sexta-feira, julho 24, 2009

PETIÇÃO CONTRA O ACORDO DE LONDRES - PELA SALVAGUARDA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ex.mo Sr. Primeiro Ministro, Eng.º José Socrates,

vimos trazer ao conhecimento de V. Ex.ª um facto que nos parece revestir-se da maior gravidade para a salvaguarda dos mais legítimos e vitais interesses nacionais.
O Governo está a ultimar a adesão de Portugal ao Acordo relativo à aplicação do artigo 65º da Convenção sobre a concessão de Patentes Europeias (denominado Acordo de Londres). A adesão é facultativa.
Tal como hoje em vigor, quem pretende validar uma patente europeia em Portugal tem de apresentar a tradução para português. O Acordo de Londres vai suprimir a obrigatoriedade de tradução, passando a vigorar em Portugal as patentes apresentadas em inglês, francês ou alemão.

A ratificação deste Acordo terá consequências muito graves para a economia nacional:

- Para as PME
Neste momento as empresas portuguesas têm acesso à informação relativa a todas as patentes, de forma gratuita e em português.
Com este Acordo essa informação deixará de estar em português e passará a ter de ser a empresa portuguesa a pagar por ela. O que era gratuito passa a ter um custo (e bem elevado).
Em média, no início de um processo de invenção, são consultadas e analisadas 20 a 30 patentes. Sendo o custo de tradução de cada patente em média de 1.300 euros, isto representa que, o que até hoje era gratuito, passa a custar, por cada caso, mais de 45.000 Euros às empresas portuguesas.
A consequência mais imediata será que as empresas portuguesas deixarão de apostar na inovação e na sua protecção, perdendo assim competitividade.
Acresce ainda que este Acordo só interessa às empresas norte-americanas, japonesas, alemãs, inglesas e francesas (grandes utilizadores do sistema de patentes europeu, com mais de 70% dos pedidos) pois deixarão de ter custos de tradução, que podem suportar sem dificuldade e que vai passar para as empresas, no caso, portuguesas.

- Agravamento do desemprego.
A adesão a este Acordo representará o desemprego para todos os tradutores técnicos e perda de negócio para os agentes de propriedade industrial. Não serão consequências da crise económica, mas tão só da assinatura, pelo Governo, da adesão de Portugal ao referido acordo.

- Ataque à Língua Portuguesa.
Este Acordo implica que a língua portuguesa vai deixar de ser uma língua utilizada na área das patentes. Uma incoerência quando se propala que é preciso impor a língua Portuguesa como uma Língua com valor e com futuro.
Outros Países como a Espanha, Itália, Grécia, República Checa, Polónia, entre outros, não admite a adesão ao Acordo precisamente por querer preservar e valorizar o valor e importância da sua língua.

Gostariamos que reflectisse acerca das seguintes questões:
- A quem interessa verdadeiramente a assinatura de um Tratado neste âmbito?
- Se não é legítimo um Governo no fim da legislatura decidir sobre as chamadas “grandes opções”, porque razão parece ser a Língua Portuguesa uma “pequena opção”?

Pelos motivos acima expostos, vimos por este meio demonstrar o nosso desacordo em relação à adesão de Portugal ao Acordo de Londres, e pedir que o mesmo seja posto de parte.


Clicar aqui para assinar.

30 Comments:

Anonymous Skedsen said...

Mas alguém pensa que os nossos governantes estão preocupados com a população?
Eles estão preocupados é com os círculos de interesses,com os amigos e próximos.O resto é foguetes e vinho em dia de romaria.
Mais uma bofetada para todos aqueles que votam nos mesmos de sempre.
É o velho fado Português «quanto mais me bates mais gosto de ti».

24 de julho de 2009 às 13:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É muito fácil cobrar aos portugueses os podres da democracia que hoje temos. Mais difícil é encontrar uma alternativa melhor.

24 de julho de 2009 às 13:57:00 WEST  
Anonymous Skedsen said...

O primeiro e decisivo passo para a alternativa é deixar de votar nos de sempre.Tão simples quanto isso,e se muitas mais pessoas o fizessem lhe garanto caro anónimo,que já veríamos alguns sinais de mudança.
Mas como estamos acagaçados até ao pescoço,pouco se faz.Esta é a primeira raíz de todas a ser extirpada.Retirar votos aos cinco partidos do sistema e votar em partidos que tenham a ver connosco(Existem partidos desses?Não se sabe,a seu tempo se veria)isto é literalmente partir o sistema.É disso que precisamos neste momento se não queremos ser engolidos na nova era luminosa da globalização canibalesca.
Não vale a pena estar sempre a dizer que por isto ou aquilo não há alternativas.

24 de julho de 2009 às 14:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estive a ler o acordão do partido da liberdade no site do tribunal constitucional!

24 de julho de 2009 às 14:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito interessante!

24 de julho de 2009 às 14:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acórdão n.369/09 para quem quizer ler!

24 de julho de 2009 às 14:24:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«partidos que tenham a ver connosco(Existem partidos desses?Não se sabe,»

Sabe-se sim - é o PNR.

24 de julho de 2009 às 14:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É uma luta entre o MP e o TC (etnia,jus sanguinis,"os portugueses",etc,etc..).

24 de julho de 2009 às 14:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ai sim? Que grandes mártires do Nacionalismo, sim senhor...

Curiosamente, as notícias que falaram do chumbo aplicado ao PL não falam em «racismo» ou em «etnicismo», mas sim na FALTA DE DEMOCRATICIDADE DO PARTIDO.

Por isso, escusam de estar a armar-se em vítimas do anti-racismo, a piscarem o olho aos Nacionalistas, que essa não pega. O vosso problema é mesmo o da falta de compreensão do processo democrático.

24 de julho de 2009 às 14:31:00 WEST  
Anonymous Fernando said...

Caturo,a sua atenção,s.f.f.:

Como é que Portugal com os "seus" dois prémios Nobel (Egas Moniz, Medicina ou Fisiologia,1949, e José Saramago, Literatura, 1998) consegue ir à frente da Espanha e do Japão?


Carlos Fiolhais, num registo que oscila entre a razão estatística, a ironia e o humor, explica:


"(...) uma comparação razoável entre os vários países tem de levar em conta o tamanho das respectivas populações: ora o Japão, com 128 milhões de habitantes, tem só 0,12 prémios por milhão de habitantes, ao passo que nós, com 11 milhões de habitantes, temos 0,18 prémios por milhão de habitantes. Além de estarmos à frente do Japão, estamos também à frente da Espanha, que não passa de 0,15 prémios por milhão de habitantes (tem 5 Nobel na Literatura e 2 na Medicina para uma população que é quatro vezes a nossa), e muito à frente do Brasil, que não tem nenhum Nobel. Se nós temos um défice na classificação dos Nobel por habitante (21º lugar) a Espanha e Brasil têm défices maiores."


No entanto, como o autor do artigo enfatiza adiante, "A nossa distância em relação ao Japão é abismal, pois esse país gasta 3,1% do seu PIB, que é, aliás, bem maior do que o nosso, enquanto nós ficamos pelos 0,8 por cento, menos de metade da média europeia (dados de 2005)."


Com esta (e outras) atempadas considerações, Carlos Fiolhais remete, indirectamente, para a solução de muitos enigmas que obscurecem as questões científicas: a "justeza" dos critérios na atribuição dos prémios; as políticas públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo, é claro, o esforço privado; e a gestão das agendas de investigação, condicionam decisivamente a valorização da produção científica.


A estatística parcial é... demasiado parcial.


Conquanto, Carlos Fiolhais prossiga, convicto de que "Ao contrário do que acontece na literatura e na Paz, os Prémios Nobel na Física e na Química raramente são controversos", não se descortina a "medida" que o levou ao advérbio de modo.


Estará Carlos Fiolhais a "ocultar" por detrás de nova arquitectura estatística (parcimoniosa) o inverso do que afirma? Ou, pura e simplesmente não confere importância às inúmeras controvérsias que se vão sucedendo nas áreas que apontou?

24 de julho de 2009 às 14:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Parece, assim de repente, é um economicista, daqueles que olha com pretenso cinismo para as realizações de carácter cultural, como se as únicas que interessassem fossem as do bolso...

24 de julho de 2009 às 14:50:00 WEST  
Anonymous Fernando said...

http://dererummundi.blogspot.com/2008/10/inventores-portugueses-antnio-plcido-da.html

Estimado Caturo,aqui tem um interessante artigo de um blog não menos pertinente e actual.
Espero que o adicione à sua lista,pois vale bem a pena.

24 de julho de 2009 às 14:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://cyberdemocracia.blogspot.com/

Este é uma referência na esfera blogueira.*****!

24 de julho de 2009 às 15:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Schr%C3%B6dinger

Sobre paradoxos aplicados ao método de estudo,investigação e análise das realidades sócio-políticas.
Não tem nada a ver com Patafísica,atenção!

24 de julho de 2009 às 15:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.caiomeira.kit.net/rimbaud.htm

Rimbaud e o Paganismo.

24 de julho de 2009 às 15:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

silencio do caturo outra vez.
estranho.

24 de julho de 2009 às 16:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O Caturo não tem a tua vida, não pode estar sempre a reparar no que está escrito.

24 de julho de 2009 às 16:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«http://dererummundi.blogspot.com/2008/10/inventores-portugueses-antnio-plcido-da.html

Estimado Caturo,aqui tem um interessante artigo de um blog não menos pertinente e actual.»

Registado. É sempre bom que estes factos sejam divulgados, para ajudar a desfazer a ideia de que neste País nada se faz ou se pensa.

Saudações.

24 de julho de 2009 às 16:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para quando artigos sobre o Paganismo na poética de Cocteau e a "Kalevala"?
Gostávamos que escrevesses qualquer coisa a respeito desses assuntos.

24 de julho de 2009 às 16:52:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Assim que puder dou-lhes uma olhadela.
Em relação ao Kalevala é que, sem desconsideração, terei outras prioridades, dado que se trata de uma tradição não indo-europeia. Mas se encontrar algo de valioso, aqui o colocarei.

24 de julho de 2009 às 17:13:00 WEST  
Blogger Sweet About Me said...

Este comentário foi removido pelo autor.

24 de julho de 2009 às 20:47:00 WEST  
Blogger Sweet About Me said...

Petição nobre, mas tenho sempre reservas à via online. Mais vale ter voluntários país fora a recolher assinaturas.

Convém ver a tese de uma rapariga bastante interessada nessas coisas, da fac ciências do porto, que explica porque é qu o sistema de voto actual é parcial e causa tendência de criação de sistemas bi-partidários. Tb podes ver pq é q os sistemas de voto electrónico que realmente permitem anonimato total, como no caso de um proposto por um prof da mesma faculdade, n são aceites em detrimento de sistemas que têm... err, algumas vulnerabilidades. Ah, convém salientar que o sistema de voto proposto tb tinha a particularidade de, mesmo mantendo o teu anonimato, te permitir verificar o teu voto depois (basicamente, podias ver se o teu voto estava correcto).

Nos EUA (e aqui tb) No petition has any legal value (unless it's filed as a motion in court). Um comentário de um tipo que encontrei diz "não passa de uma lista de nomes sem qualquer valor legal ou mesmo indicativo.
nomes e emails. ena. ó que bom para spammers.
as verdadeiras petições, as que têm valor legal e/ou politico incluem o nome, o número de bi e uma assinatura manuscrita. de maneira a verificar que é realmente o cidadão número tal que assinou.
pq se eu quiser fazer uma petição daquelas há programitas que metem sequencias de nomes e variações ao infinito. "

Acredito que, no advento do BI digital, até possa ser concebido um modo ofícial de se colocar petições online, mas isso porque há uma identidade digital associada à pessoa (de momento, apenas os advogados (e talvez notários e afins, n sei bem) podem ter identidade digital reconhecida... daqui a nada, há mais grupos a juntar-se à lista).

24 de julho de 2009 às 20:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas alguém pensa que os nossos governantes estão preocupados com a população?
Eles estão preocupados é com os círculos de interesses,com os amigos e próximos.O resto é foguetes e vinho em dia de romaria.
Mais uma bofetada para todos aqueles que votam nos mesmos de sempre.
É o velho fado Português «quanto mais me bates mais gosto de ti».

ELES KEREM É ENCHER PORTUGAL DE MÃO DE OBRA BARATA DAS EX-COLONIAS..!!

25 de julho de 2009 às 02:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAS CLARO, AS CUSTAS DO DESEMPREGO E DESTRUIÇÃO GENOMICA NATIVA..!!

25 de julho de 2009 às 02:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_de_Schr%C3%B6dinger

Sobre paradoxos aplicados ao método de estudo,investigação e análise das realidades sócio-políticas.

ISSO NÃO PARECE MUITO CIENTIFICO..!!

25 de julho de 2009 às 02:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ATÉ O BOSTA DO PLAGIADOR DO POINCARE MESMO COM AS SUAS PSEUDO-CIENCIAS FICCIONAIS A LA HAWKING E CIA DESCONFIOU DISSO..!!

E OLHA KE ERA UM AUTISTA RETARDADO COM ASPERGER..!!

25 de julho de 2009 às 02:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse...
Assim que puder dou-lhes uma olhadela.
Em relação ao Kalevala é que, sem desconsideração, terei outras prioridades, dado que se trata de uma tradição não indo-europeia. Mas se encontrar algo de valioso, aqui o colocarei.

24 de Julho de 2009 17:13:00 WEST

MELHOR AINDA; KEREMOS SABER TUDO ACERCA DOS NOSSOS ANCESTRAIS PRE-ARIANOS A EXEMPLO DOS IBEROIDS E CIA..!!

25 de julho de 2009 às 02:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ATÉ POR KE AO ESTUDA-LOS SABEREMOS INCLUSIVE COMO ERAM OS NORTE-BERBERES ORIGINAIS ANTIGOS, BEM DIFERENTES DESTA CONTAMINAÇÃO NEGROIDE ATUAL..!!

25 de julho de 2009 às 02:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS SUL-TUAREGS POR EXEMPLO SÃO BEM DIFERENTES DOS NORTE-TUAREGOIDS

OS DO NE NA ARGELIA AINDA CAUCASOIDES E NÃO OS DO SO NO MALI, JA MULATIZADOS..!!

25 de julho de 2009 às 02:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Petição nobre, mas tenho sempre reservas à via online. Mais vale ter voluntários país fora a recolher assinaturas.

Convém ver a tese de uma rapariga bastante interessada nessas coisas, da fac ciências do porto, que explica porque é qu o sistema de voto actual é parcial e causa tendência de criação de sistemas bi-partidários. Tb podes ver pq é q os sistemas de voto electrónico que realmente permitem anonimato total, como no caso de um proposto por um prof da mesma faculdade, n são aceites em detrimento de sistemas que têm... err, algumas vulnerabilidades. Ah, convém salientar que o sistema de voto proposto tb tinha a particularidade de, mesmo mantendo o teu anonimato, te permitir verificar o teu voto depois (basicamente, podias ver se o teu voto estava correcto).

Nos EUA (e aqui tb) No petition has any legal value (unless it's filed as a motion in court). Um comentário de um tipo que encontrei diz "não passa de uma lista de nomes sem qualquer valor legal ou mesmo indicativo.
nomes e emails. ena. ó que bom para spammers.
as verdadeiras petições, as que têm valor legal e/ou politico incluem o nome, o número de bi e uma assinatura manuscrita. de maneira a verificar que é realmente o cidadão número tal que assinou.
pq se eu quiser fazer uma petição daquelas há programitas que metem sequencias de nomes e variações ao infinito. "

Acredito que, no advento do BI digital, até possa ser concebido um modo ofícial de se colocar petições online, mas isso porque há uma identidade digital associada à pessoa (de momento, apenas os advogados (e talvez notários e afins, n sei bem) podem ter identidade digital reconhecida... daqui a nada, há mais grupos a juntar-se à lista).

COMUNA..!!

25 de julho de 2009 às 02:24:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home