terça-feira, abril 28, 2009

GRANDE PARTE DOS CANTÁBRIOS ACHA QUE A IMIGRAÇÃO TIRA EMPREGO AOS INDÍGENAS

Casi el 50 por ciento de los cántabros opina que los inmigrantes quitan trabajo a los habitantes de la región, frente al 43 por ciento que lo creía en 2005, lo que pone de manifiesto un “deterioro” de la imagen de la inmigración en Cantabria, ha señalado el consejero de Economía y Hacienda, Ángel Agudo, en la presentación de la Encuesta Social de Cantabria 2007, publicada por el Instituto Cántabro de Estadística (ICANE).
Agudo presentó en rueda de prensa este estudio, el segundo que elabora el ICANE tras el de 2005, junto con el director del instituto, Juan Rodríguez Poo. Los resultados se basan en 1.800 entrevistas a ciudadanos de toda la región realizadas entre finales de 2007 y principios de 2008, momento en que ya se empezaba a “vislumbrar” el difícil contexto socioeconómico de meses después, según el consejero.
En este contexto enmarcó Agudo la “evolución desfavorable” de los resultados de preguntas relacionadas con los inmigrantes. Así, señaló que en 2007, en una situación de “casi pleno empleo”, la tasa de paro de los inmigrantes era del 11,5% y la de los nativos estaba por debajo del 5%, mientras que ahora la de los primeros sigue estando igual y la de los segundos es del 8,63%.
Como será que o desemprego só aumenta para alguns? Estranho...
Do mesmo modo que os seus antepassados resistiram duramente à invasão romana, assim saiba a grei da Cantábria actual resistir à iminvasão, mas desta vez com mais sucesso...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

PREFIRO AS ASTURIAS E O PAÍS BASCO!!

28 de abril de 2009 às 12:39:00 WEST  
Anonymous ariano said...

ah Cantábria!!
a tal que resistiu (juntamente com as Asturias, não esquecer) não só à invasão romana, como também à própria invasão àrabe, tendo até escapado melhor do que as próprias Asturias, que foram semi-ocupadas por um tal Munuza, ao contrário do que nos conta a lenda pró-castelhanista.
juntamente com as Asturias é uma linda região montanhosa e muito verde... só é pena ter sido tão "iberizada"...ou "vasquizada", conforme entenderem. porque poderia ser mais um recanto da Gallaecia. e já não é.

agora, urge expulsar a emigrantada e também a independência do estado espanhol.

28 de abril de 2009 às 15:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

--
que foram semi-ocupadas por um tal Munuza, ao contrário do que nos conta a lenda pró-castelhanista.
--

Leia-se, o que dizem os livros de História e não os blogs de quem acha que as Astúrias eram na Galiza e que há uma conspiração para esconder uma série de coisas.

--
juntamente com as Asturias é uma linda região montanhosa e muito verde
--

Verdade, muito bonita.

--
porque poderia ser mais um recanto da Gallaecia. e já não é.
--

Isto é partir do príncipio que as populações da Cantábrica eram "iguais" ás da Galiza e "diferentes" das vascongadas. O que é arbitrário.

--
agora, urge expulsar a emigrantada
--

De facto, esse é o combate essencial, perante qual tudo o resto empalidade em termos de relevância.


--
e também a independência do estado espanhol.
--

Da Cantábria? Nem sequer conheço movimentos sérios nesse sentido, mas podem existir. Seja como for, é mesmo lá com eles, embora nestas coisas a minha experiência é que a maioria dos que estão contra a imigração são praticamente todos pela unidade de Espanha. Isto pode estar a alterar-se, não sei. O Caturo e tu acham que sim, que era algo de bom, eu não faço ideia honestamente.

28 de abril de 2009 às 16:20:00 WEST  
Anonymous ariano said...

também não sei se há movimentos nesse sentido, mas era bom que houvesse e assim espero.

quanto às "vascongadas", eu acho que os Cantabros são um misto de celtas, iberos e vascos. não sei se foi sempre assim ou se a Cantábria se "vasquizou" com o tempo.
é possivel que se tenha "iberizado" bastante quando a Gallaecia foi incluida na Tarraconensis durante uns 2 ou 3 séculos. e também é possivel que se tenha "vasquizado" muito quando o Reino da Gallaecia teve o Reino da Navarra como limitrofe (o Bable nasceu assim e ainda hoje se fala na Cantábria)

de qualquer maneira, quer tenha Cantábria sido Galaica ou não, o que importa é que hoje, actualmente, já não é.
é apenas uma terra muito bonita e que adoraria visitar :)



"Leia-se, o que dizem os livros de História e não os blogs de quem acha que as Astúrias eram na Galiza e que há uma conspiração"

os livros de história não dizem todos o mesmo. também há alguns que não alinham nessa versão castelhana criada recentemente (séc.XX).
de qualquer maneira, essa "tese" vingou por muito tempo (principalmente por causa das ditaduras ibéricas) mas a verdade começa a vir ao de cima, a pouco e pouco.

os berberes (não àrabes) nunca estiveram mais a Ocidente de Lugo e, mesmo nesta, só de passagem, tendo o general Muza atacado a cidade e descido, até passar o Rio Douro (mais ou menos até Viseu)
os berberes também invadiram a Galécia Bracarense, mas só aguentaram lá 20 e poucos anos, abandonando os seus postos e ficando o Rio Douro como a fronteira da batalha.

as Asturias não libertaram nada, foram sim, elas próprias libertadas por Pelayo e o seu exército.

28 de abril de 2009 às 18:19:00 WEST  
Anonymous ariano said...

mais um pormenor, a Cantábria (juntamente com o País Basco e mesmo as Asturias) também era muitissimo hostil aos visigodos.

considero todos estes povos do Norte da Ibéria (Astures, Cantabros, Vascos) como autênticos resistentes heróicos e merecem a minha vénia!!

ARRONTI CANTABRIA
PUXA ASTURIES
GORA EUSKAL HERRIA

28 de abril de 2009 às 18:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

--
considero todos estes povos do Norte da Ibéria (Astures, Cantabros, Vascos) como autênticos resistentes heróicos e merecem a minha vénia!!
--

Sim, eu também gosto deles.

28 de abril de 2009 às 20:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu também gosto dos Ultras Sur de Madrid.

29 de abril de 2009 às 00:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

VONTADE DE VISITAR??

ATÉ MINAS É MAIOR QUE A IBÉRIA!!

30 de abril de 2009 às 14:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

QUANTOS QUILOMETROS DO N DE PORTUGAL PRA LÁ??

A LARGURA DO MEU ESTADO É DE 500KM APROXIMADAMENTE EM MEDIA!!

30 de abril de 2009 às 14:30:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home