quarta-feira, março 25, 2009

DISCRIMINAÇÃO POSITIVA PRÓ-CIGANA AVIZINHA-SE

Ao longo de seis meses de audições, foram várias as propostas que os deputados ouviram e que deixam agora para a possível adopção de medidas legislativas. Entre elas, está a criação de turmas só para meninas ou até de escolas exclusivamente para ciganos. Esta ideia, disse ao Expresso Rosário Carneiro, foi defendida por alguns pais, mas é minoritária dentro da comunidade. A presença das mães nas escolas para acompanhar as filhas durante os intervalos ou a intervenção de mediadores são outras das ideias deixadas no relatório para garantir que as meninas continuem a ir às aulas depois da puberdade. Actualmente, a maioria abandona quando chega aos 10, 12 anos, já que a grande preocupação dos pais é proteger a virgindade e prepará-las para o casamento. "Tudo o que está no relatório deve ser matéria para reflexão. Caberá agora aos grupos parlamentares e ao Governo extrair ideias e conclusões deste documento, que é um instrumento para a decisão política", explica a deputada.
Outra das soluções avançadas é a da constituição dos ciganos como uma minoria étnica com estatuto jurídico próprio, acompanhada pela criação de uma autoridade que receba as queixas de racismo e as envie para tribunal.
Em nome de uma integração plena dos ciganos, os deputados defendem que "tem de se correr o risco de experimentar". Mas têm a noção de que qualquer projecto "tem de levar, no mínimo uma década" para poder ser avaliado.
No capítulo da habitação, são desconstruídos alguns mitos. Contrariamente à ideia de que os ciganos gostam de ser nómadas e de viver em acampamentos, "o seu máximo sonho é ter uma casa", refere Rosário Carneiro. A ambição é, no entanto, travada por "severas manifestações de discriminação": "Ninguém quer um cigano para vizinho, ninguém lhes aluga ou vende uma casa e genericamente não têm acesso ao empréstimo bancário", diz o relatório. Daí que muitos vivam em "condições infra-humanas".

Como se já não bastasse a crescente miséria que afecta o quotidiano de grande parte da população branca, agora até vai haver uma minoria étnica a ter privilégios, de todo imerecidos, como se tivessem mais direitos em Portugal do que os legítimos donos do País.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não chega afogarem-nos em impostos e ainda vão dar o dinheiro de mão beijada aos banqueiros e aos ciganos?
Os portugueses que morram à fome, que desfaçam famílias..o que importa é a virgindade das ciganas arruaceiras..se não as educam que lhes metam um cinto de castidade, essas reproduções de lixo também não são bem-vindas...
Esta merda já farta! O país deve andar a dormir, não sei...

25 de março de 2009 às 16:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

OS pretos das Olaias que os matem a todos...era uma boa maneira de agradecerem e mostrarem-se úteis em Portugal.

25 de março de 2009 às 16:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
OS pretos das Olaias que os matem a todos...era uma boa maneira de agradecerem e mostrarem-se úteis em Portugal.

Quarta-feira, Março 25, 2009 4:53:00 PM

QUE VOLTEM PRA CASA E DEIXEM AS VAGAS AOS NATIVOS OU A IMIGRANTES DE ESTIRPE MENOS PIOR!!

26 de março de 2009 às 02:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É o triste choradilho do costume.porque é que ninguém os quer como vizinhos?Porque é que ninguém lhes aluga ou vende uma casa?Porque é que ninguém quer conversa com essa gente?Porque é que ninguém vê essa gente com bons olhos?
Pois,vão pedir as respostas a quem de direito!Que respondam a essas perguntas,se há tomates para responder.Que não venham é com a cantiga dos ratistas e xenoloros e dos Pispiminadores.

26 de março de 2009 às 11:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por engano,comentei este assunto como anónimo,mas não sou anónimo,Sou Skedsen.Peço desculpa pelo engano.Referente ao último comentário.

26 de março de 2009 às 11:06:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home