sexta-feira, novembro 28, 2008

PRESIDENTE DA GEÓRGIA RECONHECE QUE O SEU PAÍS INICIOU A GUERRA CONTRA OSSÉTIA DO SUL

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili, reconheceu esta sexta-feira, pela primeira vez publicamente, que as forças armadas georgianas deram início às acções militares na Ossétia do Sul, mas defendeu ter-se tratado de «medidas adequadas e justificadas».
«A questão não reside em saber por que é que a Geórgia começou as acções militares. Nós reconhecemos que começámos essas acções, mas teríamos outra possibilidade quando começaram a liquidar os nossos cidadãos?», perguntou o dirigente georgiano ao falar na reunião da Comissão Parlamentar de Investigação da Crise de Agosto no Cáucaso.
«Chegou ao nosso conhecimento que armamentos pesados e tropas russas estavam concentrados junto do Túnel de Rokski (que liga a Ossétia do Norte à do Sul). A parte russa violou ilegalmente a fronteira georgiana. Este facto foi depois negado pela parte russa. Na véspera da intervenção em grande escala, no dia 06 de Agosto, mataram soldados nossos da força de manutenção da paz, bombardearam aldeias georgianas e não georgianas», continuou o dirigente georgiano.
Nessas condições, justificou, «não devem perguntar se realizámos acções militares, mas se o governo de algum país democrático aceitaria o extermínio cruel da sua própria população civil».