domingo, junho 28, 2009

O NOVO «MERLIN» DA BBC

Acabei há pouco de ver na SIC Radical o primeiro episódio da série da BBC intitulada «Merlin», sobre o famoso e lendário, senão mítico, mago/druida/bardo do mesmo nome. O herói da história é pois Merlin, mas na adolescência, um bocado na esteira de Harry Potter e de Buffy, e das «Feiticeiras», como convém a uma produção que, pelos vistos, tem como público alvo os adolescentes. É assim, numa sociedade dessacralizada e banalizada pelo materialismo e pelo ateísmo, larvar ou declarado - o épico sobrenatural e tradicional, que ao fim ao cabo fundamenta as raizes espirituais do Ocidente, fica relegado a divertimento para crianças e pouco mais. Fazia falta que um Jackson fizesse com a vigorosa e feérica saga arturiana o que tão bem fez com a obra máxima de Tolkien, «O Senhor dos Anéis».
A politiquice correcta está bem representada na quantidade de negros e mestiços que aparecem na vetusta e mítica Camelot (até como nobres...), logo a começar pela própria Gwenhwyfar, nome original bretão de Guinevere (versão afracensada/anglicizada). Sim, a bela Gwenhwyfar, que na história tradicional é a esposa de Artur, surge nesta série representada por um actriz mulata... o que se torna mais ridículo é que «Gwenhwyfar» em Galês significa «Fantasma ou Fada Branca»...

Salvam-se ao menos os efeitos especiais, as paisagens e imagens do castelo e as beldades que aparecem, entre as quais se destaca Katie McGrath no papel de Morgana.

38 Comments:

Blogger Silvério said...

Tens pachorra para ver isso. :D Eu gosto muito das lendas arturianas, mas normalmente é melhor em livro.

28 de junho de 2009 às 22:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"surge nesta série representada por um actriz mulata... o que se torna mais ridículo é que «Gwenhwyfar» em Galês significa «Fantasma ou Fada Branca»..."


lol

28 de junho de 2009 às 22:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o que se torna mais ridículo é que «Gwenhwyfar» em Galês significa «Fantasma ou Fada Branca»..."


ahahahahah

28 de junho de 2009 às 22:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Tens pachorra para ver isso. :D Eu gosto muito das lendas arturianas, mas normalmente é melhor em livro.»

Claro que é melhor em livro, mas não se pode negar o valor da imagem e da oralidade.

28 de junho de 2009 às 23:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já houve uma altura em que, como alguns que por aí andam, julguei dever prescindir da televisão e do cinema dominado pelo sistema. Com isso perdi coisas interessantes, creio. Além disso, é preciso saber o que se passa no centro da sociedade, no seu âmago, e denunciá-lo. Um certo pensador italiano, de nome Julius Evola, falava em «cavalgar o tigre». Eu nunca soube o que isso queria dizer, pois que não tinha ao meu alcance a obra à qual deu esse título. Mais tarde li uma breve explicação: «assumir os aspectos mais destrutivos deste mundo e usá-los favoravelmente». Não percebi, e talvez ainda não perceba, o que quer isto dizer em concreto. Mas uma coisa é certa: ao contrário do que alguns dos nossos camaradas pensam, que acham dever isolar-se no campo e esquecer a televisão, eu creio que é preciso estar na crista da onda, porque o contrário é virar as costas ao mar, o que é realmente perigoso.

28 de junho de 2009 às 23:37:00 WEST  
Anonymous Cesar said...

O Forum Nacional É UM FORUM facista. É um dos forums com mais membros em Portugal e quase todos que participam se assumem como adepta do nazismo. Muitos dos membros do forum nunca escreveram nenhuma mensagem para não serem banidos, o que acontece logo que levantas cabelo no forum, e registaram-se simplesmente para se rirem um bocado, com as maluquices que os putos que têm a mania que são nazis lá escrevem, maluquices essas que os putos nazis levam inteiramente a sério. Participa nesse forum tambem o presidente do PNR, com o nickname JPC e participava tambem o skinhead Mario Machado até ser preso. O SKINHEAD QUE CAGOU NO CEMITERIO JUDEU TAMBEM PARTICIPA.regularmente com o nick Lobo, assim como um grande numero de outros pseudo-mentais

ALIAS CUTURO NAO FOSTES EXPULSO DO FORUM NACIONAL

ACREDITO QUE OUTROS PARVOS COMO TYR SILVERIO DEVEM PARTICIPAR DESSE COVIL

28 de junho de 2009 às 23:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É natural que a tua diminuta inteligência não alcance o significado por detrás da frase. É que ler e compreender Évola é incomparavelmente mais difícil que interpretar uma das tuas leituras predilectas da Marion Zimmer Bradley ou do Harry Potter. Se largasses o canal 18 e te pusesses a ler um bom livro, só te fazia bem:)

28 de junho de 2009 às 23:49:00 WEST  
Blogger Afonso Henriques said...

Caturo,

Aceitei recentemente um desafio no blog Americano Gates of Vienna e acabei por vir aqui ao teu site abusar um pouco dos links que nos deixas relativos à violencia de extra-Europeus contra Portugueses.

Não pedi quaisquer direitos de autor ;) mas também não sabia que os meus textozinhos teriam a recepção que tiveram.

Está aqui: http://gatesofvienna.blogspot.com/2009/06/portuguese-cultural-enrichment.html#readfurther

Por favor diz-me o que achas, se achas que não agi correctamente por citar o teu blog e sacar links do teu blog e expô-los assim internacionalmente sem te mencionar.

Espero que não leves a mal, mas compreenderei se levares. Diz qualquer coisa aqui e eu agirei de acordo.
Obrigado.

28 de junho de 2009 às 23:57:00 WEST  
Blogger Afonso Henriques said...

E sim Caturo, ler Évola é uma tarefa inprescindível.

Compreendê-lo, imperante.

Cavalgar o Tigre, vital para quem quer sobreviver e ter algum sucesso.

28 de junho de 2009 às 23:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«É natural que a tua diminuta inteligência não alcance o significado por detrás da frase»

Comum, mas não natural, é que os merdas como tu façam os possíveis para, na cobardia do anonimato, se tentarem vingar das humilhações que lhes infligi aqui e noutros locais, por não saberem argumentar. Medíocres complexados e rancorosos como tu já eu topo à distância - e ao longo dos anos têm vindo aqui para tentar pôr em causa o meu entendimento das coisas, porque eu não obedeço à mesma cartilha, ora fascizante, ora comunistóide, a que os donos de escumalha como tu submetem os capados da tua laia. Como não conseguem, «vingam-se» com o insulto «fácil» que, sem querer, só demonstra a cobardia e a tibieza intelectual de quem os emite.

Aliás, é sintomático que nem tenhas tentado explicar o significado da frase de Evola, ehehehh, que o pensamento a sério é trabalho de mais para ti.

29 de junho de 2009 às 00:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

as promessas cumpridas e por cumprir de Obama

http://www.politifact.com/truth-o-meter/promises/

podem ver o que ele prometeu e depois nao fez.

29 de junho de 2009 às 00:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Por favor diz-me o que achas, se achas que não agi correctamente por citar o teu blog e sacar links do teu blog e expô-los assim internacionalmente sem te mencionar.»

Estás completamente à vontade. Obrigado.

29 de junho de 2009 às 00:01:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«E sim Caturo, ler Évola é uma tarefa inprescindível.»

Talvez. Já fui um «evoliano», tendo o «Revolta Contra o Mundo Moderno» como uma espécie de bíblia.

Actualmente, acho-o subtilmente nocivo. Não o recomendo aos mais jovens.

29 de junho de 2009 às 00:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Não o recomendo aos mais jovens», diz o douto Caturo. Não compreende a obra que (não) leu, mas não a recomenda aos mais jovens. Suponho que por jovem se refira àqueles de idade inferior ao seu subdesenvolvimento mental. É só rir. :)

29 de junho de 2009 às 00:09:00 WEST  
Anonymous Cesar said...

«Não o recomendo aos mais jovens», diz o douto Caturo. Não compreende a obra que (não) leu, mas não a recomenda aos mais jovens. Suponho que por jovem se refira àqueles de idade inferior ao seu subdesenvolvimento mental. É só rir. :)


hahahahahahahhahahahha

todos que apoiam esse louco tem problema mental

29 de junho de 2009 às 00:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

--
Actualmente, acho-o subtilmente nocivo. Não o recomendo aos mais jovens.
--

Cá para mim a posição de Évola sobre o neo-paganismo não é alheia a isso ;)

29 de junho de 2009 às 00:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Paganismo? Que merda é essa? Alguém acredita realmente nisso?

29 de junho de 2009 às 00:45:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"julguei dever prescindir da televisão e do cinema dominado pelo sistema"

Sim eu percebo isso, mas a televisão como "fazedora" de pensamento vai estar sempre controlada. Eles não abrem mão e como tal penso que é melhor investir num meio que vai ultrapassar a televisão brevemente, a internet. Muito sinceramente acho que tem grandes vantagens as pessoas passarem um período de uns 3 meses sem ver televisão para poderem pensar por si e desligar-se da corrente, mas o comentário era na brincadeira. Por acaso vi o anuncio da série mas nem me despertou o interesse, mas claro que é sempre melhor do que se fosse uma série sobre hip hop.

29 de junho de 2009 às 00:49:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Paganismo? Que merda é essa? Alguém acredita realmente nisso?"

Não é acreditar, há a vida antes do paganismo, e a vida depois do paganismo.

29 de junho de 2009 às 00:50:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não o recomendo aos mais jovens», diz o douto Caturo. Não compreende a obra que (não) leu»

«Não compreende a obra que (não) leu», diz o imbecil anónimo, como se uma criatura da sua mediocridade intelectual pudesse avaliar o que eu li ou deixo de ler. Muito faz falar o rancorzinho e a dor de cotovelo de um anónimo humilhado, ehehheheh...

29 de junho de 2009 às 01:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Como podes contra argumentar se não conheces os argumentos do sistema(na tv)

29 de junho de 2009 às 01:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Eles não abrem mão»

Pois não, mas às vezes há coisas boas que passam. Não me refiro exclusivamente à televisão, atenção.



«e como tal penso que é melhor investir num meio que vai ultrapassar a televisão brevemente, a internet.»

Sem dúvida, mas isso não está em discussão.



«Muito sinceramente acho que tem grandes vantagens as pessoas passarem um período de uns 3 meses sem ver televisão para poderem pensar por si e desligar-se da corrente»

Correm o risco de ficarem fechadas, alienadas num pequeno mundinho perfeito (a seu ver) mas limitado.

29 de junho de 2009 às 01:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Conhece o teu inimigo como a ti mesmo (creio que sun tzu)

29 de junho de 2009 às 01:52:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Actualmente, acho-o subtilmente nocivo. Não o recomendo aos mais jovens.
--

Cá para mim a posição de Évola sobre o neo-paganismo não é alheia a isso ;)»


Sim e não. Evola até faz boa crítica ao Neo-Paganismo... mas só até certo ponto. Tem razão ao criticar a focagem exclusiva no aspecto matriarcal e telúrico de muitos neo-paganismos, tem razão em salientar o aspecto urânico e marcial das tradições pagãs autênticas, mas começa a perder a razão quando ataca a perspectiva etnicista dos actuais paganismos.

De resto, ele próprio exaltava a espiritualidade indo-europeia, ou o que entendia por espiritualidade indo-europeia («síntese da virilidade com a espiritualidade», dizia ele), e até escreveu uma obra intitulada «Imperialismo Pagão», mas nunca, que eu tenha lido, incitou claramente ao culto das Divindades ancestrais, ficando-se por um «paganismo» algo difuso, mais uma questão de «postura» do que de forma propriamente dita. Aliás, considerava a Magia como superior à Religião, e tinha a Magia como prática individual do herói espiritual, o «iniciado» que conquista a verdadeira imortalidade através da ascese.

Mas o maior perigo de Evola para os jovens nacionalistas não está nisso, e sim no seu carácter anti-democrático, na sua islamofilia, no seu imperialismo e, particularmente grave, no seu anti-nacionalismo.

Cuidado pois com Evola, cujo pensamento é mais traiçoeiro do que possa parecer a muito boa gente.

29 de junho de 2009 às 01:59:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E mesmo a respeito da sua visão da espiritualidade indo-europeia, é preciso lê-lo cum grano salis, pois que, tal como outros da sua época, e alguns da actualidade, exagera a relevância do Sol e o desprezo pela «espiritualidade lunar». Creio que nesse aspecto o historiador Pierre Lévèque tinha mais razão: o Sol não é crucial nas religiões indo-europeias mais arcaicas, embora tenha assumido uma posição destacada em várias tradições de raiz indo-europeia. A Júpiter, por exemplo, que é o Deus máximo da Latinidade, é consagrada a Lua Cheia, não o Sol; a respeito da Índia, Evola falha ou distorce os atributos ao dizer que Varuna perdeu relevância e POR ISSO foi-Lhe atribuída a Lua enquanto seu «par» divino, Mitra, tinha um carácter solar - na verdade, Varuna nunca esteve abaixo de Mitra, talvez estivesse isso sim um pouco acima, e a ligação ao astro lunar não era na espiritualidade árica original um elemento inferiorizante.

29 de junho de 2009 às 02:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro que Evola também dizia umas coisas úteis, como é disso exemplo o ataque cerrado que dirigia contra o Cristianismo.

29 de junho de 2009 às 02:29:00 WEST  
Blogger Afonso Henriques said...

OK, obrigado Caturo.

29 de junho de 2009 às 11:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Há a vida sem as drogas e a vida com as drogas. A segunda é inequivocamente mais rica.

29 de junho de 2009 às 13:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Mas o maior perigo de Evola para os jovens nacionalistas não está nisso, e sim no seu carácter anti-democrático, na sua islamofilia, no seu imperialismo e, particularmente grave, no seu anti-nacionalismo"

Quando houver a próxima vígilia convem não esquecer de transmitir bem essa ideia aos jovens presentes.

Força camarada
\o

29 de junho de 2009 às 13:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Há a vida com o Paganismo e a vida sem o Paganismo. A primeira é inequivocamente mais rica.

29 de junho de 2009 às 13:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Há a vida sem as drogas e a vida com as drogas. A segunda é inequivocamente mais rica.»

Rica em quê? Só se for em alucinações e auto-destruição final.

29 de junho de 2009 às 13:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«anti-democrático, na sua islamofilia, no seu imperialismo e, particularmente grave, no seu anti-nacionalismo"

Quando houver a próxima vígilia convem não esquecer de transmitir bem essa ideia aos jovens presentes.»

Não preciso, já toda a gente sabe que sou democrata. Há anos.
De resto, todo o pessoal do PNR condena o anti-nacionalismo (por motivos óbvios...) e também o imperialismo.

Quanto à figura de Evola, já foi intensamente atacada no Forum Nacional, embora por outros motivos que não os que indiquei.

29 de junho de 2009 às 14:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NOBRES MULATAS NA IDADE MEDIA INGLESA??(KRAKRAKRA)!!

NAKELA EPOCA ATÉ OS SERVOS ERAM BRANCOS..!!

29 de junho de 2009 às 19:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já houve uma altura em que, como alguns que por aí andam, julguei dever prescindir da televisão e do cinema dominado pelo sistema. Com isso perdi coisas interessantes, creio. Além disso, é preciso saber o que se passa no centro da sociedade, no seu âmago, e denunciá-lo. Um certo pensador italiano, de nome Julius Evola, falava em «cavalgar o tigre». Eu nunca soube o que isso queria dizer, pois que não tinha ao meu alcance a obra à qual deu esse título. Mais tarde li uma breve explicação: «assumir os aspectos mais destrutivos deste mundo e usá-los favoravelmente». Não percebi, e talvez ainda não perceba, o que quer isto dizer em concreto. Mas uma coisa é certa: ao contrário do que alguns dos nossos camaradas pensam, que acham dever isolar-se no campo e esquecer a televisão, eu creio que é preciso estar na crista da onda, porque o contrário é virar as costas ao mar, o que é realmente perigoso.

EU JA FUI NUM SHOW EM KE UM MACACU SE DIZIA DESCENDER DE MÃE INDIA E PAI PRETA, MAS ELE PARECIA UM MULATO E NADA TINHA DE INDIO..!!

E A PLATEIA DELIROU E COMEÇOU A APLAUDIR KUANTO MAIS POPULIXO ELE DIZIA; E A MAIORIA DA PLATEIA NÃO ERA DE NEGROIDES..!!

SÓ PRA SACANEAR ME FINGI ENTEDIADO E COMECEI A SIMULAR SONO E BOCEJAR COM A MÃO NA BOCA PRA TENTAR EKILIBRAR A BABAÇÃO DE OVO, POR KE SE FOSSE UM ARTISTA BRANCO A IR PRA LA FALAR MERDA, SEKER TERIA METADE DOS APLAUSOS, MAS FOI SÓ BANCAR O PRETO COITADINHO FILHO DE INDIA COM NEGRO(MENTIRA; NADA TINHA DE INDIO) E AINDA MAIS BAIANO..??PUTZ..!!

É POR KE NO BRASIL TEM MUITO PRETO KE PREFERE SE DECLARAR "INDIO"(LOL)!!

29 de junho de 2009 às 19:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://2.bp.blogspot.com/_md61S_gChL0/SYEWoAcKqAI/AAAAAAAAARY/Uy4Fq0H2iEY/s400/supportisrael.gif

OLHA SÓ KE INTERESSANTE ESTES BLOGS CHUPÕES DE JUDEUS A LA GATES OF VIENNA..!!

29 de junho de 2009 às 19:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MONOTEÍsmo? Que merda é essa? Alguém acredita realmente nisso?

29 de junho de 2009 às 20:02:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Como podes contra argumentar se não conheces os argumentos do sistema(na tv)"

Antes de contra-argumentar é preciso tomar consciência própria, é por isso que defendo um intervalo e não uma ruptura total.

29 de junho de 2009 às 21:23:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"Correm o risco de ficarem fechadas, alienadas num pequeno mundinho perfeito (a seu ver) mas limitado."

Há sempre esse risco de não conseguir voltar da "viagem", mas acredito que as pessoas mais desenvolvidas são pessoas que em alguma altura da sua vida fizeram uma pausa de eremita para se desligarem do vazio que a sociedade lhes proporciona. Quem é que pode compreender o que é a politica, religião ou outra coisa qualquer se for bombardeado diariamente com a opinião de gente não isenta e que faz tudo por tornar desinteressante matérias tão ricas.

29 de junho de 2009 às 21:49:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home