu, que constantemente mostras que a leitura e correcta interpretação do texto te é coisa de sobremaneira estranha.


«como já te disse, o que está mal é tu jamais respeitares a opinião dos outros e seres intolerante,»

Isto dito pelo gajo que se pudesse explodia todas as cadeias de televisão, e que censura sempre que lhe apetece no seu blogue, com a imbecil desculpa de que «ai, estavam-me a provocar», tem um piadão que só visto. :)


«o mesquinho aqui és tu, que descais sempre para o insulto,»

Por acaso, quem costuma vir aqui provocar, por puro rancor, és tu. Até nisso se te viram contra ti as aleivosias e o descaramento.


«e eu não cuspo na nação nem no sangue. dizer isso é ridiculo»

Não, não é, quando passas a vida a atacar Portugal. Dizer que cospes no sangue é uma figura de estilo, e escusas de estar armado em picuinhas a refugiar-te no literal, porque o que se está a dizer é que insultas e desprezas o teu próprio Povo.

4 de janeiro de 2010 às 23:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

«BASTA OLHAR OS 10% DE MIT NEGROIDE NO SUL»

Quais 10% de MIT negróide no Sul, já aqui se te chapou nas ventas que o valor real é metade desse. Mas por rancor e desonestidade, insistes na mesma merda.

4 de janeiro de 2010 às 23:47:00 WET  
Blogger Titan said...

«BASTA OLHAR OS 10% DE MIT NEGROIDE NO SUL»

"Quais 10% de MIT negróide no Sul, já aqui se te chapou nas ventas que o valor real é metade desse. Mas por rancor e desonestidade, insistes na mesma merda."

Este brasuca não tem um cérebro na cabeça, tem mas é uma cassete: o sul de Portugal tem 10% de Mit negroíde, o sul de Portugal tem 10% de Mit negroíde, de Portugal tem 10% de Mit negroíde. Irra, que é preciso ter muita paciência.

5 de janeiro de 2010 às 01:52:00 WET  
Blogger Thor said...

desculpa lá, mas negaste aqui há tempos que Portugal era o país mais pobre da Europa. sim, estávamos a falar de riqueza, não necessariamente de "inferioridades" (se quiseres o tópico, até te posso dizer qual era)

em relação a isso de inferioridades, eu não digo que Portugal é inferior a todos os países Europeus (mais, até digo que é melhor que Magrebs, Brasis, Àfricas Negras, etc, etc), isto porque existe a Grécia, a Albânia, a Roménia, e mais alguns.
agora, é, isso sim, inferior aos países do Norte e mesmo Centro da Europa, a meu ver. e não é só por causa da riqueza. tem a ver com a civilização, o progresso, os comportamentos, inteligência, gestão, etc.

Portugal não é todo atlanto-mediterrânico (seja lá o que for que isso quer dizer) e é claro que tem diferenças raciais para a Espanha, mesmo falando de Portugal no seu todo.
não sabia que agora existia uma etnia "atlanto-mediterrânica"...mas se existisse, então não só, a fronteira portuguesa continuava a não se justificar, como muitas partes de Portugal tinham que estar ligadas a Espanha.

5 de janeiro de 2010 às 09:34:00 WET  
Blogger Thor said...

em relação ao mtDNA, mesmo sendo 5% e não 10% de MIT negróide, mesmo assim, é muito superior ao do Norte.


"In a sample of 542 Portuguese people from all over the country, sub-Saharan mtDNA L sequences were detected at a frequency of ~5% (2.2 in the North, 4.3 in the Center, and 8.6 in the South). This gives the Portuguese an estimated total of 2.5% Negroid ancestry, which ranges from a comparatively large, but not racially significant, 4.3% in the South to a mere 1.1% in the North."

(González et al. 2003)

5 de janeiro de 2010 às 12:41:00 WET  
Blogger Caturo said...

«desculpa lá, mas negaste aqui há tempos que Portugal era o país mais pobre da Europa»

Não, não neguei, essa é mais uma aldrabice tua.


sim, estávamos a falar de riqueza, não necessariamente de "inferioridades" (se quiseres o tópico, até te posso dizer qual era)»

Mostra-o.

«em relação a isso de inferioridades, eu não digo que Portugal é inferior a todos os países Europeus (mais, até digo que é melhor que Magrebs,»

Conversa fiada para não pareceres tão traidor e cheio de rancor como és, porque «os Magrebes» e os outros que citaste não são europeus.


«isto porque existe a Grécia, a Albânia, a Roménia, e mais alguns.
agora, é, isso sim, inferior aos países do Norte e mesmo Centro da Europa, a meu ver. e não é só por causa da riqueza»

É sim, é por causa da riqueza - mas a tua ignorância a respeito do tema confunde tudo o resto com isso.


«tem a ver com a civilização,»

Quem vem falar em superioridades civilizacionais mas nega a superioridade civilizacional de Roma sobre a Germânia, não tem credibilidade para discorrer sobre o tema.


«Portugal não é todo atlanto-mediterrânico (seja lá o que for que isso quer dizer) e é claro que tem diferenças raciais para a Espanha,»

Não se distingue um português de um espanhol pela via genética.


«não sabia que agora existia uma etnia "atlanto-mediterrânica"...»

Nem ninguém falou em tal coisa. Do que falei foi em FENÓTIPO atlanto-mediterrânico. Quem não sabe o que é, vá-se informar.


«mas se existisse, então não só, a fronteira portuguesa continuava a não se justificar,»

"Continuava", como se alguém tivesse provado que não se justifica, eherhehh...


«em relação ao mtDNA, mesmo sendo 5% e não 10% de MIT negróide, mesmo assim, é muito superior ao do Norte.»

Mas muito reduzido, de qualquer modo, não servindo por isso para criar aí outra nação, ao contrário do que alguns quereriam.

5 de janeiro de 2010 às 13:35:00 WET  
Blogger Thor said...

a tua sorte é eu agora não conseguir achar o tópico, mas disseste que Portugal não era o mais pobre, porque ainda havia um ou outro país em pior estado. whatever...não importa muito. mas só para que conste que te trocas todo e já nem sabes às quantas é que andas.



"Conversa fiada para não pareceres tão traidor e cheio de rancor como és, porque «os Magrebes» e os outros que citaste não são europeus."

sim, e daí???





"agora, é, isso sim, inferior aos países do Norte e mesmo Centro da Europa, a meu ver. e não é só por causa da riqueza»

"É sim, é por causa da riqueza - mas a tua ignorância a respeito do tema"

mas, tu agora queres falar por mim, também? se já te disse que não é apenas pela riqueza (embora esta seja importante) para que estás a teimar que não, que não e que não??? mas tu pensas por mim, é??
controla essa mania e esse ego estúpido. eu é que sei o que eu penso. não és tu.





"«não sabia que agora existia uma etnia "atlanto-mediterrânica"...»

Nem ninguém falou em tal coisa."


então não sei porque foste buscar isso de "atlanto-mediterrânico", quando se estava a falar de "homogeneidade". não percebo.





"Do que falei foi em FENÓTIPO atlanto-mediterrânico. Quem não sabe o que é, vá-se informar."

ler acima.
e isso de "fenótipo atlanto-mediterrânico", não tem ponta por onde pegar.
faz sentido falar-se de fenótipo mouro, de fenótipo germânico, de fenótipo ibero, etc, etc
mas não faz sentido falar de "fenótipo atlanto-mediterrânico".


a propósito, fica com um mapa elaborado por Coon:

http://img370.imageshack.us/img370/5769/europamap0jg.jpg

em Portugal não domina sequer a sub-raça atlanto-mediterrânica...

e, que dominasse, isso tinha um significado doido que nem te conto...

5 de janeiro de 2010 às 13:59:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não se distingue um português de um espanhol pela via genética."

isso é muito vago e depende do que estamos a falar.
se for de um português setentrional e de um galego...ok, aceito.
se for de um Alentejano e de um Extremenho espanhol...ok, também é possivel que sim.

agora se for de um lisboeta e de um basco...ou de um Algarvio puro e de um asturiano (por exemplo), então aí já muda de figura.

depende do que estamos a falar.

partir do pressuposto irracional que todos os ibéricos têm a mesma constituição genética, é puro delirio imperialista, não tem ponta por onde pegar. é mesmo só crença.
isso é do mais elementar desrespeito e ignorância.

5 de janeiro de 2010 às 14:09:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a tua sorte é eu agora não conseguir achar o tópico,»

É ao contrário - o teu azar é que mais uma vez foste apanhado a mentir.


«mas disseste que Portugal não era o mais pobre, porque ainda havia um ou outro país em pior estado»

Na Europa Ocidental, não disse de certeza.


«whatever...não importa muito. mas só para que conste que te trocas todo e já nem sabes às quantas é que andas»

Não, rapaz, não é assim - primeiro, provas o que estás a dizer, depois é que podes dizer que me troco todo. Porque, na verdade, até agora quem se troca todo e mete os pés pelas mãos, por imbecilidade e por ser apanhado a mentir, és só tu, e repetidamente, mas de uma maneira que nem um puto de quinze anos seria apanhado.


"Conversa fiada para não pareceres tão traidor e cheio de rancor como és, porque «os Magrebes» e os outros que citaste não são europeus."

«sim, e daí???»

Enfim.


"agora, é, isso sim, inferior aos países do Norte e mesmo Centro da Europa, a meu ver. e não é só por causa da riqueza»

"É sim, é por causa da riqueza - mas a tua ignorância a respeito do tema"

«se já te disse que não é apenas pela riqueza»

E eu já te disse que é - porque o que mais aprecias na «superioridade» do Norte tem a ver com a riqueza.


« mas tu pensas por mim, é??»

Pois se tu não pensas por ti próprio, alguém tem de o fazer...


«não sabia que agora existia uma etnia "atlanto-mediterrânica"...»

Nem ninguém falou em tal coisa."

«então não sei porque foste buscar isso de "atlanto-mediterrânico",»

Não sabes porque a tua ignorância nunca te dá folga, é por isso. De resto, eu expliquei em que âmbito se entende a designação «atlanto-mediterrânico».


"Do que falei foi em FENÓTIPO atlanto-mediterrânico. Quem não sabe o que é, vá-se informar."

«e isso de "fenótipo atlanto-mediterrânico", não tem ponta por onde pegar»

Tu é que não tens ponta por onde se te pegue, é que nem isto sabes, nem tampouco ouviste falar. Olha, pergunta ao teu dono brasuca, que ele ensina-te...


«faz sentido falar-se de fenótipo mouro, de fenótipo germânico, de fenótipo ibero, etc,»

Não, não é assim. As classificações em uso não são essas.


«a propósito, fica com um mapa elaborado por Coon:
http://img370.imageshack.us/img370/5769/europamap0jg.jpg
em Portugal não domina sequer a sub-raça atlanto-mediterrânica...»

Mais uma vez te estatelas ao comprido - primeiro, «não tinha sentido falar-se em atlanto-mediterrânico», agora já tem...

E já agora, aprende ao menos a ver uma merda de um mapa, já que até nesse mapa o fenótipo atlanto-mediterrânico está em TODO o território português, de Norte a Sul.

5 de janeiro de 2010 às 14:16:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora, toma lá um mapa realmente feito pelo Coon, pode ser que aprendas alguma coisa, se ao menos pedires que to expliquem:

http://amorsite.110mb.com/index_files/AtlantoMediterraneans.htm

5 de janeiro de 2010 às 14:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Não se distingue um português de um espanhol pela via genética."

«isso é muito vago»

Não, não é vago - é objectivo. Paciência.


«se for de um português setentrional e de um galego...ok,»

Ok ponto e vírgula, que se se for a ver pelo E3B, ehjehjheh, o galego está mais próximo do sul de Portugal que do norte... embora tenha mais E3B do que o do sul de Portugal, bem entendido. :)


«um Algarvio puro»

Ajhahjahahh... e o que será um «algarvio puro»? :)


«partir do pressuposto irracional que todos os ibéricos têm a mesma constituição genética,»

Partir do princípio de que pela genética se conseguem criar nações ibéricas, quando na realidade mais não se deseja do que comprovar preconceitos mentecaptos e saloios, só têm conduzido ao ridículo, como aqui se tem visto. :)

«isso é do mais elementar desrespeito e ignorância»

Ora nem mais. :)

5 de janeiro de 2010 às 14:26:00 WET  
Blogger Thor said...

lol então a Ibéria não tem variação genética nenhuma????? numa àrea tão grande, com tanta latitude e tanta longitude, não há diferenciação alguma e é tudo igual???? LOLOL
deve ser isso que, para ti, é "objectivo". é assim, porque decidiste que é e acabou. enfim, nunca vi tanta parvoice junta
"na Ibéria é tudo igual" LOL

agora estás a falar em E3b para aqui e para ali, como se isso tivesse alguma coisa a ver com a genética individual de um galego ou de um "nortenho". enfim, é só mandar areia aos olhos.

mas tu também dizes que somos todos iguais aos indianos. eles são "iguais" a nós, racialmente, geneticamente, e só a lingua difere.
portanto, claro que também todos os ibéricos tinham que ser iguais para ti.
és um caso perdido, de facto.

5 de janeiro de 2010 às 14:38:00 WET  
Blogger Thor said...

"É ao contrário - o teu azar é que mais uma vez foste apanhado a mentir."

eu não estou a mentir. foi é uma conversa em Julho do ano passado e agora não tenho tempo para andar a vasculhar isso. mas está num desses tópicos de Julho e, na altura, negavas e barafustavas "Portugal não é o mais pobre!!" e "vai-te informar" e coisas e loisas.
enfim, tanto me faz.




"«se já te disse que não é apenas pela riqueza»

E eu já te disse que é"

lol agora este é que sabe o que eu acho e deixo de achar.
já não lhe bastam os seus pontos de vista tresloucados, agora não contente com isso, ainda quer falar pelos outros.





"Mais uma vez te estatelas ao comprido - primeiro, «não tinha sentido falar-se em atlanto-mediterrânico», agora já tem..."

às vezes parece que falo chinês. lê o que eu escrevo.
não disse que não tinha sentido a designação "atlanto-mediterrânico", mas sim que não faz sentido falar disso como um "fenótipo". lê várias vezes que chegas lá.




"já que até nesse mapa o fenótipo atlanto-mediterrânico está em TODO o território português, de Norte a Sul."

sim, mas só na faixa litoral. e mesmo no Sul (Algarve) não existe.
e não ocupa sequer 50% do território português.

5 de janeiro de 2010 às 14:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

«lol então a Ibéria não tem variação genética nenhuma?????»

Mais uma mentira que eu também não disse.


«numa àrea tão grande, com tanta latitude e tanta longitude, não há»

Chiu, pouco esperneanço - o que eu disse é que não se distingue um português de um espanhol pela via genética, e já agora especifico: não se distingue um português de um castelhano pela via genética. Face a isso, só conseguiste foi desviar a conversa, com a habitual imbecilidade desonesta que caracteriza a tua verve. Mas sem sucesso.


«agora estás a falar em E3b para aqui e para ali, como se isso tivesse alguma coisa a ver»

Ahahahahahh, doeu-te... quem te leu e quem te lê, rapazelho... tu que não te calavas com o E3B, e que ui ai é romano/balcânico, ui é judeu, ui é berbere, e afinal levaste afinal tal descasca de E3B a ser mais frequente na Galiza do que em qualquer parte de Portugal que nunca mais quiseste falar no tema, ahhahhahah...


«mas tu também dizes que somos todos iguais aos indianos»

Mais mentiras de um rancoroso irritado por mais uma vez ser esmagado. Enfim, a ignorância é triste. :)

5 de janeiro de 2010 às 14:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

"É ao contrário - o teu azar é que mais uma vez foste apanhado a mentir."

«eu não estou a mentir»

Estás a mentir estás, como é teu costume.


"«se já te disse que não é apenas pela riqueza»

E eu já te disse que é"

«lol agora este é que sabe o que eu acho e deixo de achar»

Correcto. Tu ainda não meteste nesses cornos doentes que és transparente nas intenções, tanto quanto és opaco de entendimento.


Mais uma vez te estatelas ao comprido - primeiro, «não tinha sentido falar-se em atlanto-mediterrânico», agora já tem..."

«às vezes parece que falo chinês. lê o que eu escrevo.
não disse que não tinha sentido a designação "atlanto-mediterrânico",»

Disseste:

«e isso de "fenótipo atlanto-mediterrânico", não tem ponta por onde pegar.
faz sentido falar-se de fenótipo mouro, de fenótipo germânico, de fenótipo ibero, etc, etc
mas não faz sentido falar de "fenótipo atlanto-mediterrânico".»


«mas sim que não faz sentido falar disso como um "fenótipo"»

Ah, então é só a tua parvoíce habitual de ainda não saber o que é um fenótipo. O costume.


"já que até nesse mapa o fenótipo atlanto-mediterrânico está em TODO o território português, de Norte a Sul."

«sim, mas só na faixa litoral. e mesmo no Sul (Algarve) não existe»

Existe sim - até ao extremo sul. Pede a alguém que te explique.

5 de janeiro de 2010 às 14:49:00 WET  
Blogger Thor said...

enfim, já estás outra vez a ser palhaço.

não vou estar a reciclar sempre a mesma conversa. mas é assim: a Galiza não tem mais linhagens E3b que o Sul de Portugal.

tens aqui uma tabela que mostra isso:

http://download.cell.com/images/journalimages/0002-9297/PIIS0002929708005922.gr1.lrg.jpg

e que podes encontrar no estudo:
http://www.cell.com/AJHG/fulltext/S0002-9297%2808%2900592-2?large_figure=true


tu querias puxar a conversa para aí, mas estás com azar.
fazendo a contagem pura e dura dos haplogrupos (que não são genes) a Galiza tem a mesma % que o Sul de Portugal, ou seja, 17%. nem mais, nem menos.


e isto é nesse estudo, que é talvez 1 em 20 a dizer isso. claro está que, a tua maralha queria era pegar em qualquer coisa para depois nunca mais se calarem.

5 de janeiro de 2010 às 14:51:00 WET  
Blogger Thor said...

"«lol agora este é que sabe o que eu acho e deixo de achar»

Correcto."


LOL és mesmo um caso clinico.
já te disse uma vez e volto a repetir. tu vês o Mundo e as pessoas como se estivesses a olhar para um espelho. não te trates não.
a mania de querer saber mais sobre os outros, do que eles próprios...
olha que isso é doença. isso é egomania descontrolada.

5 de janeiro de 2010 às 14:56:00 WET  
Blogger Thor said...

"«sim, mas só na faixa litoral. e mesmo no Sul (Algarve) não existe»

Existe sim - até ao extremo sul. Pede a alguém que te explique."


então está misturado com o "Occidental Mesolithic" sendo que este se sobrepõe.
e, já agora, na maior parte da "Zona Norte" não existe mesmo. só no litoral.

e claro, esse mapa só indica a tendência, não mostra tudo, só mostra o aspecto dominante.

5 de janeiro de 2010 às 15:00:00 WET  
Blogger Thor said...

e isso de "atlanto-mediterrânico" pouco significa em termos etno-genéticos.

5 de janeiro de 2010 às 15:02:00 WET  
Blogger Thor said...

"e já agora especifico: não se distingue um português de um castelhano pela via genética."


muito vago.
além de ser uma especulação gratuita.

5 de janeiro de 2010 às 15:04:00 WET  
Blogger Titan said...

«agora, digo o que digo, porque sou "cobarde" e porque "Portugal é pobre", e por "mesquinhezes" como se isto se resumisse tudo a economia.»

"O ridículo e mesquinho é que para ti é ao fim ao cabo disso que se trata."

Este ex-ariano bem tenta lançar areia para os olhos duma pessoa.

5 de janeiro de 2010 às 17:14:00 WET  
Blogger Portugal SSempre said...

"agora, digo o que digo, porque sou "cobarde" e porque "Portugal é pobre", e por "mesquinhezes" como se isto se resumisse tudo a economia.
isto é cada filme...é como daquela vez em que eu queria dar Lisboa aos mouros e aos pretos, enfim. só conspirações."


Tu é que sempre que podes lanças esse pseudo-argumento quando estás aflito para justificar sabe-se lá o quê, um verdadeiro boneco mal amanhado e complexado por natureza.

E davas Lisboa aos pretos mesmo, como bom traidor que és, desde que eles não passasem o douro estava tudo bem, tanto que se houvesse motins em Lisboa e os pretos quisessem tomar a capital, tu até batias palminhas de alegria.


"a Suécia também tem várias nações dentro de si. a própria Alemanha, etc, etc"


tem tem, a tua freguesia também tem várias nações dentro de si. PONTO
só não vê quem não quer...
ahhahaha



"se Portugal fosse homogéneo, existiria uma raça portuguesa, ou não? se Portugal é tão homogéneo, qual é a raça de Portugal, então? nenhuma???? se é "homogéneo" alguma tem de ter."


Não imbecil, mas qual raça portuguesa, os portugueses são de raça branca e até podia haver grande diversidade genética (que não há em Portugal) e serem da mesmissima raça branca.
Existe ETNIA PORTUGUESA (lingua, raça, cultura....)
Portugal é homogéneo, geneticamente é.
Depois de tanta merda que já disseste ainda continuas a ser um cegueta e não compreender o B_A_B_A de algo simples.

"lutar pela raça não tem rigorosamente nada a ver com o país em si - Portugal."

Lutar pla raça tem tudo a ver com Portugal, pois Portugal é branco, Portugal é intrinsecamente europeu e como tal é linha da frente no combate á destruição da raça e da identidade.


"eu não inventei nenhuma nação galaica, podes dizer que não concordas com nada, mas daí a dizeres que eu inventei tudo, ainda vai um grande passo (ou nunca pegaste num livro???)"

Sim inventaste e inventaste como nunca tinha visto alguem inventar tanto, ele era haplogrupos isto e aqui, "deixas" para o ar sobre merdas que não entendias e NÃO ENTENDES, veja-se bem, coisas que te ultrapassam, além do teu rancor a Portugal como bom antifa que és.
Os galaicos foram um povo proto-histórico de grande importância nos portugueses, tal como o foram outros povos - lusitanos, cónios, povos do paleolitico superior de migrações proto-celtas indo-europeias, e celtas, povos mediterranicos.. etc..
Povos que influenciaram o norte o sul o centro de Portugal, o Douro não é break genético, nem estratifica a população portuguesa, tanto que maiores semelhanças em Portugal nem corroboram um eixo norte-sul, muito pelo contrário como já viste e não entendeste.



"BASTA OLHAR OS 10% DE MIT NEGROIDE NO SUL E IMAGINAR COMO O AUT. CORROMPIDO SE ESPALHOU PELO TEJO..!!"

Pocha cara vocêêê é muito burro né..
Brasuca, a tua mediocridade intelectual não te dá para mais, limita-te de tal maneira que degurjitas um copy past barato de uma merda que te já foi deitada por terra e te devolvida com sabor a chumbo seu merdas favelado e neste caso particular bastante mentiroso.
Já te tinham dito, mas cá vai, no autossomal com amostragens a sul do tejo era tão corrompindo que era sempre ZERO ou 0,32, 0,055.
E no mit não não é 10% seu mentiroso daisss favela.

5 de janeiro de 2010 às 18:01:00 WET  
Blogger Portugal SSempre said...

"Portugal não é todo atlanto-mediterrânico (seja lá o que for que isso quer dizer) e é claro que tem diferenças raciais para a Espanha, mesmo falando de Portugal no seu todo.
não sabia que agora existia uma etnia "atlanto-mediterrânica"...mas se existisse, então não só, a fronteira portuguesa continuava a não se justificar, como muitas partes de Portugal tinham que estar ligadas a Espanha."


Não, Portugal não tem diferenças raciais de Espanha já que ambos são da mesma raça, e de um stock europeu demarcado...
E não é etnia atlanto-mediterranica é predominio de fenótipo Mediterrânico e Atlanto-Mediterranico...
E continuas a ser ridiculo, de tal forma que, uma nação não se divide devido á existência de diversos fenótipos comuns aos povos europeus dentro de uma nação, isto é quase surreal de discutir e transborda a conversa para o campo do surreal, já que dentro de uma comunidade homogenea geneticamente, podem existir diversos fenótipos e isso não altera nada de nada, mas sim em Portugal do norte ao sul esses fenótipos são os comuns.


"whatever...não importa muito. mas só para que conste que te trocas todo e já nem sabes às quantas é que andas"


Será que este é o momento é começamos todos a rir? ou espera-se mais um bocado..
Quem é que se troca todo?
hahahaha



«faz sentido falar-se de fenótipo mouro, de fenótipo germânico, de fenótipo ibero, etc,»


Não não faz, "o fulano tal tem fenótipo germanico, tem fenótipo ibero", isso é estupidez crónica e ignorância leviana.. variações de fenótipo existem na "Germânia" não não é fenotipo germanico, pode é ser nórdico, alpino, etc.. isto sim é fenótipo.

5 de janeiro de 2010 às 18:02:00 WET  
Blogger Portugal SSempre said...

"http://img370.imageshack.us/img370/5769/europamap0jg.jpg"

"E já agora, aprende ao menos a ver uma merda de um mapa, já que até nesse mapa o fenótipo atlanto-mediterrânico está em TODO o território português, de Norte a Sul."

Sim, está presente de norte ao sul.




"isso é muito vago e depende do que estamos a falar.
se for de um português setentrional e de um galego...ok, aceito.
se for de um Alentejano e de um Extremenho espanhol...ok, também é possivel que sim.

partir do pressuposto irracional que todos os ibéricos têm a mesma constituição genética, é puro delirio imperialista, não tem ponta por onde pegar. é mesmo só crença."



Muito vago é o teu argumento ignorante, baseado num pressuposto pessoal, tudo menos cientifico...

Mas será que tu existes? ninguem aqui disse que é TUDO IGUAL imbecil, o que aqui se disse é que 1º existe homogenidade genética em Portugal.
2º existem diferenciações pouco ou NADA coadunantes com os disparates que dizias e continuas a dizer como um radiofone estragado.
3º Não é todos têm a mesma constituição genética, é a proximidade genética obvia entre os ibericos e a distribuição/diversidade existente meteu no lixo as alarvidades que dizias, vezes e vezes sem conta..
Eu até te referia algo a respeito da proximidade genética dos galegos, mas é melhor não senão tu começas a chorar... coitados dos irmãos galegos que têm que levar com um camafeu ignorante como tu.



"lol então a Ibéria não tem variação genética nenhuma????? numa àrea tão grande, com tanta latitude e tanta longitude, não há diferenciação alguma e é tudo igual???? LOLOL"


Fdx, está mas calado que já mete nojo tanta desonestidade, aliada a esses risos á travesti.

De TI para o teu vizinho do lado da rua existe variação genética, de Amares para Valongo existe variação genética, de Hamburgo sul para norte existe variação genética, isso não altera nada de nada e não coloca em causa nada de nada. Não existe é justaposição linear que não esteja sujeita a erro grosseiro entre o norte o sul e o centro de Portugal.


"agora estás a falar em E3b para aqui e para ali, como se isso tivesse alguma coisa a ver com a genética individual de um galego ou de um "nortenho". enfim, é só mandar areia aos olhos."

Não não quem dizia que o E3b era isto e aquilo eras tu meu borrego, era o E3b e era o R1b e o J e tudo e mais alguma coisa até o fado e a tourada, veja-me o ridiculo do ponto. Depois lá te espetaste ao comprido e ai haplogrupos não interessa, enfim isto é como discutir com um cão, só que bem mais desonesto e bem mais traidor..

5 de janeiro de 2010 às 18:02:00 WET  
Blogger Caturo said...

«enfim, já estás outra vez a ser palhaço»

Não, palhaço estás a ser tu, como de costume - um palhaço de rabo bem preso. Porque só por descarada imbecilidade é que podes agora ter a lata de negar que andaste aqui com a bilha aos saltos de alegria por causa do E3B ser, segundo dizias, mais frequente na Lusitânia do que no resto da Ibéria, e que isso era sangue romano-balcânico e tal, e às tantas até sabias de cor e salteado, género tabuada, os três E3B, ai que bonito, um é balcânico, outro é judeu, outro é berbere, os três E3B da vida airada, odiozinho de estimação do ex-ariano que podia olhar para eles e dizer «ai, a gente os galinácios não sermos nada daquilo!!!», e ai de quem dissesse que isso era só uma teoria, claro que não podia a teu ver ser só uma teoria!, porque tem de haver certezas e tal.

Ora quando se te espetou na fuça com estes mapas,
http://leherensuge.blogspot.com/2008/12/found-reference-to-this-interesting-y.html
nessa altura meteste a viola no saco e o rabo entre as pernas, e, para cúmulo da parvoíce descarada, até te puseste, completamente a despropósito, a falar do J (que ainda por cima também não te favorecia nada, ehehehhh...).

E claro - NUNCA MAIS vieste com a merda dos E3B balcânico, judaico e berbere, ehehehehh, é que nem respondeste quanto te perguntei quais destes é que a Galiza tinha mais que o Sul de Portugal, ahahhahahahah...

Agora lá arranjaste outra tabela sobre o E3B, mas mesmo aí a Galiza está ao nível, quando não acima, do Sul de Portugal, nos números apresentados.

Entretanto, levas com mais estes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Haplogroup_E1b1b_(Y-DNA)

Ou seja, o único que poderia eventualmente ser balcânico, existe tanto no Norte de Portugal como no Sul; quanto aos outros dois, o norte-africano e o semita, o primeiro existe tanto na Galiza como no Sul de Portugal, e o outro, o semita, ui, ai, cof cof, é MAIS FREQUENTE na Galiza do que no Sul de Portugal. C'a g'anda bronca, rapazelho.


«e que podes encontrar no estudo:
http://www.cell.com/AJHG/fulltext/S0002-9297%2808%2900592-2?large_figure=true»

O qual até mostra um mapa (fig. 4) em que a Galiza tem mais sangue norte-africano do que o Sul de Portugal, ahhahahahahh...

Eu bem digo que tu não lês sequer os estudos que apresentas. É sempre a mesma vergonha iletrada.

6 de janeiro de 2010 às 12:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

«lol agora este é que sabe o que eu acho e deixo de achar»

Correcto."

«LOL és mesmo um caso clinico»

Não, tu é que és um caso clínico. Por isso mesmo é que eu sei o que tu achas e deixas de achar, porque o teu caso já foi diagnosticado há muito, vai daí és muito previsível.

«já te disse uma vez e volto a repetir. tu vês o Mundo»

Não, rapazelho, tem paciência, quando esperneias e negas, isso não tem peso, é só vontade de disfarçar a ferida.
Adiante.


"«sim, mas só na faixa litoral. e mesmo no Sul (Algarve) não existe»

Existe sim - até ao extremo sul. Pede a alguém que te explique."

«então está misturado com o "Occidental Mesolithic"»

Sim, está. Mas permanece. É portanto claramente maioritário em Portugal, nesse mapa.


«e, já agora, na maior parte da "Zona Norte" não existe mesmo»

É praticamente o único fenótipo que se vê no «teu» mapa, que tu dizes que é do Coon, é o único fenótipo no norte litoral, ou seja, na zona galaica propriamente dita. Curiosamente, o Ocidental Mesolítico existe no Sul de Portugal e no noroeste da Galiza. O resto da Galiza é, de resto, de um tipo diferente do da zona minhota.
Ou seja, o «teu» próprio mapa ajuda a deitar por terra as TUAS fantasias galinácias, ehhehehehh...

Entretanto, coloquei um mapa certificadamente do Coon, e nesse o tipo Atlanto-Mediterrânico domina toda a Ibéria Ocidental, praticamente. Esse, claro, nem comentaste, ehehehehh...


"e já agora especifico: não se distingue um português de um castelhano pela via genética."

«muito vago.»

Não, é muito objectivo.


«além de ser uma especulação gratuita»

Não - especulação gratuita era o que estavas a fazer, porque TU é que quiseste ir pegar na genética para diferenciar Portugal de Espanha. Mais uma vez, não tinhas nada de concreto, por isso o TEU argumentário é que é vago e especulativo. Desonesta e enfezadamente especulativo, como de costrume.

6 de janeiro de 2010 às 12:50:00 WET  
Blogger Thor said...

a tabela que eu arranjei, foi a do mesmissimo estudo que vocês foram buscar para achincalhar a Galiza e não se calaram com isso durante meses a fio. e, pelos vistos, pretendem continuar.

por cada mapa desses (que são 2 ou 3) deve haver uns 10 a dizer outra coisa.

a linhagem J (e outras) vem a propósito, porque ou se analisa o estudo ou não se analisa.
focar só o que te (vos) apetece, era o que faltava, não?

a Galiza tem mais haplogrupo Norte-Africano nessa tabela? quê? mais 1%?? pelo menos foi isso que eu vi lá, tinha mais 1% de haplogrupo E3b2 (salvo erro)
e é nesse estudo, claro. porque o que não falta são estudos em sentido inverso e mesmo esse estudo presta-se a várias análises.




"Entretanto, coloquei um mapa certificadamente do Coon, e nesse o tipo Atlanto-Mediterrânico domina toda a Ibéria Ocidental, praticamente. Esse, claro, nem comentaste, ehehehehh..."

aprende então a colocar links, pois não consegui abrir.
mas eu não coloco em causa isso. até pode dominar mesmo, o que tem um significado louco...
nunca tinha ouvido falar em etnia "atlanto-mediterrânica" mas há sempre uma primeira vez...




", é o único fenótipo no norte litoral, ou seja, na zona galaica propriamente dita."


não sei de qual "fenótipo" é que estás a falar. sub-raça é uma coisa, fenótipo é outra.
e não sabia que a zona Galaica agora era só o Norte Litoral.
quer dizer que o Norte Centro e Norte Interior não são Galaicos...pois, pois.




"Ou seja, o «teu» próprio mapa ajuda a deitar por terra as TUAS fantasias galinácias, ehhehehehh..."

não, porque eu não pretendo fazer nações ou etnias, a partir de "tipos fisicos" (ainda por cima, mal definidos), que têm um significado etno-genético praticamente nulo.
isso é só para quem não tem ideia do que é uma etnia.
pelos vistos, até o teu amiguinho que comentou acima, compreende melhor isso.
portanto, é-me igual.
fui buscar o mapa, porque, ao contrário do que dizias, Portugal não é maioritariamente "atlanto-mediterrânico".
nem o Algarve pode ser considerado "atlanto-mediterrânico", ao contrário do que dizes. só parcialmente.

6 de janeiro de 2010 às 13:43:00 WET  
Blogger Thor said...

"porque TU é que quiseste ir pegar na genética para diferenciar Portugal de Espanha."


e depois? lol não me digas que és iberista?

acreditas mesmo que a diferença genética entre Portugal e Espanha (ou Castela) é "especulação" ???

6 de janeiro de 2010 às 14:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

A parvoíce do costume - o teu autismo é de tal modo limitador que julgas mesmo que a merda que tens na cabeça também está na dos outros. Como para ti sem genética diferente não há nação diferente, achas mesmo que quando se diz que Portugal e Castela são geneticamente indistintas se está automaticamente a fazer a apologia do iberismo, porque a tua estreiteza de vistas não te permite entender que uma Nação PODE EXISTIR, distinguindo-se das irmãs, apenas com base na língua.

E depois, com a parvoíce circular do costume, perguntas se acho mesmo que a diferença genética entre Portugal e Castela é especulação. Pois até prova em contrário, o que digo é que é pura especulação achar que se distingue um português de um castelhano através da análise genética. E, contra isso, ficaste calado.

7 de janeiro de 2010 às 12:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a tabela que eu arranjei, foi a do mesmissimo estudo que vocês foram buscar para achincalhar a Galiza»

Não, TU é que vais buscar estudos, sem os compreender, para achincalhar Portugal. Mas ficas doído de raiva quando se demonstra que afinal esses estudos te dão cabo do arranjinho saloio-separatista-galinácio, pois que, em sendo-lhe aplicado o teu vicioso e viciado raciocínio, é afinal a tua Galinácia que fica achincalhada, não Portugal. E é mesmo isso que não perdoas.


«e não se calaram com isso durante meses a fio»

Tu é que não te calavas com o E3B. Mas a gente fez-te calar, ahahahahahh...


«por cada mapa desses (que são 2 ou 3) deve haver uns 10 a dizer outra coisa.»

Nunca mostraste foi nenhum, ahhaahahh...


«a linhagem J (e outras) vem a propósito,»

Não, não vem a propósito, porque se estava a falar do E3B, não do J. Caso contrário, também era preciso falar do I ou do K ou de outro qualquer de cada vez que se falasse do R1B. Enfim, a estupidez infantil e desonesta do costume.


«focar só o que te (vos) apetece, era o que faltava,»

Era o que faltava era tu escapares assim, isso só aí na escola para crianças com limitações graves é que pega.
Cá fora, é diferente. E vais continuar a levar com isto para o resto da vida, sempre que tal vier a propósito.


«a Galiza tem mais haplogrupo Norte-Africano nessa tabela? quê? mais 1%??»

Ah, agora as percentagens cagagesimais já não interessam, ahhahahahah...

«mesmo esse estudo presta-se a várias análises.»

Não és capaz de demonstrar como, ahhsaahhahahah...



"Entretanto, coloquei um mapa certificadamente do Coon, e nesse o tipo Atlanto-Mediterrânico domina toda a Ibéria Ocidental, praticamente. Esse, claro, nem comentaste, ehehehehh..."

«aprende então a colocar links,»

Aprende tu a abri-los, já que toda a gente consegue fazê-lo menos tu.
Aliás - antes de mais nada, até podes é aprender a procurá-los em condições.

«mas eu não coloco em causa isso. até pode dominar mesmo, o que tem um significado louco...»

Mau... então se domina, isso não tem significado? Ayhahahahahahhh, esta coisa não existe... :=)

«nunca tinha ouvido falar em etnia "atlanto-mediterrânica"»

É a segunda vez que digo nesta caixa de comentários que

NUNCA NINGUÉM AQUI FALOU

da etnia atlanto-mediterrânica. Mas claro, o entalado crónico precisa mesmo destas imbecilidades para escapar ao aperto.

", é o único fenótipo no norte litoral, ou seja, na zona galaica propriamente dita."

«não sei de qual "fenótipo" é que estás a falar. sub-raça é uma coisa, fenótipo é outra»

Ainda não sabes o que é um fenótipo. Vai aprender.

~«e não sabia que a zona Galaica agora era só o Norte Litoral»

Bem, a mais especificamente galaica é mesmo essa, que aí é que viviam os Galaicos propriamente ditos...


"Ou seja, o «teu» próprio mapa ajuda a deitar por terra as TUAS fantasias galinácias, ehhehehehh..."

«não, porque eu não pretendo fazer nações ou etnias,»

Não pretendes é pouco.

«a partir de "tipos fisicos" (ainda por cima, mal definidos)»

Pretender, pretendias, mas não podes, ehehehehh...


«é só para quem não tem ideia do que é uma etnia.»

Pois - como quem dizia que um grego e um búlgaro de semelhante composição genética eram da mesma etnia, ahhaahahahahhah...


«buscar o mapa, porque, ao contrário do que dizias, Portugal não é maioritariamente "atlanto-mediterrânico".»

Afinal, o mapa demonstrou mesmo isso - que Portugal é mesmo maioritariamente atlanto-mediterrânico.

7 de janeiro de 2010 às 12:27:00 WET  
Blogger Thor said...

"que julgas mesmo que a merda que tens na cabeça também está na dos outros."

não. essa frase só se aplica a ti. deves lê-la virada para um espelho.
porque tu é que julgas sempre que a porcaria que tens na cabeça, também está na cabeça dos outros. quando, por exemplo, te metes a fazer processos de intenções bizarros, teorias da conspiração, e te metes a falar pelos outros.

7 de janeiro de 2010 às 12:53:00 WET  
Blogger Thor said...

"Pois até prova em contrário, o que digo é que é pura especulação achar que se distingue um português de um castelhano através da análise genética."


não. isto é que é especulação.
porque até prova em contrário, Castela é diferente de Portugal, pois ambos receberam contribuições de sangue diferentes, tiveram uma história diferente, povos diferentes, etc




"a tua estreiteza de vistas não te permite entender que uma Nação PODE EXISTIR, distinguindo-se das irmãs, apenas com base na língua."

isso não existe.
aliás, se fosse apenas com base na lingua, tinha que dizer que Portugal, Brasil, Timor e PAPOP é tudo a mesma nação.

7 de janeiro de 2010 às 12:57:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não, TU é que vais buscar estudos, sem os compreender, para achincalhar Portugal."

não é para achincalhar nada, e sim para desmentir os delirios da "etnia portuguesa", ou pior ainda, da "portugaliza".

aliás, tanto gozo por a Galiza isto e aquilo...eu pensava que a Galiza também era "portuguesa" e que gostam muito dela, etc
afinal não, estão a cagar-se para ela. querem é mais território. mesmo o território que dizem ser "berbere" e sei lá mais o quê

7 de janeiro de 2010 às 12:59:00 WET  
Blogger Thor said...

"é afinal a tua Galinácia que fica achincalhada, não Portugal."

LOL que palhaçada.




"«por cada mapa desses (que são 2 ou 3) deve haver uns 10 a dizer outra coisa.»

Nunca mostraste foi nenhum, ahhaahahh..."


nunca? tens a certeza?

1) http://1.bp.blogspot.com/_G7Wra71mbBk/SrkM4MD5vzI/AAAAAAAAABs/OaC3vBouBQU/s1600-h/57f8943bb8b4%5B1%5D.gif

2)http://www.taiwandna.com/SpanishRobinoMap.png


3) http://img66.imageshack.us/img66/6162/linhagensmasculinasaf6.jpg


4) http://www.genetree.com/dna/education/Y_DNA/density_maps/e1b1b1-m35.jpg


5) http://mbe.oxfordjournals.org/content/vol22/issue10/images/large/molbiolevolmsi185f04_ht.jpeg


6) http://www.moonzstuff.com/images/dna_E3b_small_RG.jpg
(aqui neste não há diferença entre Norte e Sul)




pronto, já te calavas com isso.

7 de janeiro de 2010 às 13:11:00 WET  
Blogger Thor said...

quanto ao resto, que só se pode falar e focar o aspecto que te interessa. por essa ordem de ideias o Sul até podia ser 50% ou 25% negro, que aquilo que interessava era mais 1% da linhagem E3b2 que existe na Galiza (ainda por cima, só nesse estudo)

é ridiculo.

7 de janeiro de 2010 às 13:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

"que julgas mesmo que a merda que tens na cabeça também está na dos outros."

«não. essa frase só se aplica»

Chhiu, já levaste, está levado, aguenta. Mete gelo. A conversa dos espelhos é no jardim-escola onde andas, não é aqui.


«quando, por exemplo, te metes a fazer processos de intenções bizarros,»

Não, aborto, não faço processos de intenções - pura e simplesmente olho para ti e vejo-te de cima a baixo como és. Tu não gostas, por isso é que o teu rancor está sempre espumante de todo.
Tão simples como isto.

7 de janeiro de 2010 às 13:16:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Pois até prova em contrário, o que digo é que é pura especulação achar que se distingue um português de um castelhano através da análise genética."

«não. isto é que é especulação»

Não - se tu falas em genética, tens de ter provas. Como não tens, é especulação. Paciência.

«porque até prova em contrário, Castela é diferente de Portugal,»

Linguística e nacionalmente, já sabemos que é. Geneticamente, é discutível. E TU não avançaste com prova alguma.


«pois ambos receberam contribuições de sangue diferentes,»

Por acaso, tiveram ambos praticamente todos os antepassados em comum.


"a tua estreiteza de vistas não te permite entender que uma Nação PODE EXISTIR, distinguindo-se das irmãs, apenas com base na língua."

«isso não existe»

Terás primeiro de o provar.

«aliás, se fosse apenas com base na lingua,»

Mais imbecilidade do costume - NINGUÉM aqui disse que a Nação se baseava só na língua, mas sim que uma nação se pode distinguir de outra APENAS pela língua. A língua só por si não garante a Nação; mas sem a língua, não há sequer Nação. Isto arruma de vez a tua estúpida arenga sobre o Brasil e África, só para desviar as atenções.


"Não, TU é que vais buscar estudos, sem os compreender, para achincalhar Portugal."

«não é para achincalhar nada,»

É sim, sempre; mas tens sempre azar, que eles são-te enfiados pela goela abaixo que até ferve.


«e sim para desmentir os delirios da "etnia portuguesa",»

Bem se viu e se vê quem é que acaba desmentido - o delirante galinácio, que, sem vergonha nenhuma na cara, até se pôs recentemente a fazer insinuações sobre a honestidade deste e daquele a respeito dos estudos genéticos, mas levou tal corrida e sova argumentativa do Portugal Sempre que não mais falou no assunto.


«aliás, tanto gozo por a Galiza isto e aquilo...eu pensava que a Galiza também era "portuguesa"»

Claro que é.

«e que gostam muito dela,»

Correcto.

«etc
afinal não, estão a cagar-se para ela.»

Não - estamos é a cagar para ti. E o gozo, por mais que o queiras esconder, não é contra a Galiza por ser o que é - é contra ti, por quereres fazer crer que a Galiza é o que não é. :)

7 de janeiro de 2010 às 13:16:00 WET  
Blogger Thor said...

"Ah, agora as percentagens cagagesimais já não interessam, ahhahahahah..."

??? esta confesso que não entendo.




"«mesmo esse estudo presta-se a várias análises.»

Não és capaz de demonstrar como, ahhsaahhahahah..."

qual a idade das linhagens E3b que surgem na Galiza? e onde recolheram as amostras?
há muita maneira de "enviezar" isto. todos sabemos isso.





"É a segunda vez que digo nesta caixa de comentários que

NUNCA NINGUÉM AQUI FALOU

da etnia atlanto-mediterrânica."


então (e também já te perguntei isto mais que uma vez) onde é que queres chegar com isso do "predominio atlanto-mediterrânico" ???
ainda por cima, um predominio inexistente.





"Ainda não sabes o que é um fenótipo. Vai aprender."

contigo é pior. sabes, mas finges não saber, que é diferente.





"«e não sabia que a zona Galaica agora era só o Norte Litoral»

Bem, a mais especificamente galaica é mesmo essa, que aí é que viviam os Galaicos propriamente ditos..."

esta não merece comentários.






"Afinal, o mapa demonstrou mesmo isso - que Portugal é mesmo maioritariamente atlanto-mediterrânico."

nem por isso.
e, além do mais, tinha que ser todo atlanto-mediterrânico.
isto, para a tua conversa ter o minimo de sentido.

7 de janeiro de 2010 às 13:17:00 WET  
Blogger Thor said...

"«aliás, tanto gozo por a Galiza isto e aquilo...eu pensava que a Galiza também era "portuguesa"»

Claro que é."


LOL a Galiza é "portuguesa".






"«e que gostam muito dela,»

Correcto."

não. errado.






"o gozo, por mais que o queiras esconder, não é contra a Galiza por ser o que é - é contra ti, por quereres fazer crer que a Galiza é o que não é. :)"


e tu queres fazer crer que 1 estudo entre 10 ou 20, é que é "o ideal" e o "transparente" LOL
e que, mesmo nesse estudo a Galiza está pior que o Sul de Portugal (que não está)

7 de janeiro de 2010 às 13:22:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não, aborto, não faço processos de intenções - pura e simplesmente olho para ti e vejo-te de cima a baixo como és."


não. olhas para ti no espelho, e pensas que estás a olhar para mim.
só isso.

7 de janeiro de 2010 às 13:23:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não - se tu falas em genética, tens de ter provas. Como não tens, é especulação. Paciência."


já dei provas que, por exemplo, o Noroeste Peninsular se distingue de Castela (e não é só de Castela)

quanto ao restante Portugal, o Sul também está distante de Castela.

7 de janeiro de 2010 às 13:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

"é afinal a tua Galinácia que fica achincalhada, não Portugal."

«LOL que palhaçada.»

Sim, é uma palhaçada.


"«por cada mapa desses (que são 2 ou 3) deve haver uns 10 a dizer outra coisa.»

Nunca mostraste foi nenhum, ahhaahahh..."

«nunca?»

Nunca.

«tens a certeza?»

Diz quando o fizeste.

«1) http://1.bp.blogspot.com/_G7Wra71mbBk/SrkM4MD5vzI/AAAAAAAAABs/OaC3vBouBQU/s1600-h/57f8943bb8b4%5B1%5D.gif»

Ahahahahh, esse foi o primeiro que mostraste, sacado do Stormfront, e baseado numa especulação. Caiu por terra como mera estimativa mal engendrada, com os exemplos posteriores que te castigaram o bestunto.


«2)http://www.taiwandna.com/SpanishRobinoMap.png»

Esse também te corre mal - afinal, as «tuas» Astúrias e restante norte hispânico têm mais E3B do que o Sul de Portugal. :)


«3) http://img66.imageshack.us/img66/6162/linhagensmasculinasaf6.jpg»

Onde está o E3B?...


«4) http://www.genetree.com/dna/education/Y_DNA/density_maps/e1b1b1-m35.jpg»

Outro que te saiu pela culatra, visto que em Portugal praticamente não se vê nada da mancha azul. :)


«5) http://mbe.oxfordjournals.org/content/vol22/issue10/images/large/molbiolevolmsi185f04_ht.jpeg»

Onde diz que se trata do E3B?

«6) http://www.moonzstuff.com/images/dna_E3b_small_RG.jpg
(aqui neste não há diferença entre Norte e Sul)»

Então também não te ajuda.


«pronto, já te calavas com isso»

Não, vais continuar a levar com isto.


«quanto ao resto, que só se pode falar e focar o aspecto que te interessa»

Não - só se pode falar é do que está em discussão. Porque quando julgavas que o E3B garantia a norte-africanice da «Lusitânia», nessa altura não metias o J pelo meio da conversa. Só o meteste quando se mostrou que as tuas certezas sobre o E3B não valiam uma merda e que os estudos até se viravam era contra essa teoria.

7 de janeiro de 2010 às 13:27:00 WET  
Blogger Thor said...

o HG21 e o E3b são a mesma coisa.
como já sabes:

Galiza - 9%
Norte de Pt - 11%
Centro de Pt - 16%
Sul de Pt - 25% (1 quarto)

7 de janeiro de 2010 às 13:31:00 WET  
Blogger Thor said...

esse mapa não foi sacado do Stormfront e tu não tens sequer qualquer credibilidade para dizer que ele está errado.

7 de janeiro de 2010 às 13:33:00 WET  
Blogger Thor said...

quanto ao que dizes das Asturias e Norte da Espanha - é só conversa de derrotado para desviar atenções.

7 de janeiro de 2010 às 13:33:00 WET  
Blogger Thor said...

isto porque um gajo com idade mental de 10 anos num corpo de 36, está-se a cagar para os estudos.
para ele, isto é apenas e só um "meio" para atingir determinado "fim" estabelecido à partida.

7 de janeiro de 2010 às 13:35:00 WET  
Blogger Thor said...

já se viu o que pensas dos "estudos" - ou seja, só o teu (sim, singular) é que é o "bom".

7 de janeiro de 2010 às 13:38:00 WET  
Blogger Thor said...

e vejam bem a lógica do cretino: "até prova em contrário, os portugueses e castelhanos são iguaizinhos geneticamente! até se fazerem testes de ADN a todos, eles são iguais e o que eu digo é que é verdade!"

LOLOL a lógica do imbecil pretendente a "cientifico".

7 de janeiro de 2010 às 14:22:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Ah, agora as percentagens cagagesimais já não interessam, ahhahahahah..."

«??? esta confesso que não entendo»

Isso, faz-te de novas, quando andavas por aqui aos saltos só porque o Norte tinha mais cagagésimos de U6 ou doutra coisa qualquer. É que não tens mesmo vergonha nenhuma nessa tromba de basbaque rancoroso.

7 de janeiro de 2010 às 14:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

«mesmo esse estudo presta-se a várias análises.»

Não és capaz de demonstrar como, ahhsaahhahahah..."

«qual a idade das linhagens E3b que surgem na Galiza? e onde recolheram as amostras?»

Aplica-se exactamente o mesmo ao Sul - em que locais, etc.. De resto, para ti perguntar a idade das linhagens é «uma leitura diferente»? Enfim, ao que leva o desespero mentecapto do Galinácio «traído» pelo E3B e pela sua estupidez convulsa.

7 de janeiro de 2010 às 14:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

«há muita maneira de "enviezar"»

Pois isso querias tu, ehehhehh...


É a segunda vez que digo nesta caixa de comentários que

NUNCA NINGUÉM AQUI FALOU

da etnia atlanto-mediterrânica."

«então (e também já te perguntei isto mais que uma vez) onde é que queres chegar com isso do "predominio atlanto-mediterrânico" ???»

À imagem do Povo, ao seu fenótipo, um dos fundamentos da sua identidade.


«ainda por cima, um predominio inexistente»

Ainda por cima tenta negar o que está à vista de todos, este aleijado galinácio.

7 de janeiro de 2010 às 15:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ainda não sabes o que é um fenótipo. Vai aprender."

«contigo é pior. sabes,»

Eu sei, tu é que não. Repito: vai aprender.


«e não sabia que a zona Galaica agora era só o Norte Litoral»

Bem, a mais especificamente galaica é mesmo essa, que aí é que viviam os Galaicos propriamente ditos..."

«esta não merece comentários»

Pois, doeu-te, ehehehehh... desde que levaste na corneta com os tais «Galaicos-já-do-tempo-dos-Gregos», ehehehheh...

7 de janeiro de 2010 às 15:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Afinal, o mapa demonstrou mesmo isso - que Portugal é mesmo maioritariamente atlanto-mediterrânico."

«nem por isso»

Sim, demonstrou-o, muito claramente.

«e, além do mais, tinha que ser todo atlanto-mediterrânico»

Não, basta que o seja maioritariamente. Como, de facto, é. E isso constata-se no mapa de Coon que apresentei e que tu alegas não ter visto (e também nem foste procurar, que é para não teres de admitir coisas chatas, assim poupam-se duas chatices numa só omissão, eheheheh...).

7 de janeiro de 2010 às 15:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

"«aliás, tanto gozo por a Galiza isto e aquilo...eu pensava que a Galiza também era "portuguesa"»

Claro que é."

«LOL a Galiza é "portuguesa".»

Correcto.


«e que gostam muito dela,»

Correcto."

«não»

Sim.

«errado»

Errado és tu.


o gozo, por mais que o queiras esconder, não é contra a Galiza por ser o que é - é contra ti, por quereres fazer crer que a Galiza é o que não é. :)"

«e tu queres fazer crer que 1 estudo entre 10 ou 20,»

Pois, mas primeiro tens de demonstrar que haja vinte estudos em contrário. :) Eu apresentei-te dois mapas diferentes a dar-te cabo do arranjinho. Tu, nada apresentaste de concreto.

7 de janeiro de 2010 às 15:01:00 WET  
Blogger Caturo said...

«e que, mesmo nesse estudo a Galiza está pior que o Sul de Portugal (que não está)»

Que está mesmo, sem apelo nem agravo. De resto, que um capado mentecapto queira negar as evidências, já não surpreende.


"Não, aborto, não faço processos de intenções - pura e simplesmente olho para ti e vejo-te de cima a baixo como és."

«não. olhas para ti no espelho,»

Não, olho mesmo para ti e, como o milagre das rosas não se verifica, tens de ter paciência, mas descrevo o que vejo. Claro que isso em nada te favorece, mas a culpa não é minha.


"Não - se tu falas em genética, tens de ter provas. Como não tens, é especulação. Paciência."

«já dei provas que, por exemplo, o Noroeste Peninsular se distingue de Castela»

Não, não deste nem uma.


« HG21 e o E3b são a mesma coisa»

Quem o diz?


«esse mapa não foi sacado do Stormfront e tu não tens sequer qualquer credibilidade»

Tu é que não apresentaste fonte alguma para esse mapa.
E isto já se sabendo que não tens credibilidade nenhuma em nada, bem entendido.


«quanto ao que dizes das Asturias e Norte da Espanha - é só conversa»

É conversa que ajuda a mostrar a desgraça em que te enterras, e que confirma a tua total falta de argumentos para pores em causa um só dos mapas que apresentei. Dói-te, mas é mesmo assim.


«isto porque um gajo com idade mental de 10 anos num corpo de 36,»

Fala assim um eunuco que diz ter vinte e oito anos mas em tudo demonstra nunca ter saído, nem intelectual nem sequer moralmente, do tempo em que tinha aulas numa escola especial para crianças com dificuldades de aprendizagem.


«e vejam bem a lógica do cretino: "até prova em contrário,»

O filho da puta mentecapto está irritado por o mundo ser como é, e por a sociedade dos adultos não lhe achar graça nenhuma nem lhe dar os parabéns quando ele debita as merdas que decorou. Não lhe ensinaram que para fazer uma afirmação tinha de apresentar provas. Por conseguinte, fica-se num «ai, para mim é assim», mas depois espera que toda a gente lhe aceite o capricho de pivete retardado.
Enfim, uma nódoa pegada.

7 de janeiro de 2010 às 15:02:00 WET  
Blogger Thor said...

"Não lhe ensinaram que para fazer uma afirmação tinha de apresentar provas. Por conseguinte, fica-se num «ai, para mim é assim»,"


a este também nunca lhe ensinaram que não basta não haver provas cabais de X, para a inversa ser verdadeira.
que é o que este cretino faz. não há provas cabais de tal coisa (que, por acaso até há, mas adiante), então assume-me a inversa como um dado adquirido LOL

falácia lógica das mais primárias.

7 de janeiro de 2010 às 15:07:00 WET  
Blogger Thor said...

"«quanto ao que dizes das Asturias e Norte da Espanha - é só conversa»

É conversa que ajuda a mostrar a desgraça em que te enterras,"


sim, sim. aquele mapa que te mostrei enterrou-me em desgraça haha

7 de janeiro de 2010 às 15:07:00 WET  
Blogger Thor said...

"«LOL a Galiza é "portuguesa".»

Correcto."


lol e depois diz que não é imperialista, que não pensa em territórios, que respeita povos, que gosta do nacionalismo galego.

mas, alguma vez, uma pessoa crescida se mete a dizer "ahhhh a Galiza é minha! a terra é minha! nha, nha, nha" ????

qual a diferença entre o Caturo e um castelhano?
a diferença é que o castelhano é menos imperialista.

7 de janeiro de 2010 às 15:09:00 WET  
Blogger Thor said...

"« HG21 e o E3b são a mesma coisa»

Quem o diz?"



aprende de uma vez, e não voltes a perguntar a mesma merda que já foi repetida dezenas de vezes:


"Frequencies of E3b

E3b (Hg21) in descending frequency order by percentages follows:


http://toncxjo.tripod.com/E3b.html"



"E3b (H21)"

percebeste??

7 de janeiro de 2010 às 15:12:00 WET  
Blogger Thor said...

"«esta não merece comentários»

Pois, doeu-te, ehehehehh... desde que levaste na corneta com os tais «Galaicos-já-do-tempo-dos-Gregos», ehehehheh..."


enfim, este já perdeu os argumentos todos, então toca de desconversar.

7 de janeiro de 2010 às 15:14:00 WET  
Blogger Thor said...

"«então (e também já te perguntei isto mais que uma vez) onde é que queres chegar com isso do "predominio atlanto-mediterrânico" ???»

À imagem do Povo, ao seu fenótipo, um dos fundamentos da sua identidade."


imagem??? lolol que cretino.

e isso não é um "fenótipo", deixa de ser imbecil uma vez na tua vida. deixa de ser burro.
um fenótipo não é uma sub-raça nem uma medida antropométrica.

7 de janeiro de 2010 às 15:15:00 WET  
Blogger Thor said...

"Ainda por cima tenta negar o que está à vista de todos, este aleijado galinácio."


tu é que fazes isso.
aliás, toda a tua argumentação é baseada nisso.
negar tudo.
e tentar rebaixar o oponente.

7 de janeiro de 2010 às 15:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Não lhe ensinaram que para fazer uma afirmação tinha de apresentar provas. Por conseguinte, fica-se num «ai, para mim é assim»,"

«a este também nunca lhe ensinaram que não basta não haver provas cabais de X, para a inversa ser verdadeira»

A ele é que não lhe ensinaram tal coisa, por isso é que para aqui dizer «ai, geneticamente as nações são diferentes», e depois, quando se lhe pedem provas, responde «ah, mas pensas que não são, porque é que pensas que não, ora prova lá que não», isto nem é uma pessoa, isto é uma coisa, e ridícula de mais para parecer real.


«(que, por acaso até há, mas adiante),»

Mas apresentá-las, 'tá quieto, o aborto aí omite-se. :)


"«quanto ao que dizes das Asturias e Norte da Espanha - é só conversa»

É conversa que ajuda a mostrar a desgraça em que te enterras,"

«sim, sim. aquele mapa que te mostrei enterrou-me em desgraça»

Correcto. Aliás, é já um padrão na tua vida - tudo o que usas se vira contra ti, mas com força redobrada, resultando sempre na tua descomunal humilhação.


"«LOL a Galiza é "portuguesa".»

Correcto."

« e depois diz que não é imperialista,»

Depois, antes e durante. Só um mentecapto é que chama imperialismo à reunificação da nação completa.


«mas, alguma vez, uma pessoa crescida se mete a dizer "ahhhh a Galiza é minha! a terra é minha! nha, nha, nha" ????»

Claro que não - só um galinácio capado e rancoroso contra Lisboa é que diz «ai, a Galiza é minha, é cá do norte, não lhe mexam, é só minha».

7 de janeiro de 2010 às 15:17:00 WET  
Blogger Thor said...

"quando andavas por aqui aos saltos só porque o Norte tinha mais cagagésimos de U6 ou doutra coisa qualquer."


saltos é mais contigo...

7 de janeiro de 2010 às 15:18:00 WET  
Blogger Thor said...

"Depois, antes e durante. Só um mentecapto é que chama imperialismo à reunificação da nação completa."

nação completa? então tu passas-te da cabeça quando eu digo que o Norte de Portugal é galego, portanto de qual nação é que falas?

por um lado, não queres que nada de Portugal seja galego, nem os habitantes, nem a etnia, nada!
mas anexar a Galiza isso já queres, e já é "da nação".
claro que é imperialismo. e imperialismo dos mais fanáticos, sem sequer ter grandes preocupações éticas.

para ti, anexa-se a Galiza, assim como quem vai ao supermercado comprar um detergente ou assim.

7 de janeiro de 2010 às 15:21:00 WET  
Blogger Thor said...

isto é deveras engraçado...agora um "nacionalista português", está-me a exigir "provas" de que Portugal é diferente de Castela geneticamente. contado ninguém acredita.

pois, é mesmo assim como dizes que se tem que falar contigo.

para ti, também é preciso "provas" de que a Alemanha é diferente de Portugal geneticamente, não importa a distância que os separa, longitude, nem a história, nada.
contigo, a conversa é dessa "natureza".
por isso é que digo que tu és um pseudo-céptico.

o teu objectivo é só fazer perder tempo aos outros, mais nada.

as tuas afirmações também têm que estar suportadas em alguma coisa (prova), não é só as dos outros.

e até prova em contrário, um castelhano é mesmo diferente de um português (seja que zona for), pois descende de povos diferentes (à excepção de um leonês e de um "nortenho", mas Leão nem Castilla deveria ser)


pois bem, já te mostrei estudos de Sykes, Daniel Bradley, já te mostrei o resumo de um estudo que mostra que o Noroeste Peninsular é diferenciado da resto da peninsula e que há 3 vezes mais homogeneidade no Noroeste do que, por exemplo, na Cantábria (de onde deriva Castela)


toma também outro estudo de mtDNA que diferencia Galiza do resto de Espanha:

http://ranciadas.tripod.com/
RanciadasGZ.htm



sim, estávamos a falar de Portugal,
mas como Portugal deriva da Galiza (e sobretudo o Norte) e como o substrato do Sul também é diferente do de Castela (basta pensar nos bascos, celtiberos, visigodos, menor influência moura, etc) faz todo o sentido.

7 de janeiro de 2010 às 15:33:00 WET  
Blogger Caturo said...

"« HG21 e o E3b são a mesma coisa»

Quem o diz?"

«aprende de uma vez, e não voltes a perguntar a mesma merda que já foi repetida dezenas de vezes:
"Frequencies of E3b
E3b (Hg21) in descending frequency order by percentages follows: »

Pois, mas no mapa que tinhas apresentado, não está Hg21 e sim H21. Já agora, quem fez este último? Existe fora do Forum Galaico?


"«esta não merece comentários»

Pois, doeu-te, ehehehehh... desde que levaste na corneta com os tais «Galaicos-já-do-tempo-dos-Gregos», ehehehheh..."

«enfim, este já perdeu os argumentos todos,»

Viu-se:
- língua, ex-ariano nicles;
- diferença genética entre nações, ex-ariano nicles;
- «ai o E3B é norte-africano e há mais em Portugal do Sul do que na Galiza», ehehehhehh...

É cada tiro cada melro, aliás, cada pé. Depois, claro, fica num estado de nervos tal que não gosta que lhe lembrem qualquer dos outros desaires, mas se é ele que pede...


"«então (e também já te perguntei isto mais que uma vez) onde é que queres chegar com isso do "predominio atlanto-mediterrânico" ???»

À imagem do Povo, ao seu fenótipo, um dos fundamentos da sua identidade."

«imagem??? lolol »

Diz o deficiente, depois de lhe explicarem as coisas.


«e isso não é um "fenótipo",»

É um fenótipo sim, filho da grande puta estúpido, é fenótipo. Vai aprender, capado iletrado de merda.

7 de janeiro de 2010 às 15:34:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Depois, antes e durante. Só um mentecapto é que chama imperialismo à reunificação da nação completa."

«nação completa? então tu passas-te da cabeça quando eu digo que o Norte de Portugal é galego,»

Não, aleijado desconversador, o que denuncio é a tua merdice de dizer que o Douro é fronteira nacional.


«portanto de qual nação é que falas?»

Portugaliza - da Galiza ao Algarve.


«por um lado, não queres que nada de Portugal seja galego,»

Outra mentira.

«isto é deveras engraçado...agora um "nacionalista português", está-me a exigir "provas" de que Portugal é diferente de Castela geneticamente»

Sim, estou a exigir a quem disse que as tinha. Porque será que elas ainda não apareceram? Ehehehehh...


«para ti, também é preciso "provas" de que a Alemanha é diferente de Portugal geneticamente, não importa a distância que os separa,»

A diferença física entre Portugueses e Alemães observa-se a olho nu. Entre Portugueses e Castelhanos, não.
Esta diferençazita entre ambos os casos é mais um pormenor que escapa a um engelhado mental como tu.



«teu objectivo é só fazer perder tempo aos outros,»

Ó filhodaputa, tu é que não te calas, só dizes merda, não prestas para nada, já juraste pela puta da tua mãezinha que não vinhas cá mais, só tu é que fazes perder tempo a todos, porque tens demasiado, por conseguinte se não gostas de ser desmentido, põe-te a milhas.


«as tuas afirmações também têm que estar suportadas em alguma coisa (prova), não é só as dos outros»

E estão. Todas. Sem faltar nenhuma.

«e até prova em contrário, um castelhano é mesmo diferente de um português»

Não - até prova em contrário, não há diferenças genéticas de monta entre dois Povos que são indistintos a olho nu.


«pois descende de povos diferentes»

Não, descende essencialmente dos mesmos.


«pois bem, já te mostrei estudos de Sykes, Daniel Bradley, já te mostrei o resumo de um estudo»

Não, grande filho da puta capado e atrasado mental, não mostraste - tu nunca na tua porca e inútil vida foste capaz de apresentar qualquer estudo que comprovasse essa diferença de que agora falas, muito menos do Sykes, que tu citas sem conhecer.


«oma também outro estudo de mtDNA que diferencia Galiza do resto de Espanha:
http://ranciadas.tripod.com/
RanciadasGZ.htm»

Outro tiro no pé deste filho da puta iletrado. No estudo que ele cita, está isto:
«These results place Galicians on the genetic edge of the European variation, bringing together all the traits of a cul-de-sac population with a striking similarity to the Basque population.»

Mas o merda alega que o estudo diferencia os Galegos do resto da Ibéria, como se os Bascos não fossem da Ibéria, ahahhahahh...


«sim, estávamos a falar de Portugal,
mas como Portugal deriva da Galiza (e sobretudo o Norte) e como o substrato do Sul também é diferente do de Castela (basta pensar nos bascos, celtiberos, visigodos, menor influência moura»

Não: Indo-Europeus arcaicos celtas (Lusitanos em Portugal, Vetões e Vaqueus em Castela), Romanos, Visigodos, Mouros, que até influenciaram mais linguisticamente Castela do que Portugal, mas enfim, fisicamente não se vê isso.

7 de janeiro de 2010 às 15:50:00 WET  
Blogger Thor said...

"Pois, mas no mapa que tinhas apresentado, não está Hg21 e sim H21."

é pouco importante esse pormenor, até porque são linhagens masculinas e o "H" a que, provavelmente te queres referir, só existe nas femininas (mtDNA)
é outra nomenclatura. só isso.





"Já agora, quem fez este último? Existe fora do Forum Galaico?"

o gráfico é do estudo do tal António Amorim do IPATIMUP.
a tua segunda pergunta: existe, por exemplo, no livro "xenetica e historia no noroeste peninsular".





"«e isso não é um "fenótipo",»

É um fenótipo sim, filho da grande puta estúpido,"

acalma-te.
e, sim, das duas uma: ou não sabes o que é um fenótipo ou finges que não sabes (esta última é a mais provável, com toda a certeza)
uma sub-raça não é um fenótipo.

um mouro e um grego, podem ser ambos de aparência "atlanto-mediterrânica", mas não têm o mesmo fenótipo, besta quadrada.

faz sentido é falar em fenótipo mouro, ou ibérico, ou celtibero, ou celta ou qualquer outra merda. atlanto-mediterrânico é uma medida antropológica, besta.
e pouco importa que a ciência não fale em "fenótipo mouro", pois já sabemos bem como certas coisas são tratadas.

7 de janeiro de 2010 às 16:21:00 WET  
Blogger Thor said...

"o que denuncio é a tua merdice de dizer que o Douro é fronteira nacional."

não disse que o Douro é fronteira de nada.
é inventado por ti.




"A diferença física entre Portugueses e Alemães observa-se a olho nu. Entre Portugueses e Castelhanos, não."


para ti, é simples: se os castelhanos e portugueses te parecem assim todos "morenos", então não há diferença entre eles.
isso equivale a dizer que eu também sou igual a ti, porque ambos temos o cabelo escuro, mesmo que a diferença entre nós seja descomunal (e de que maneira hehehe)
então os gregos e os portugueses também são do mesmo "grupo genético" porque também são "morenos" e tal.
isto é completamente ridiculo e só demonstra ignorância.
para tu veres diferenças, os outros têm que ser todos loiros. isto é irreal.




"não há diferenças genéticas de monta entre dois Povos que são indistintos a olho nu."

dizes tu, e juntas duas falácias. presumes que:
- não há diferença visivel entre dois povos.
- e presumes que não há diferença genética entre dois povos que (a ti te) parecem "iguais" (como se isso funcionasse assim)

duas falácias na mesma frase.





"Não, descende essencialmente dos mesmos."

os portugueses pouco ou quase nada têm de bascos. de visigodos têm bastante menos. de celtiberos é discutivel e de influência moura é melhor não falar.






"Mas o merda alega que o estudo diferencia os Galegos do resto da Ibéria, como se os Bascos não fossem da Ibéria, ahahhahahh..."

como se não fosse os castelhanos que estivessem em discussão e sim os bascos heheehehe
mais um desvio foleiro de conversa que só serve para fazer perder tempo e para "gozar".





"tu nunca na tua porca e inútil vida foste capaz de apresentar qualquer estudo que comprovasse essa diferença de que agora falas,"


a memória curta é lixada. então aquele estudo que provava que os britânicos vieram do Norte da Ibéria...



"Não: Indo-Europeus arcaicos celtas (Lusitanos em Portugal, Vetões e Vaqueus em Castela),"


e entre Lusitanos e Vacceos? não havia diferenças???
já para não falar entre Galaicos e Vacceos.

ah e Vetões eram da Extremadura Espanhola, não de Castela.

7 de janeiro de 2010 às 16:31:00 WET  
Blogger Thor said...

"«nação completa? então tu passas-te da cabeça quando eu digo que o Norte de Portugal é galego,»

Não, aleijado desconversador, o que denuncio é a tua merdice de dizer que o Douro é fronteira nacional."


e outra coisa que me esqueci, se o teu problema é "só" eu dizer que existe uma fronteira no Douro, ou no Vouga ou no Mondego...então para falares de "nação completa" tinhas que dizer que todo o Portugal é galego de Norte ao Sul.

mas já se viu também que nem sequer essa tu querias admitir (por causa do "orgulho lusitano" etc e tal)
portanto, explica-me que eu ainda não percebi o que queres dizer com "nação completa" e "portugaliza".
portugaliza só tem sentido se Portugal é todo galego - ou seja, mesma etnia.
portanto, se tu próprio negas que a Portugaliza é da mesma etnia...

ah espera, já sei. é aquela teoria que os galegos também são lusitanos e toda a faixa ocidental até ao Algarve é lusitana.
deixa-me rir...

7 de janeiro de 2010 às 19:43:00 WET  
Blogger Thor said...

as contradições são permanentes, o Caturo fala em "anexar a Galiza", mas no seu discurso nunca se nota que ele está a falar de um território que é mesmo da mesma nação.
lendo o discurso do Caturo, parece que é assim um brinquedo "estranho" que vamos à loja comprar e que levamos porque sim.
não fala dos galegos como se fossem realmente a mesma nação, mas sim uns bichos quaisquer - tanto que até tenta fazer passar a ideia de que eles são berberes ou têm mais sangue berbere (o que é falso) e depois ainda tem a lata de justificar: "ai mas os galegos são assim mesmo, o que é que queres?"
é mesmo um cretino desonesto, só faminto por terras.

e já noutros anónimos se notava no discurso imbecil deles que não sentiam a Galiza como parte da mesma nação e o mesmo povo, aliás nem o próprio "Norte", quanto mais.

dizia um dos cretinos (pensando que estava a fazer uma "boa acção"):

"ai não! nós adoramos os nortenhos e os galegos e consideramo-los nossos irmãos!"


irmãos???????????????????
então afinal, eles são o mesmo povo ou são só "irmãos"?
então cabe na cabeça de alguém um gajo qualquer (provavelmente de Lisboa) sair-se com esta de que os "nortenhos" são "irmãos" ??????

isto é uma imbecilidade atroz e uma contradição vindo de quem anda sempre a apregoar aos 4 ventos a "unidade" portuguesa.

já sem falar naquela do "nós consideramos"
("nós", "eles". que merda é esta para quem apregoa aquilo que apregoa? que coerência é esta?)

o Norte e a Galiza, por exemplo, não são "irmãos" ou "parentes". são é iguais, são a mesma coisa. os "nortenhos" e galegos não são "parentes próximos" nem "irmãos". eles são o mesmo povo. ambos galegos.

e é sintomático que um nacionalista português considere os "nortenhos" como seus "irmãos" ou que outro cretino fale em anexar a Galiza como quem vai ali comprar um detergente.
é sintomático.

7 de janeiro de 2010 às 19:55:00 WET  
Blogger Portugal SSempre said...

"a tabela que eu arranjei, foi a do mesmissimo estudo que vocês foram buscar para achincalhar a Galiza e não se calaram com isso durante meses a fio. e, pelos vistos, pretendem continuar."


Não, não e não nunca vi aqui nenhum nacionalista a partir de um argumento desses para insultar a Galiza, TU E SÓ TU é que sempre fizeste questão de tentar sujar o centro o sul de Portugal ou de Espanha com essas mentiras de ir á uva e ainda tens o desplante de falar em achincalhar??!

Tu meu boneco de merda é que como bom traidor que és, falaste de coisas que não entendes e fizeste buracos para te enterrares... Daqui nunca partiu qualquer ataque aos irmãos galegos, aliás é contra natura de um nacionalista tentar lançar lama a todo o custo contra um povo irmão, com origem comum... isso é coisa de escumalha como tu que o fizeste e fazes a Portugal seu filho da puta com mentiras para enganar saloios, e um brasileiro com odio inato a Portugal, entendes?
Quem falou primeiro em E3b?? quando nem sabias o que era?
É muito desplante ainda te fazeres de coitadinho, quando desta merda não percebes um chavelho e pareces uma barata tonta, qual rato traidor.

"por cada mapa desses (que são 2 ou 3) deve haver uns 10 a dizer outra coisa."

Podes meter os 10 mapas na peida, eu em 15m faço um mapa e interpreto da forma que me apetecer, entendes?
Mostra estudos, com fontes, ou então mapas com fontes de estudos e referências, fdx, conclusões, sei lá... que afirmem aquilo que já disseste.


"a linhagem J (e outras) vem a propósito, porque ou se analisa o estudo ou não se analisa.
focar só o que te (vos) apetece, era o que faltava, não?"

Analisa-se o que tu quiseres, mete aqui sff.
Aliás, tu não analisas, tu observas e não entendes.

"a Galiza tem mais haplogrupo Norte-Africano nessa tabela? quê? mais 1%?? pelo menos foi isso que eu vi lá, tinha mais 1% de haplogrupo E3b2 (salvo erro)
e é nesse estudo, claro."

O que não falta foram as vezes em que as tuas mentiras foram te projectadas de volta para a tua fuça e tu voltaste para o buraco, portanto desta vez não será diferente.
Nesse estudo de 2009 a Galiza tem mais E3b, que o sul sim tem, e ninguém a tira do topo com Castela-oeste.



"fui buscar o mapa, porque, ao contrário do que dizias, Portugal não é maioritariamente "atlanto-mediterrânico".
nem o Algarve pode ser considerado "atlanto-mediterrânico", ao contrário do que dizes. só parcialmente."


Portugal é predominantemente mediterrânico e atlanto-mediterrânico.


«é só para quem não tem ideia do que é uma etnia.»

"Pois - como quem dizia que um grego e um búlgaro de semelhante composição genética eram da mesma etnia, ahhaahahahahhah..."


Enfim, é o acumular gritante dos disparates.
Caturo, o ex-ariano ainda não entendeu que uma etnia agrega não só factores biologicos, mas culturais, linguisticos, identitários, históricos, conciencialização gregária enquanto uma extensão da nossa familia.
enfim..


"porque até prova em contrário, Castela é diferente de Portugal, pois ambos receberam contribuições de sangue diferentes, tiveram uma história diferente, povos diferentes, etc"


Povos diferentes, mas com um substrato comum, nações diferentes, certamente, irmãos de sangue certamente.

7 de janeiro de 2010 às 23:14:00 WET  
Blogger Portugal SSempre said...

"isso não existe.
aliás, se fosse apenas com base na lingua, tinha que dizer que Portugal, Brasil, Timor e PAPOP é tudo a mesma nação."


Podes meter a desonestdade no cu parte 1000 (to be continued)..
Discutir contigo é sempre o mesmo, além de atrasado mental, pobre de espirito e vil traidor, és o maior desonesto da banda.. de longe, sempre com as falácias e as comparações de merda.
Partilharmos a lingua com os PALOP´s sim mas isso não invalida as diferenças RACIAIS, culturais, históricas, etc..
volta para o hospicio.fdx




"Não, TU é que vais buscar estudos, sem os compreender, para achincalhar Portugal."

"não é para achincalhar nada, e sim para desmentir os delirios da "etnia portuguesa", ou pior ainda, da "portugaliza"."


É mesmo para achincalhar é, pois é isso que se vê e que se viu, seja nos ataques mentirosos sobre Portugal, seja em falácias ditas por um brasuca... já que desmentires o que quer que seja, nem chegas lá perto, falta-te subastrato e neurónios em vez de 2 lamparinas (que nunca acendem) que tens ai dentro da cabeça.
De facto, a etnia portuguesa não está em causa, pois é algo real, justificado pela história, pela cultura, pela raça, pela homogeneidade, ou pela falta de real diversidade genética.


" por essa ordem de ideias o Sul até podia ser 50% ou 25% negro, que aquilo que interessava era mais 1% da linhagem E3b2 que existe na Galiza (ainda por cima, só nesse estudo)

ridiculo"


Tu é que és ridiculo e esse tipo de mesquinhez bastarda e comparação mentecapta é mesmo contigo.
O Centro ou o Sul de Portugal é tão branco quanto o é a galiza.
Eras tu que fazias do E3b isto e aquilo mais o estudo das setinhas, aquele que tu ainda não percebeste, e onde a conclusão do mesmo até refuta a tua léria, veja-se bem.
O que foi feito foi dizer que mais valia ficares calado, pois eras burro que nem uma porta, nunca foi por intenção de andar a gritar !ai ai a galiza isto e aquilo!, como tu fizeste com tudo o que não fosse o noroeste peninsular...
enfim, rir mesmo só da tua cara de parvo, não dos irmãos galegos ou asturianos...


"e tu queres fazer crer que 1 estudo entre 10 ou 20, é que é "o ideal" e o "transparente" LOL
e que, mesmo nesse estudo a Galiza está pior que o Sul de Portugal (que não está)"


Não é um estudo, aliás já te foram mostrados varios estudos, e tu ainda não mostraste nem 1...
Foi te mostrado de:
de 2001, 2005, 2009 que corroboram a TRANSPARÊNCIA:

Mais um:

Estudo e agregação de várias amostragens Y "haplotipos"

Iberian Peninsula
3553 amostras
Haplotype count

E1b1b1b (E-M81)

Galiza - 7,30%

Braga(distrito) - 4,55%

Porto (distrito) - 5,88%

Faro (distrito) - 3,57%

Évora (distrito) - 3,70%

Por sinal na agregação (somatório) de todos os haplotipos do haplogrupo E o norte de Portugal tem mais do que o centro e que o sul de Portugal, em primeiro está a galiza que neste caso só perde para as ilhas canárias (14,29%).

7 de janeiro de 2010 às 23:15:00 WET  
Blogger Portugal SSempre said...

"Galiza - 9%
Norte de Pt - 11%
Centro de Pt - 16%
Sul de Pt - 25% (1 quarto)"


Estudo das setinhas, ahahah o tal que tu não espetas aqui a conclusão do mesmo, certo?! o tal que no mit revela exactamente o contrario e deita por terra a tua cantoria mais uma vez, certo?? aahahha

Olha olha outro:

Goncalves et al.(2005)

E3b

South Portugal 1/100 M33(xP2) E1
South Portugal 1/100 M35(xM78,M81,M123) E3b*
South Portugal 1/100 M78 E3b1
South Portugal 6/100 M81 E3b2

2,25%

North Portugal 3/101 M33(xP2) E1
North Portugal 5/101 M35(xM78,M81,M123) E3b*
North Portugal 8/101 M78 E3b1
North Portugal 6/101 M81 E3b2
North Portugal 2/101 M123 E3b3

4,7%



"quanto ao que dizes das Asturias e Norte da Espanha - é só conversa de derrotado para desviar atenções."

Rir é o melhor remédio.
ahahahha
Haja vergonha na cara, fdx, do mais ridiculo que se há visto.



"sim, sim. aquele mapa que te mostrei enterrou-me em desgraça haha"


Mas qual mapa, caralho??
ai ai eu tenho um mapa e não se vê merda nenhuma.... números, CONCLUSÕES de tecnicos que comprovem a merda que andaste aqui a dizer milhares de vezes, é que zero.

Em suma:
Objectivamente, não provaste a CLARA distinção entre nada de nada, aliás até comeste estudos que revelam homogeneidade etnica em Portugal..

... que distinguias um português do sul de um do norte, é a risada do costume.
Que vias mouros em todo o lado, rir até mais não.
Até exaltas a grande albânia e queres expulsar os sérvios da sua própria terra... tal como alanos que querias expulsar e caçar em Portugal.

ahahhahaah
uma risota pegada

O outro é ariano da testa para cima, e mouro do nariz para baixo...

ahhaha
As touradas, o fado, e mais o caralho que te foda.
Argumentos de comuna e comportamentos de antifa, fdx.
Antes considerava-te um antifa nojento, mas agora acho que é mais
doente mental.

Não há paciência para o resto, cada vez mais vejo que o anonimo --tinha a razão, isto é como falar com uma criança, repetir merdas que já foram ditas N vezes..

Caturo saudações

Sieg heil

7 de janeiro de 2010 às 23:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Pois, mas no mapa que tinhas apresentado, não está Hg21 e sim H21."

«é pouco importante esse pormenor,»

Não está é nada explícito.


"«e isso não é um "fenótipo",»

É um fenótipo sim, filho da grande puta estúpido,"

«sim, das duas uma: ou não sabes o que é um fenótipo»

Tu é que não sabes, embora já te tenham explicado, e nessa altura ficaste calado.


«mouro e um grego, podem ser ambos de aparência "atlanto-mediterrânica", mas não têm o mesmo fenótipo,»

Têm sim, animal de merda. Vai aprender, de vez, o que significa «fenótipo», ou pede ao brasuca que te explique.


«faz sentido é falar em fenótipo mouro, ou ibérico, ou celtibero,»

Não, gebo ignorante, não faz. E não faz precisamente porque esses termos são muito vagos e discutíveis, e não se sabe ao certo a que se referem. POR ISSO MESMO é que se criaram termos como «mediterrânico», «nórdico», «nórico», e múltiplas divisões e subdivisões.

8 de janeiro de 2010 às 22:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

"A diferença física entre Portugueses e Alemães observa-se a olho nu. Entre Portugueses e Castelhanos, não."

«para ti, é simples: se os castelhanos e portugueses te parecem assim todos "morenos", então não há diferença entre eles»

Para ti, é mais simples: como têm bandeiras e línguas diferentes, também têm de ter genética diferente. Prontos. Para ti é simples e óbvio, para as pessoas normais é simplesmente mentecapto.


«isso equivale a dizer que eu também sou igual a ti, porque ambos temos o cabelo escuro,»

Não, aleijado, porque «cabelo escuro» não é nenhum grupo: tanto alpinos como mediterrânicos têm cabelo predominantemente escuro.


«mesmo que a diferença entre nós seja descomunal (e de que maneira hehehe)»

Em carácter sobretudo; ora, se há quem diga que o carácter depende da raça, então tu nem humano chegas a ser.


não há diferenças genéticas de monta entre dois Povos que são indistintos a olho nu."

«dizes tu, e juntas duas falácias. presumes que:
- não há diferença visivel entre dois povos.»

Falácia não, facto óbvio. Ninguém distingue os Portugueses dos Castelhanos a olho nu, e toma cuidado, olha que és outra vez humilhado como daquelas vezes em que falhaste a diferenciação entre o Norte e o Sul de Portugal, ehehheheh...


«- e presumes que não há diferença genética entre dois povos que (a ti te) parecem "iguais"»

É ao contrário - TU é que presumes que há diferença genética entre dois povos em tudo semelhantes, e, com a tua habitual estultice adolescente, dá-lo como provado e inequívoco. Claro que quando te mandam ir a terreno provar o que dizes, respondes com a mesma arenga de merda do «ai, está-se mesmo a ver», e pior, cúmulo da saloice invertebrada e flagrantemente mentecapta, julgas que consegues inverter o ónus da prova: «então prova lá que não são!».

8 de janeiro de 2010 às 22:57:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Não, descende essencialmente dos mesmos."

«os portugueses pouco ou quase nada têm de bascos»

Os Castelhanos não têm muito de basco, nem metade, nem um quarto.


«de visigodos têm bastante menos»

Como se tu soubesses alguma coisa a respeito disso, eshehhehh...


«de celtiberos é discutivel»

E não é discussão para ti, que nada percebes disso.


«e de influência moura é melhor não falar.»

A influência moura é maior em Castela, no campo linguístico. No campo genético, é discutível e os estudos variam.

Assim, os antepassados dos Portugueses são basicamente os mesmos que os dos Castelhanos: indo-europeus arcaicos, celtas, romanos, germanos, reduzida mistura com mouros e judeus, enfim.

8 de janeiro de 2010 às 22:57:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Mas o merda alega que o estudo diferencia os Galegos do resto da Ibéria, como se os Bascos não fossem da Ibéria, ahahhahahh..."

«como se não fosse os castelhanos que estivessem em discussão»

Não, gebo, desta vez também não foges - estavas a dizer que «os Galaicos são de uma raça totalmente diferente da do resto dos Hispânicos». E, como é teu hábito, apresentaste como prova um link que te contraria, o que, mais uma vez, atesta a tua flagrante incapacidade de compreender o que lês, mas a um nível particularmente baixo.

Mais - então afinal os Castelhanos não tinham muito sangue basco? E afinal os Galegos são fortemente aparentados com os Bascos, portanto... enfim, sorte a dos nacionalistas galegos que não têm lá uma nulidade intelectual destas, senão estavam eles a remar para um lado, e o ex-ariano a dar cabo do serviço todo, ehhehehhahahahhh...


"tu nunca na tua porca e inútil vida foste capaz de apresentar qualquer estudo que comprovasse essa diferença de que agora falas,"

«a memória curta é lixada. então aquele estudo que provava que os britânicos vieram do Norte da Ibéria...»

E esse estudo provava que os Galegos eram diferentes do resto da Ibéria, atrasado mental? Ou dizia pelo contrário que os Irlandeses eram parentes dos Galegos E DOS BASCOS, o que, mais uma vez, mete-te no rabo essa conversa de que a Galiza é um caso à parte diferente de todo o resto da Ibéria?

Livra que isto é como falar com deficientes, foda-se, bem faz o brasuca que ainda não te deu o hi5 ou o orkut ou lá o que é, mas quem é que quer uma merda como tu agarrado às calças?

8 de janeiro de 2010 às 22:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

"Não: Indo-Europeus arcaicos celtas (Lusitanos em Portugal, Vetões e Vaqueus em Castela),"

«e entre Lusitanos e Vacceos? não havia diferenças???»

Não haveria muitas.

«já para não falar entre Galaicos e Vacceos.»

Também relativamente poucas.

«ah e Vetões eram da Extremadura Espanhola, não de Castela»

Errado. Também estavam em zonas que fazem parte de Castela.


«nação completa? então tu passas-te da cabeça quando eu digo que o Norte de Portugal é galego,»

Não, aleijado desconversador, o que denuncio é a tua merdice de dizer que o Douro é fronteira nacional."

«e outra coisa que me esqueci, se o teu problema é "só" eu dizer que existe uma fronteira no Douro, ou no Vouga ou no Mondego...então para falares de "nação completa" tinhas que dizer que todo o Portugal é galego de Norte ao Sul.»

Não - basta-me dizer que toda a faixa ocidental ibérica é portugalaica. No contexto portugalaico, a Galiza é uma região. Galegos são os da Galiza.


«Portugaliza só tem sentido se Portugal é todo galego - ou seja, mesma etnia.»

Errado - porque para ser da mesma etnia, não tem de se lhe chamar «galego», termo que se presta a equívocos. A Galiza é que é uma parte da Portugaliza, tal como o Algarve, o Alentejo, o Minho, etc..


«ah espera, já sei. é aquela teoria que os galegos também são lusitanos»

Não - divisões actuais com base nos povos já absorvidos há milhares de anos, é parvoíce só tua. :)

8 de janeiro de 2010 às 22:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

«as contradições são permanentes,»

O ex-ariano bem queria que eu alguma vez me contradissesse, para não ser sozinho, e para me poder atacar, mas até hoje, limita-se a fazer com isso o mesmo que faz com as suas outras certezas mentecaptas: diz que é como ele queria que fosse e já está, «ai, para mim é, é mesmo. Ai o Caturo contradiz-se porque eu digo que sim, que se contradiz».


«o Caturo fala em "anexar a Galiza",»

Não, nem isso é verdade. O Caturo fala, isso sim, é em UNIR a Galiza com o resto da nação, que é Portugal.


«mas no seu discurso nunca se nota que ele está a falar de um território que é mesmo da mesma nação.»

Observação vaga, sem qualquer significado específico.


«não fala dos galegos como se fossem realmente a mesma nação, mas sim uns bichos quaisquer - tanto que até tenta fazer passar a ideia de que eles são berberes»

Outra mentira de capado desonesto sem vergonha na fuça - o ex-ariano passa a vida a querer dizer que o país tem de se dividir porque o Sul tem mais isto ou aquilo na genética, e o que eu faço é mostrar-lhe que afinal a sua Galiza TAMBÉM TEM ISSO na sua genética, pelo que a sua pretensão de dividir Portugal com base na genética, e de deixar estabelecido que «a Galécia é uma raça», caem por terra. Esse é um dos fiascos que mais lhe dói, sendo também um dos motivos pelos quais não me perdoa e está sempre aqui a tentar caluniar-me e destruir-me a credibilidade, que a dor de cotovelo faz-lhe disso, ehehehhh...

8 de janeiro de 2010 às 23:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Olha olha outro:

Goncalves et al.(2005)

E3b

South Portugal 1/100 M33(xP2) E1
South Portugal 1/100 M35(xM78,M81,M123) E3b*
South Portugal 1/100 M78 E3b1
South Portugal 6/100 M81 E3b2

2,25%

North Portugal 3/101 M33(xP2) E1
North Portugal 5/101 M35(xM78,M81,M123) E3b*
North Portugal 8/101 M78 E3b1
North Portugal 6/101 M81 E3b2
North Portugal 2/101 M123 E3b3

4,7%»


Ahahahahahh, boa camarada... :)

Saudações Nacionais

8 de janeiro de 2010 às 23:07:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home