segunda-feira, dezembro 28, 2009

O CEPO DE NATAL - VESTÍGIO DE CULTO PAGÃO

«Na noite de Natal, na Idanha-a-Nova, é costume queimar-se o cepo, como na Covilhã e em Trás-os-Montes: "Três semanas antes, ou um mês, da noite de 24 de Dezembro, vão ao campo buscar o madeiro, que para este fim se acha já cortado, sendo quase sempre escolhido para ele uma das árvores mais corpulentas. Se o carro quebra, ou os bois cansam, vão outros buscá-lo, e por último conseguem trazê-lo com acompanhamento de chulas e descantes até ao sítio em que deve ser queimado, e onde o descarregam, saudando-o nessa ocasião com um prolongado vito! Deste modo deitam mais dois ou três nos adros de diferentes igrejas. Chegada a véspera do Natal, logo ao cerrar da noite lhes largam o fogo, e depois começam a malhar neles para ver quem tira a maior lasca, e cada uma que se despede é de novo festejada com um vito! por quantos se acham presentes. Dura isso até à Missa do Galo; e quando esta chega, não só têm lucrado os que, cantando e tocando, a esperam em roda do madeiro, como também os que moram nas casas mais próximas e vão ou mandam buscar as brasas para se aquecerem quando vêem que as marteladas as têm espalhado. Em Celorico de Basto chamam-lhe o galheiro, em Trás-os-Montes é o «trafogueiro», cujos carvões têm poder contra trovoadas; a estes costumes alude Cascais, nos versos:
Pedaços ao madeiro
Que ardendo é no lar
Vai este cortar:
E o guarda na crença
Que acceso é defensa
Quel sóe vela benta
Santelmo em tormenta.
Hunziker considera como um vestígio do culto de Fró ou Freyr "os fogos que se acendem não só na Alemanha, como ainda em França, onde há o tronco ou o cepo do Natal, com usos supersticiosos que lhe ligam...". Na Itália chama-se-lhe o ceppo, souche de Noël (Lorena), trefoir, tison de Noël, bonche de Noël, cariguié, em França, yule clog, em Inglaterra.»
In «O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições», Volume II - Teófilo Braga, Publicações Dom Quixote.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Inocente preso por violação
Um português, 38 anos, passou os últimos quinze meses fechado num estabelecimento prisional espanhol, acusado de crimes de violação, sequestro e agressões a uma mulher espanhola, um ano mais velha. Afinal esta inventara tudo e, há dias, o suspeito recebeu a melhor prenda de Natal possível: um juiz do Tribunal de Alicante considerou-o inocente das acusações, dizendo que a mulher manteve relações sexuais de forma consentida. O português pondera agora pedir indemnização ao Estado espanhol pelo tempo que passou preso.


O suspeito tinha sido detido a 30 de Agosto de 2008, poucos dias depois da ocorrência dos factos, na localidade de Elda, em Alicante, e, caso fosse condenado, podia incorrer numa pena de 16 anos de prisão. No entanto, o português sempre alegou a sua inocência.

Na noite dos factos, encontrava--se dentro de um bar a tentar a sua sorte numa slot machine, quando a mulher entrou e foi pedir cinco euros a um conhecido. Depois meteu conversa com o português. Após uns breves minutos de conversa, a mulher, que terá problemas graves relacionados com o consumo de drogas, saiu do bar na companhia do português e dirigiram-se para casa deste, nas imediações daquele espaço. Nas três horas que lá estiveram, os dois mantiveram relações sexuais a troco de dez euros, que a mulher não negou ter recebido. No entanto, a mulher diz que o português violou-a, agrediu-a fisicamente, obrigou-a a tomar drogas e sequestrou-a, dado que, a certa altura, quis fugir, mas a porta do apartamento encontrava-se fechada à chave.

Na altura da denúncia à polícia local, a mulher apresentava um golpe na cabeça, mas em tribunal não ficou provado que tivesse sido o suspeito a provocá-lo. O juiz considerou que o testemunho da vítima foi ambíguo, contraditório e nada coerente. O tribunal acreditou na tese do emigrante português, que confirmou o facto de terem feito sexo a troco de dez euros, mas que diz que mais nada aconteceu nessa noite.

BURLONA LUSA ARRISCA ATÉ 20 ANOS DE CADEIA

Rosa Blake, uma portuguesa de 54 anos residente em New Jersey, nos Estados Unidos, também conhecida por Mafalda ou Rosa Vareiro, foi detida pelas autoridades norte-americanas e vai ser julgada por dezenas de fraudes cometidas contra portugueses e brasileiros que queriam obter uma autorização de residência naquele país. Arrisca ser condenada a uma pena de prisão que pode chegar aos 20 anos.

O esquema, detectado recentemente, funcionava desde 2004 e até agora os serviços de Imigração americanos já conseguiram provar 14 casos em que a portuguesa se fez passar por oficial do Governo, mas muitos mais estão sob investigação. Por mil dólares (cerca de 700 euros), Rosa garantia a emissão da carta verde (indispensável para estrangeiros que queiram residir legalmente nos EUA) e quando as vítimas se apercebiam de que estavam a ser enganadas ameaçava que conseguia a sua deportação. A maior parte das vítimas é natural dos Açores e da Madeira, mas também existem cidadãos brasileiros enganados por Rosa.

28 de dezembro de 2009 às 10:07:00 WET  
Anonymous I Am The Prophet said...

O fim do mundo será em 2012?

Muito provavelmente o mundo que vivemos não vai acabar em 2012. O que estamos presenciando é o final do mundo do modo que conhecemos.

Afinal, o que vai acontecer em 2012? Descubra aqui os mistérios, coincidências, fatos, relatos e informações sobre a possível data final - 21 de dezembro de 2012. Decida o que é fato e o que é lenda.

Existe a idéia que o Calendário Maia é mais complexo e preciso que o nosso. Os Maias previram importantes fatos históricos utilizando o seu calendário. O mais conhecido é a chegada de Hernan Cortez, em 8 de novembro de 1519.

O mesmo calendário prevê uma mudança radical para o solstício de inverno (verão no hemisfério sul) de 2012. Em 21 de dezembro de 2012 acontecerá um fato que mudará o nosso planeta da forma que conhecemos. Terceira Guerra Mundial, Crise Econômica se transformando em Depressão Econômica Mundial, Cometa, Planeta, Nova Ordem Mundial? Só Deus sabe!

O fato é que várias outras previsões se relacionam com a data de passagem do Calendário Maia. Alguns estudiosos do "I Ching" com a teoria de "Time Wave Zero" prevê o final dos tempos também em 21 de dezembro de 2012.

O I Ching, ou Livro das Mutações, é um dos mais antigos textos clássicos chineses que ainda podem ser lidos. Antigamente este livro de sabedoria era chamado apenas pelo ideograma I, que significa entre outras coisas "mudança" ou "mutação". Depois foi acrescentado o "Ching" (Clássico).

Além do I Ching previram ou teriam previsto algo grandioso para a data semelhante em 2012 o mago Merlin; a Bíblia; Sibyl, oráculo romano; Delfos, na Grécia; Web Bot Project (programa que faz previsões a partir do que é escrito na Internet); entre outros profetas.

28 de dezembro de 2009 às 12:41:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home